Existe concurso público para dentista? Conheça seus benefícios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Sim, existe concurso público para cirurgião-dentista: e em mais campos do que você imagina!

Quando pensamos em  oportunidades de emprego para cirurgião-dentista, o primeiro pensamento é sobre os consultórios odontológicos. No entanto, há muitas opções no mercado. Um exemplo é o concurso público para dentista!

Neste artigo, você confere como funciona o concurso público para dentistas e em quais áreas o profissional pode atuar.

O concurso público para dentistas é um processo seletivo realizado por instituições governamentais ou empresas estatais. O objetivo dessa avaliação é ter certeza de que os candidatos estão aptos para assumir o cargo.

Os processos costumam ser preparados por empresas especializadas. Mesmo assim, toda seleção é controlada pela área de recursos humanos da empresa ou instituição.

Os concursos públicos permitem que todo cidadão brasileiro possa ingressar de forma justa nos meios governamentais. Isso evita, por exemplo, que políticos preencham os cargos com parentes e amigos, ação que é inconstitucional.

Como funcionam os processos seletivos?

No Brasil, é necessário que haja concursos inclusive para vagas temporárias nas instituições governamentais. Por isso, sempre há abertura de concursos, principalmente nas prefeituras.

O processo pode ser realizado em duas etapas ou apenas uma. Independente da quantidade de etapas, sempre será preciso realizar uma prova.

Os concursos para odontologia, por exemplo, costumam envolver apenas uma prova. Além disso, só pode prestar o exame profissionais formados na área.

Concurso de odontologia

Os cirurgiões-dentistas tem muita oportunidade nos concursos públicos. Isso porque, pelas exigências do Ministério da Saúde, toda cidade deve ter um dentista para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Entretanto, apesar das prefeituras serem as maiores oportunidades em todo país, outros órgãos também oferecem oportunidades. Reunimos aqui algumas dessas instituições, confira:

  • Tribunais;
  • Órgãos hospitalares;
  • Forças Armadas.

Como é trabalhar como concursado?

O concurso público para dentista oferece estabilidade e é uma ótima opção para quem acabou de sair da faculdade, já que é uma forma de garantir a renda e ganhar experiência.

Cada concurso tem suas peculiaridades. Na odontologia, a carga horário de trabalho costuma variar de 20 a 40 horas semanais. E a remuneração também se altera, mas os salários são a partir de R$ 3.000 nas prefeituras, por exemplo.

Para quem quer ter continuidade no cargo, recomendamos que os cirurgiões-dentistas procurem concursos que ofereçam cargos fixos. Já os dentistas que procuram algo temporário para aumentar ou complementar a renda, indicamos os concursos com vagas temporárias.

Os concursos para dentistas são difíceis?

O concurso público no Brasil é conhecido pelas provas difíceis e alto nível de concorrência. Porém, na odontologia, encontramos alguns concursos com menor competitividade.

Os processos seletivos das prefeituras costumam acontecer com maior frequência e, em algumas cidades, a concorrência é bem menor. Já os concursos anuais, como os das Forças Armadas, têm maior concorrência e exigência.

Mesmo que a relação de candidatos por vaga seja pequena, é importante ressaltar que a pessoa deve estar preparada e ter estudado o conteúdo divulgado no edital do concurso público para dentista. Pesquise bastante e veja a vaga que mais se adéqua ao seu perfil. Boa prova!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.