PACIENTES

Prótese sobre implante dá mais confiança ao usuário

Prótese sobre implante dá mais confiança ao usuário

Saiba tudo sobre esse moderno tratamento odontológico

Para eliminar a necessidade do paciente utilizar as antigas próteses flutuantes ou dentaduras, a odontologia se modernizou, desenvolvendo a prótese sobre implante.

Quem utiliza uma prótese removível sabe que não há segurança total na hora de morder alguns alimentos. E para obter essa confiança, o paciente pode recorrer a prótese sobre implante.

A prótese sobre implante é  um componente protético que é parafusado ou cimentada sobre um implante bucal. Ela pode ser colocada tanto na mandíbula quanto no maxilar, atuando sobre um ou mais dentes.

Métodos de fixação de próteses sobre implantes

Esse tipo de prótese dentária é classificado de acordo com o modo que são fixadas na boca do paciente. O método a ser utilizado é escolhido criteriosamente pelo dentista, de acordo com cada caso:

Próteses parafusadas

Esse modelo é fixado aos implantes através de parafusos que só podem ser removidos no consultório odontológico.

O procedimento deve ser realizado por um cirurgião dentista especializado na área, normalmente durante as consultas de rotina para manutenção.

Elas geralmente são utilizadas em caso de próteses fixas com dois ou mais elementos.

A contra indicação se dá quando o local de entrada dos parafusos de fixação da prótese está em regiões aparentes e que possam comprometer a estética bucal do paciente.

Próteses cimentadas

As próteses cimentadas são similares às utilizadas em dentes naturais e se fixam aos implantes por meio de cimentos odontológicos.

Nessa situação, a fixação pode ser considerada permanente e a estrutura só deve ser removida em casos extremamente especiais.

A prótese cimentada normalmente é utilizada em casos de implantes unitários ou múltiplos.

Prótese tipo protocolo

Só quem usa uma dentadura inferior sabe o quanto é difícil a mesma se fixar e permanecer imóvel.

Ainda mais quando o paciente já perdeu os dentes há anos, quando o rebordo está bem fino e com pouca altura impossibilitando a estabilidade de uma prótese tipo dentadura.

As próteses sobre implantes tipo protocolo geralmente são muito bem indicadas para a arcada inferior, pois as dentaduras convencionais tendem a ser mais instáveis na mandíbula.

Geralmente a mandíbula tem um osso mais compacto possibilitando a instalação dos implantes e da prótese com carga imediata ou seja imediatamente ou até 48 após a cirurgia. Sem que o paciente precise ficar sem dentes.

Ela também pode ser feita na arcada superior, é perfeitamente possível conceber uma prótese sobre implantes para ambas as arcadas.

Quanto tempo duram esses implantes e como é a higienização?

As coroas de porcelana sobre implante possuem uma duração excelente. Isso pois são extremamente resistentes a mastigação e ao desgaste.

Como em toda prótese, é necessário realizar uma manutenção de 6 em 6 meses onde o dentista pode realizar uma limpeza e as condições da estrutura protética, que se for bem cuidada pode durar muitos anos.

Depois de instalada a prótese sobre implante, é necessário manter vários cuidados de higiene bucal, evitando possíveis problemas na gengiva.

O dentista irá aconselhar sobre o melhor tipo de escova dental. Além disso, ele deve explicar como realizar a higienização correta dos novos dentes.

Muitas vezes, é necessário reforçar a limpeza com um enxaguante de ação bactericida para evitar acúmulo de placa em sua prótese sobre implante.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também