A osteoporose e seus efeitos para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A osteoporose agrava certas doenças da saúde bucal

Com o avanço da idade, é comum que o nosso corpo se modifique e nossa saúde fique fragilizada. A osteoporose é uma doença conhecida por ser uma das grandes dificuldades da terceira idade.

Existem algumas doenças que, apesar de parecerem inofensivas para nosso sorriso, causam grandes estragos. A osteoporose é um exemplo delas.

Osteoporose é uma doença que, na maioria das vezes, afeta pessoas do sexo feminino e da terceira idade. Ela atinge os ossos, consistindo na diminuição de sua densidade. Além disso, essa doença acarreta uma série de riscos para a saúde bucal.

Riscos da osteoporose para a saúde bucal

A doença em si não ocasiona riscos para a saúde da boca. Contudo, os efeitos da diminuição da densidade óssea também afetam o osso alveolar e maxilar.

Desse modo, a fragilidade dos ossos compromete a estabilidade dos dentes e eles podem se soltar. Outra consequência ruim da degradação dos ossos é a retração gengival.

Retração gengival é uma doença que afeta o tecido epitelial e acarreta a diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente.

Seu surgimento pode estar relacionado com uma higienização bucal inadequada. Ainda, o enfraquecimento do osso alveolar agrava doenças periodontais, como a periodontite.

A periodontite é uma doença incurável, que aparece como evolução de uma gengivite que não recebeu o tratamento adequado.

Essa doença bucal causada por infecção compromete os tecidos que dão suporte ao dente. Por isso, a periodontite é recorrentemente relacionada com a perda de dentes.

Como consequência dessa doença, a colocação de implantes e próteses também é prejudicada.

Diagnóstico

A relação entre osteoporose e saúde bucal permite que a suspeita inicial da doença aconteça ainda no consultório do dentista.

Por isso, é importante que as visitas aconteçam periodicamente.

Desse modo, o profissional pode analisar os prejuízos ósseos através do exame radiográfico e, então, encaminhar o paciente para outras especialidades da medicina que tratem do problema.

Tratamentos da osteoporose

A cura da osteoporose é de difícil alcance. Assim, os tratamentos possíveis visam evitar o agravamento da situação e lesões que possam surgir devido a fragilidade dos ossos, incluindo o uso de medicamentos.

Em se falando de saúde bucal, é possível realizar a reposição de cálcio com o objetivo de fortalecer o osso alveolar e facilitar a colocação de próteses dentárias ou implantes odontológicos.

Em casos mais graves, pode-se realizar o procedimento cirúrgico de enxerto ósseo.

Prevenção da osteoporose

O melhor modo de evitar o desenvolvimento dessa doença de cura difícil é a prevenção.

Manter hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos e eliminar o uso de cigarros, além da ingestão exagerada de bebidas como café e álcool são algumas boas dicas.

Ainda, é muito importante manter a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte e queijos, e vitamina D.

Para a saúde bucal, é importante ressaltar que várias das doenças bucais agravadas pela doença estão diretamente relacionadas com a falta de uma higiene bucal adequada.

Desse modo, é essencial escovar os dentes três vezes ao dia, utilizando uma escova de cerdas macias e auxiliar a limpeza bucal com o uso de fio dental para remover restos de comida e enxaguante bucal.

Essas medidas fazem com que os efeitos negativos provocados pela osteoporose sejam diminuídos.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.