Densidade óssea pode influenciar em nossa saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda quais são os perigos da baixa densidade óssea para a nossa saúde bucal

Você já ouviu falar sobre a osteoporose? A doença é extremamente perigosa, deixando nossos ossos e, consequentemente, o nosso corpo mais frágeis e sujeitos a lesões. Muitas vezes, para diagnosticar a anomalia é necessário um exame de densidade óssea.

Assim, é possível dizer que a densidade óssea serve para estimar a resistência óssea dos pacientes. Em resumo, ela pode demonstrar como os ossos irão reagir a traumas comuns que ocorrem em nosso cotidiano. Mas vamos conferir uma definição mais detalhada deste conceito.

Densidade óssea é a quantidade de cálcio presente em uma determinada extensão do osso do paciente. Essa definição também é conhecida como grau de mineralização.

Entretanto, sempre é bom ressaltar que essa não é a única variável que define a rigidez do osso. Em muitos casos ele pode estar bem mineralizado e ainda assim possuir uma qualidade ruim e fraturar com pequenos impactos.

Porém, o cálculo da densidade óssea continua sendo um dos mais importantes e mais utilizados procedimentos utilizados para a verificação da qualidade óssea.

Como a densidade óssea é calculada?

A densitometria óssea é o exame de mede a densidade óssea e confere, por exemplo, o diagnóstico de osteoporose e osteopenia, quando esta está abaixo de um determinado nível.

A técnica pode identificar a redução da massa óssea de maneira extremamente precoce e precisa. O procedimento geralmente é feito através de um aparelho chamado de DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry).

Trata-se de um aparelho sofisticado e que apresenta duas vantagens importantes: é extremamente veloz e produz uma baixa exposição à radiação.

Pode ser até dez vezes menor que a exposição gerada por uma radiografia normal de tórax, por exemplo.

A densitometria óssea dura em média cinco minutos, é indolor e fundamental para a medição da densidade mineral óssea dos pacientes.

Osteoporose e Saúde bucal

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a doença em si não ocasiona riscos para a saúde da boca.

Contudo, os efeitos da diminuição da densidade óssea mandibular e alveolar podem trazer consequências aos nossos dentes.

Assim, a fragilidade dos ossos compromete a estabilidade dos dentes e eles podem se soltar. Outra consequência ruim da degradação dos ossos é a retração gengival.

Retração gengival é uma doença que afeta o tecido epitelial e acarreta a diminuição da quantidade de gengiva que cobre o nosso dente. Seu surgimento também pode estar relacionado com uma higienização bucal inadequada.

Ainda, a diminuição da densidade óssea alveolar pode agravar doenças periodontais, como a periodontite.

A periodontite é uma doença incurável, que aparece como evolução de uma gengivite que não recebeu o tratamento adequado.

Essa doença bucal causada por infecção compromete os tecidos que dão suporte ao dente. Por isso, a periodontite é recorrentemente relacionada à perda de dentes.

Como consequência dessa doença, a colocação de uma prótese ou implante dentário também podem ser seriamente prejudicadas.

Assim, pacientes com baixa densidade óssea devem recorrer a tratamentos específicos para evitar complicações bucais e também em outras regiões do corpo.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!