Radiografia panorâmica é essencial em diagnósticos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Veja como o exame radiográfico pode ajudar no seu tratamento

A radiografia panorâmica é um dos processos radiográficos mais utilizados e divulgados na área odontológica. Também conhecida como raio X panorâmico ou ortopantomografia, ela permite a fácil e detalhada visualização de toda a boca.

A ausência da radiografia panorâmica causa o mau diagnóstico da arcada dentária, a falta de clareza da atual situação óssea e dificulta o planejamento odontológico, causando a extensão e prolongamento da sua duração.

A radiografia panorâmica é um raio X que permite obter imagens do maxilar superior e inferior. Tem como principal objetivo diagnosticar doenças nos dentes e nos ossos da face.

Como é feita radiografia panorâmica?

Antes do procedimento, o dentista coloca um afastador de lábios – que é uma peça de plástico -, na boca do paciente. Isso afastará os lábios dos dentes.

O rosto do paciente é corretamente colocado no equipamento do raio X panorâmico. Assim, a imagem é revelada e pronta para ser avaliada com cuidado.

Um exame prático e rápido, a técnica tem duração de menos de 5 minutos, incluindo o tempo para a revelação das imagens.

A falta da radiografia panorâmica dentária pode promover a interrupção do tratamento odontológico.

Quando devo fazer a radiografia panorâmica?

O dentista pede, cotidianamente, a realização do raio x panorâmico para diagnosticar possíveis problemas bucais no paciente e buscar o tratamento de alguma patologia.

É de extrema cautela que o paciente e o médico dentista estejam em dia com os exames para uma avaliação precisa do cenário dentário. Algumas das situações indicadas para a ortopantomografia são:

  1. Avaliação ortodôntica;
  2. Avaliação dos dentes do siso e a necessidade ou não de extração;
  3. Detecção de cáries e/ou fraturas dentárias;
  4. Avaliação do suporte ósseo periodontal;
  5. Avaliação de fraturas na mandíbula;
  6. Avaliação do suporte ósseo periodontal;
  7. Detecção de doenças, lesões e condições dos maxilares;
  8. Antes de realizar uma cirurgia buco-maxilo-facial;
  9. Como planejamento e exame pré-operatório; e
  10. Avaliação dos padrões de erupção, crescimento e desenvolvimento.

O raio X panorâmico é seguro?

O processo é bastante seguro para a saúde do paciente. Os aparelhos de raio X são mais modernos, há a proteção de aventais de chumbo e há uma quantidade muito baixa de radiação.

Os filmes utilizados são mais sensíveis e os sensores são digitais, o que também dá mais segurança à técnica.

Mulheres grávidas e pacientes com placas de metal no crânio devem informar seu dentista da sua condição para que as medidas de segurança necessárias sejam tomadas.

Lugares e preços para se fazer a radiografia panorâmica

Aos pacientes que forem indicada a radiografia panorâmica dentária, o ideal é a realização do procedimento com a recomendação de um dentista de confiança.

Clínicas dentárias, laboratórios de análises e centro de exames são os lugares recomendados por dentistas. Dependendo do local, o paciente não precisa de um agendamento anterior, ele apenas chega e pede pelo exame.

O preço médio da radiografia panorâmica pode variar de 50 reais para mais, dependendo de onde o procedimento é feito. Mas fique atento, porque existem planos de saúde que cobrem os custos do processo.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.