Patologia bucal estuda causas e tratamentos para doenças

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Especialidade odontológica é essencial no diagnóstico de doenças bucais

Quando alguma lesão bucal nos afeta, recorremos ao dentista em busca de tratamento. E você sabia que existem profissionais que se dedicam em estudar e encontrar as causas das doenças? São odontologistas especializados em patologia bucal.

O profissional especialista em patologia bucal, além de promover o diagnóstico mais certeiro de diversas doenças, também pode cooperar com a indústria farmacêutica e auxilia no desenvolvimento de diversas áreas da odontologia.

Patologia bucal é uma especialidade da odontologia que visa o estudo biológico, análise e conhecimento das doenças que afetam e prejudicam o complexo bucomaxilofacial. Esse conjunto inclui a cavidade oral, as regiões da face e do pescoço.

Entre as doenças estudadas por essa especialidade odontológica, se destacam as infecciosas. Essas são aquelas que provocadas por vírus, bactérias ou fungos.

Além dessas, doenças neoplásticas, imunológicas e causadas por injúrias teciduais também são alvos das pesquisas e análises da área da patologia oral.

Dessa maneira, são reconhecidos os melhores tratamentos e as cirurgias indicadas para cada situação. A atuação dos patologias odontológicos é essencial para os diagnósticos.

Métodos da patologia bucal

Entre as técnicas estudadas e aprofundadas por essa especialidade, estão:

  • O estudo da histopatologia das doenças. Isso significa a análise microscópica que visa descobrir o efeito de cada doença nas células das pessoas;
  • O estudo da etiologia das doenças, ou seja, das origens e causas das determinadas doenças;
  • O estudo da patogenia das doenças, ou seja, a análise do desenvolvimento da doença e busca de seu causador;
  • O estudo da anatomia patológica das doenças, ou seja, o diagnóstico que se dá através da análise de parte do material biológico advindo dos órgãos dos pacientes;
  • O estudo da fisiopatologia das doenças, ou seja, a análise das anormalidades no funcionamento de órgãos ou outros aparelhos do organismo, causadas pela patologia;
  • O estudo das manifestações clínicas de cada doença e o estudo ambulatorial.

Especialização em patologia bucal

O profissional da odontologia que pretende entrar nessa área pode buscar por cursos de especialização, doutorado e mestrados que tenham como foco a patologia oral.

A especialização também agrega o estudo da genética molecular e da citopatologia. Citopatologia é a ciência que visa fornecer informações sobre as alterações celulares provocadas por alguma patologia.

Entre os exames odontológicos mais realizados pelos profissionais que atuam na área da patologia oral, são:

  • Exames hispatológicos em biópsias de mucosas;
  • Exames de citologia, que fornecem informações sobre a estrutura das células. Esse tipo de exame possibilita o diagnóstico de patologias com maior precisão;
  • Prognóstico para lesões pré-malignas;
  • Detecção de vírus;
  • Exames durante procedimentos cirúrgicos, como o intra-operatório por congelação. Esses exames auxiliam na tomada de decisões importantes para a equipe médica;
  • Diagnóstico molecular;
  • Análise de alterações ósseas ocasionadas pela colocação de implantes dentários.

Essa especialidade odontológica trabalha em conjunto com os médicos e cirurgiões responsáveis pelas cirurgias bucomaxilofaciais.

Assim, os patologistas, nome dado aos profissionais especializados na área de patologia bucal, ajudam a fornecer diagnóstico precisos e contribuem para o tratamento de doenças bucais e odontológicas.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.