O que é a coroa dentária? Entenda seu uso e benefícios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A coroa dentária é usada o tempo todo pelos dentistas, mas você sabe como ela funciona?

O sorriso é a marca registrada de uma pessoa. No entanto, muitas pessoas deixam de sorrir por conta de problemas com os dentes. Um desses motivos é a falta de dentes. Para esse problema, foram criadas diversas soluções, como a coroa dentária.

Existem várias razões para a falta de dentes como doenças bacterianas, má higiene, quebra ou acidente, entre outros. A coroa dentária pode ser usada em todos os casos citados. Nesse artigo, você vai entender o que é uma coroa dental, quando é usada e todos os tipos usados.

A coroa dentária é uma peça que substitui toda a coroa natural do dente ou apenas uma parte danificada dele. Em alguns casos também é colocada sobre um implante para dar um formato mais natural. Pode ser feita de ouro, ligas metálicas, acrílico, porcelana.

A diferença para o uso dos materiais é sua resistência e compatibilidade com a cor natural dos dentes do paciente. A coroa dental é colocada acima da linha da gengiva e cimentada sobre um pino ou o resto de um dente.

Quando a coroa dentária é utilizada?

O uso das coroas dentárias não é limitada a perda total de um ou mais dentes. Elas podem ser indicadas, inclusive, como recurso totalmente estético. Aqui está uma lista das principais situações onde a coroa é uma boa solução:

  • A coroa dental pode substituir uma grande restauração, principalmente quando não há muita estrutura natural do dente para ser usada;
  • Dentes enfraquecidos por fraturas podem ser protegidos pelo uso das coroas;
  • Como já citado, a coroa pode ser usada junto com um implante por questões de estética ou para dar um formato mais natural a mordida;
  • Dentes descoloridos ou deformados podem ser cobertos por uma coroa dental, melhorando sua estética;
  • Após um tratamento de canal, a coroa dentária também pode ser usada para cobrir o dente.

Quais as diferenças entre as coroas dentárias?

O que difere as coroas entre si são os materiais utilizados. O dentista oferece ao paciente as opções que mais se encaixam para o caso.

É levado em consideração, a posição do dente, o tipo de mordida do paciente, a harmonia das cores no sorriso, entre outros fatores. Os materiais disponíveis são:

  • Ouro: as coroas não são feitas com 100% de ouro. Há uma mistura de cobre e outros metais. Esse tipo é famoso por se destacar no sorriso e pelo material ser muito resistente. As desvantagens são o custo e a coloração nada discreta.
  • Ligas de metal: são feitas de metais que não são nobres, mas possuem extrema resistência à corrosão. Não causa problemas com os dentes opostos e possui boa aceitação. A cor do material é a maior desvantagem.
  • Metalocerâmicas: essas coroas misturam metal e cerâmica (ou porcelana). A fusão é feita para que a coroa seja mais reforçada, unindo as vantagens de ambos os materiais – a resistência do metal com a aparência da porcelana. Sua aplicação depende de uma retirada moderada da parte sadia do dente e, por isso, não é recomendada em todos os casos.
  • Cerâmica (ou porcelana): o material é o que mais se adapta a cor natural dos dentes, trazendo harmonia ao sorriso. É resistente, mas não é aconselhado para pacientes com mordidas fortes, com hábito de ranger os dentes ou bruxismo. Sua aplicação também depende da retirada de uma parte sadia do dente.

Sabendo dessas informações, você pode conversar com seu dentista para escolher o material com melhor custo x benefício. Não esqueça que a coroa dentária pode afetar a estética do seu sorriso!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.