A osteoporose e seus efeitos para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A osteoporose agrava certas doenças da saúde bucal

Com o avanço da idade, é comum que o nosso corpo se modifique e nossa saúde fique fragilizada. A osteoporose é uma doença conhecida por ser uma das grandes dificuldades da terceira idade.

Existem algumas doenças que, apesar de parecerem inofensivas para nosso sorriso, causam grandes estragos. A osteoporose é um exemplo delas.

Osteoporose é uma doença que, na maioria das vezes, afeta pessoas do sexo feminino e da terceira idade. Ela atinge os ossos, consistindo na diminuição de sua densidade. Além disso, essa doença acarreta uma série de riscos para a saúde bucal.

Riscos da osteoporose para a saúde bucal

A doença em si não ocasiona riscos para a saúde da boca. Contudo, os efeitos da diminuição da densidade óssea também afetam o osso alveolar e maxilar.

Desse modo, a fragilidade dos ossos compromete a estabilidade dos dentes e eles podem se soltar. Outra consequência ruim da degradação dos ossos é a retração gengival.

Retração gengival é uma doença que afeta o tecido epitelial e acarreta a diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente.

Seu surgimento pode estar relacionado com uma higienização bucal inadequada. Ainda, o enfraquecimento do osso alveolar agrava doenças periodontais, como a periodontite.

A periodontite é uma doença incurável, que aparece como evolução de uma gengivite que não recebeu o tratamento adequado.

Essa doença bucal causada por infecção compromete os tecidos que dão suporte ao dente. Por isso, a periodontite é recorrentemente relacionada com a perda de dentes.

Como consequência dessa doença, a colocação de implantes e próteses também é prejudicada.

Diagnóstico

A relação entre osteoporose e saúde bucal permite que a suspeita inicial da doença aconteça ainda no consultório do dentista.

Por isso, é importante que as visitas aconteçam periodicamente.

Desse modo, o profissional pode analisar os prejuízos ósseos através do exame radiográfico e, então, encaminhar o paciente para outras especialidades da medicina que tratem do problema.

Tratamentos da osteoporose

A cura da osteoporose é de difícil alcance. Assim, os tratamentos possíveis visam evitar o agravamento da situação e lesões que possam surgir devido a fragilidade dos ossos, incluindo o uso de medicamentos.

Em se falando de saúde bucal, é possível realizar a reposição de cálcio com o objetivo de fortalecer o osso alveolar e facilitar a colocação de próteses dentárias ou implantes odontológicos.

Em casos mais graves, pode-se realizar o procedimento cirúrgico de enxerto ósseo.

Prevenção da osteoporose

O melhor modo de evitar o desenvolvimento dessa doença de cura difícil é a prevenção.

Manter hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos e eliminar o uso de cigarros, além da ingestão exagerada de bebidas como café e álcool são algumas boas dicas.

Ainda, é muito importante manter a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte e queijos, e vitamina D.

Para a saúde bucal, é importante ressaltar que várias das doenças bucais agravadas pela doença estão diretamente relacionadas com a falta de uma higiene bucal adequada.

Desse modo, é essencial escovar os dentes três vezes ao dia, utilizando uma escova de cerdas macias e auxiliar a limpeza bucal com o uso de fio dental para remover restos de comida e enxaguante bucal.

Essas medidas fazem com que os efeitos negativos provocados pela osteoporose sejam diminuídos.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.