Prótese sobre implante dá mais confiança ao usuário

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba tudo sobre esse moderno tratamento odontológico

Para eliminar a necessidade do paciente utilizar as antigas próteses flutuantes ou dentaduras, a odontologia se modernizou, desenvolvendo a prótese sobre implante.

Quem utiliza uma prótese removível sabe que não há segurança total na hora de morder alguns alimentos. E para obter essa confiança, o paciente pode recorrer a prótese sobre implante.

A prótese sobre implante é  um componente protético que é parafusado ou cimentada sobre um implante bucal. Ela pode ser colocada tanto na mandíbula quanto no maxilar, atuando sobre um ou mais dentes.

Métodos de fixação de próteses sobre implantes

Esse tipo de prótese dentária é classificado de acordo com o modo que são fixadas na boca do paciente. O método a ser utilizado é escolhido criteriosamente pelo dentista, de acordo com cada caso:

Próteses parafusadas

Esse modelo é fixado aos implantes através de parafusos que só podem ser removidos no consultório odontológico.

O procedimento deve ser realizado por um cirurgião dentista especializado na área, normalmente durante as consultas de rotina para manutenção.

Elas geralmente são utilizadas em caso de próteses fixas com dois ou mais elementos.

A contra indicação se dá quando o local de entrada dos parafusos de fixação da prótese está em regiões aparentes e que possam comprometer a estética bucal do paciente.

Próteses cimentadas

As próteses cimentadas são similares às utilizadas em dentes naturais e se fixam aos implantes por meio de cimentos odontológicos.

Nessa situação, a fixação pode ser considerada permanente e a estrutura só deve ser removida em casos extremamente especiais.

A prótese cimentada normalmente é utilizada em casos de implantes unitários ou múltiplos.

Prótese tipo protocolo

Só quem usa uma dentadura inferior sabe o quanto é difícil a mesma se fixar e permanecer imóvel.

Ainda mais quando o paciente já perdeu os dentes há anos, quando o rebordo está bem fino e com pouca altura impossibilitando a estabilidade de uma prótese tipo dentadura.

As próteses sobre implantes tipo protocolo geralmente são muito bem indicadas para a arcada inferior, pois as dentaduras convencionais tendem a ser mais instáveis na mandíbula.

Geralmente a mandíbula tem um osso mais compacto possibilitando a instalação dos implantes e da prótese com carga imediata ou seja imediatamente ou até 48 após a cirurgia. Sem que o paciente precise ficar sem dentes.

Ela também pode ser feita na arcada superior, é perfeitamente possível conceber uma prótese sobre implantes para ambas as arcadas.

Quanto tempo duram esses implantes e como é a higienização?

As coroas de porcelana sobre implante possuem uma duração excelente. Isso pois são extremamente resistentes a mastigação e ao desgaste.

Como em toda prótese, é necessário realizar uma manutenção de 6 em 6 meses onde o dentista pode realizar uma limpeza e as condições da estrutura protética, que se for bem cuidada pode durar muitos anos.

Depois de instalada a prótese sobre implante, é necessário manter vários cuidados de higiene bucal, evitando possíveis problemas na gengiva.

O dentista irá aconselhar sobre o melhor tipo de escova dental. Além disso, ele deve explicar como realizar a higienização correta dos novos dentes.

Muitas vezes, é necessário reforçar a limpeza com um enxaguante de ação bactericida para evitar acúmulo de placa em sua prótese sobre implante.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.