Importância da biossegurança na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como manter seu consultório limpo e seguro

Manter a higiene e cuidados no consultório é obrigação de todo profissional. Sem a biossegurança na odontologia, o dentista coloca a si mesmo e seus pacientes em risco.

Por isso, nós vamos conversar sobre biossegurança na odontologia. O que é? Quais são os principais cuidados? Qual a melhor forma de manter meu trabalho seguro?

A biossegurança na odontologia é o nome geral dado a todos os procedimentos de segurança e higiene. O objetivo é manter o dentista, sua equipe e os pacientes protegidos de acidentes ou contágios. Todos esses procedimentos são pré-estabelecidos por regras e normas oficiais.

Quais são esses procedimentos?

A biossegurança em odontologia é ampla e algumas especialidades possuem regras e normas específicas. Aqui, nós vamos abordar as normas básicas e mais abrangentes.

Se você é especializado em alguma área ou trabalha fora do consultório (postos de saúde, hospitais, etc) pesquise sobre suas normas específicas! Lembre-se: é sua saúde, a saúde da sua equipe e pacientes!

As medidas básicas são:

Vacinação

É essencial que o dentista e toda sua equipe estejam com suas vacinas em dia. As vacinas são a melhor barreira contra doenças e são extremamente eficazes.

EPI’S – Equipamentos de Proteção Individual

Esses equipamentos fazem parte do famoso “kit básico” de todo dentista. Sem eles, um dentista não pode fazer qualquer procedimento.

São eles: o jaleco, a máscara, o óculos de proteção, o gorro e as luvas de procedimento.

Assepsia

São todas as medidas que você deve tomar para evitar que um local seja contaminado. Alguns exemplos são:

  • Lavar as mãos frequentemente;
  • Descartar as luvas e outros materiais em local adequado;
  • Desinfecção e a esterilização dos materiais.

Anti-sepsia

São todas as medidas tomadas para esterilizar uma área já infectada. São usados substâncias químicas específicas para eliminar os germes.

Limpeza

É a principal medida que você deve tomar em seu local de trabalho. Todo o local, assim como os materiais e suas vestimentas, deve estar limpo.

A limpeza é importante antes dos procedimentos de anti-sepsia, pois diminui os microrganismos das superfícies.

Os riscos em um consultório

Cada paciente que entrar em seu consultório pode carregar em si diversas doenças transmissíveis. Não é algo que você possa prever ou sequer desconfiar, porque muitas patologia não apresentam sinais visíveis.

Essas doenças podem, inclusive, não ser referentes a odontologia.

É por isso que a biossegurança é tão importante. Se você e seu consultório estiverem bem protegidos, essas doenças não se tornam mais um risco. Esse fator também deixa de ser periogoso para os seus pacientes.

Biossegurança é o melhor caminho

Não deixe que a preguiça, descuido ou desconhecimento coloque sua saúde e as dos demais em risco.
Invista em materiais de limpeza, esterilização e desinfecção.

É importante também auxiliar e investir na formação dos seus funcionários: auxiliares e secretários. Eles também precisem seguir todas as regras da biossegurança.

Torne esses cuidados parte da sua rotina!

Esses são os principais cuidados indicados pela biossegurança na odontologia. Espero que você tenha anotado todas as dicas e comece a aplicá-las já!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!