Radiografia panorâmica é essencial em diagnósticos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Veja como o exame radiográfico pode ajudar no seu tratamento

A radiografia panorâmica é um dos processos radiográficos mais utilizados e divulgados na área odontológica. Também conhecida como raio X panorâmico ou ortopantomografia, ela permite a fácil e detalhada visualização de toda a boca.

A ausência da radiografia panorâmica causa o mau diagnóstico da arcada dentária, a falta de clareza da atual situação óssea e dificulta o planejamento odontológico, causando a extensão e prolongamento da sua duração.

A radiografia panorâmica é um raio X que permite obter imagens do maxilar superior e inferior. Tem como principal objetivo diagnosticar doenças nos dentes e nos ossos da face.

Como é feita radiografia panorâmica?

Antes do procedimento, o dentista coloca um afastador de lábios – que é uma peça de plástico -, na boca do paciente. Isso afastará os lábios dos dentes.

O rosto do paciente é corretamente colocado no equipamento do raio X panorâmico. Assim, a imagem é revelada e pronta para ser avaliada com cuidado.

Um exame prático e rápido, a técnica tem duração de menos de 5 minutos, incluindo o tempo para a revelação das imagens.

A falta da radiografia panorâmica dentária pode promover a interrupção do tratamento odontológico.

Quando devo fazer a radiografia panorâmica?

O dentista pede, cotidianamente, a realização do raio x panorâmico para diagnosticar possíveis problemas bucais no paciente e buscar o tratamento de alguma patologia.

É de extrema cautela que o paciente e o médico dentista estejam em dia com os exames para uma avaliação precisa do cenário dentário. Algumas das situações indicadas para a ortopantomografia são:

  1. Avaliação ortodôntica;
  2. Avaliação dos dentes do siso e a necessidade ou não de extração;
  3. Detecção de cáries e/ou fraturas dentárias;
  4. Avaliação do suporte ósseo periodontal;
  5. Avaliação de fraturas na mandíbula;
  6. Avaliação do suporte ósseo periodontal;
  7. Detecção de doenças, lesões e condições dos maxilares;
  8. Antes de realizar uma cirurgia buco-maxilo-facial;
  9. Como planejamento e exame pré-operatório; e
  10. Avaliação dos padrões de erupção, crescimento e desenvolvimento.

O raio X panorâmico é seguro?

O processo é bastante seguro para a saúde do paciente. Os aparelhos de raio X são mais modernos, há a proteção de aventais de chumbo e há uma quantidade muito baixa de radiação.

Os filmes utilizados são mais sensíveis e os sensores são digitais, o que também dá mais segurança à técnica.

Mulheres grávidas e pacientes com placas de metal no crânio devem informar seu dentista da sua condição para que as medidas de segurança necessárias sejam tomadas.

Lugares e preços para se fazer a radiografia panorâmica

Aos pacientes que forem indicada a radiografia panorâmica dentária, o ideal é a realização do procedimento com a recomendação de um dentista de confiança.

Clínicas dentárias, laboratórios de análises e centro de exames são os lugares recomendados por dentistas. Dependendo do local, o paciente não precisa de um agendamento anterior, ele apenas chega e pede pelo exame.

O preço médio da radiografia panorâmica pode variar de 50 reais para mais, dependendo de onde o procedimento é feito. Mas fique atento, porque existem planos de saúde que cobrem os custos do processo.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!