Cores de aparelho ortodôntico e suas combinações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A cor da borrachinha não interfere no tratamento, mas pode influenciar na estética do sorriso

Quem já usou, sabe que muitas vezes a escolha das cores de aparelho não é uma tarefa muito simples. É normal se perguntar: será que vai desbotar? Será que meu dentar vai ficar amarelo? Essa cor combina comigo?

Com tantas opções de cores de aparelho, esse momento pode se tornar divertido como escolher uma roupa para sair. Por isso, trouxemos algumas inspirações neste artigo para facilitar sua decisão!

Mas antes de segui, precisamos saber que a função da tão conhecida borrachinha é prender o fio do aparelho diretamente ao braquete. E na realidade, as cores de aparelho são apenas um detalhe.

E aí, gostou desse tema? Então veja quais os principais tópicos e acompanhe nosso texto até o fim!

  1. Opções de Cores de Aparelho
  2. Como Escolher a Cor do Aparelho?
  3. Cores de Aparelho de Acordo Com a Personalidade
  4. Datas Especiais e as Cores de Aparelho
  5. Posso Trocar a Borrachinha de Aparelho em Casa?
  6. Minhas Borrachinhas Perderam Cor, e Agora?
  7. Higiene e Cuidados com o Aparelho
  8. Conhecendo Mais Sobre os Aparelhos Ortodônticos
  9. Perguntas e Repostas Sobre Cores de Aparelho

Opções de Cores de Aparelho

O melhor a se fazer para saber quais cores de borrachinha de aparelho estão disponíveis, é perguntar ao dentista. Há uma gama enorme de cores a serem escolhidas.  Claras, escuras, suaves ou chamativas!

Consulte uma tabela de cores de aparelho disponibilizada pelo seu dentista. Assim, você consegue escolher a que mais combina com você.

Como Escolher a Cor do Aparelho?

Opções de Cores de Aparelho

A cor da borrachinha que envolve o braquete e que será escolhida vai depender do gosto de cada paciente, mas algumas dicas podem ajudar a deixar o sorriso mais bonito:

  • Cores claras – transparente, branca, amarela e tons claros, ficam mais bonitas em dentes bem brancos, pois elas evidenciam o amarelo dos dentes. Tendem a sujar com mais facilidade, principalmente com a ingestão de líquidos e alimentos escuros;
  • Cores escuras – roxo, preto ou verde escuro. Por serem cores mais clássicas, são mais fáceis de combinar com roupas e acessórios. Dão impressão de dentes mais claros por contrastarem com o branco; e
  • Combinações – mais comuns nas crianças, com personalidade forte e divertida, ficando com um sorriso colorido que chama bastante atenção.

Dica: procure usar cores de aparelho que não desbotam.

Existem alguns simuladores online e até através de aplicativo que permitem combinar as cores de aparelho dental, selecionando apenas alguns braquetes, todos, ou misturando as cores.

É uma boa opção para ter uma ideia de como ficará!

Cores de Aparelho de Acordo Com a Personalidade

Cores de Aparelho de Acordo Com a Personalidade

Se tiver um guarda-roupa mais colorido, é interessante optar por cores mais neutras e simples, evitando uma poluição visual.

Caso suas roupas sejam mais básicas, escolher cores vibrantes e chamativas podem ser um diferencial e trazer uma novidade para o visual.

É importante levar em conta também seu ambiente de trabalho. Alguns exigem trajes mais formais e outros são mais descontraídos. Lembre-se de adequar suas cores do aparelho ortodôntico a estes fatores.

Datas Especiais e as Cores de Aparelho

Datas Especiais e as Cores de Aparelho

Há várias opções divertidas na hora da escolha das cores de aparelho de dente em datas ou eventos importantes. Algumas ideias são:

  1. Usar laranja e roxo em outubro, mês de Halloween;
  2. Vermelho no Natal, ou até mesmo vermelho e verde;
  3. Dourado, prata ou branca no Ano Novo;
  4. Uma combinação de cores como o verde e amarelo em época de Copa do Mundo; e
  5. Cores do seu time de futebol.

Se divirta na hora de escolher as cores de aparelho dental! Para isso, pesquise sobre a história das datas e veja se alguma cor ficou marcada na época.

Que tal usar a cor de campanhas importantes como o Outubro Rosa e o Setembro Amarelo? Basta usar a criatividade (e a pesquisa na internet)!

Posso Trocar a Borrachinha de Aparelho em Casa?

Posso Trocar a Borrachinha de Aparelho em Casa?

Além de atribuir um visual divertido ao seu sorriso, a ligadura elástica, popularmente chamada de borrachinha de aparelho, tem a função de fixar o fio do aparelho ortodôntico direto ao braquete.

Assim, elas auxiliam na pressão que o braquete exerce sobre o dente e na movimentação do aparelho, conforme a necessidade ortodôntica.

Cada braquete exige uma borrachinha individual, e de acordo com sua preferência, é possível obter diversas cores de borrachinha de aparelho.

O recomendado é que o paciente realize a troca da borrachinha do dente pelo menos 1 vez por mês durante a manutenção ortodôntica.

Por fazer parte do tratamento odontológico, só o ortodontista está autorizado a colocar ou remover a borrachinha do aparelho. Por isso, você não deve trocar a borrachinha de aparelho em casa.

Então, se colocada ou retirada de maneira inadequada, fará o tensionamento errado da arcada. Assim, pode ocasionar prolongamento do tratamento.

Em casos muito extremos pode haver até mesmo a perda de dentes. Uma vez que o paciente sabe a função da borrachinha, ele entende a importância dela para o tratamento ortodôntico.

Por isso, somente o profissional pode adquirir e manusear as borrachinhas ortodônticas, garantindo a procedência, qualidade e, consequentemente, a eficácia do tratamento ortodôntico.

Caso contrário, pode haver sérias complicações, por exemplo:

  • Mordida cruzada;
  • Aumento no tempo de tratamento;
  • Problemas na articulação temporomandibular; e
  • Perda de dentes.

Minhas Borrachinhas Perderam Cor, e Agora?

Minhas Borrachinhas Perderam Cor, e Agora?

A grande verdade é que é extremamente comum que as borrachinhas do aparelho percam sua corte no desenrolar do tratamento ortodôntico.

O motivo para isso é que elas são feitas de látex e tingidas artificialmente. Além disso, como são trocadas em curtos períodos, podem ser consideradas descartáveis.

Alguns hábitos alimentares ainda podem influenciar no processo de descoloração ou troca de cor das peças. A mudança é mais visível ainda quando a borrachinha e de uma cor clara.

Portanto, não é nenhuma anormalidade que a borrachinha perca sua cor.  O único problema acaba sendo a questão estética, que pode gerar desconforto ao paciente.

Entretanto, isso não chega a ser o maior empecilho do mundo, já que para resolvê-lo basta que o dentista encarregado troque esta parte do aparelho de seu paciente.

Entre os principais motivos que ocasionam o desbotamento, podemos citar:

  1. Bebidas com cores fortes;
  2. Cigarro;
  3. Contato com a própria saliva do paciente; e
  4. Alimentos com corantes.

Dessa maneira, devemos dizer que o desbotamento está diretamente relacionado aos hábitos do paciente e não possui ligação com a eficácia do tratamento.

Por isso, visite o dentista caso sua borrachinha perca a coloração e pergunte o que pode ser feito.

Qual Cor de Borrachinha Desbota Menos?

Não podemos dizer especificamente qual cor de borrachinhas de aparelho desbotam menos. Porém, podemos dizer quais delas desbotam com mais facilidade, sendo elas:

  • Borrachas com coloração branca ou muito clara;
  • Borrachas transparentes; e
  • Borrachas coloridas, mas com cor bastante fraca, quase transparente.

Com base nessas informações, é possível compreender que cores mais escuras tendem a durar mais, parecendo até mesmo intactas depois de um extenso período de uso. São elas:

  • Preto;
  • Roxo escuro;
  • Azul escuro;
  • Verde escuro e cristal; e
  • Vermelho escuro.

Higiene e Cuidados com o Aparelho

Higiene e Cuidados no Tratamento Ortodôntico

Nesse quesito, principalmente quando se trata de crianças, as cores do aparelho podem ser de grande ajuda, pois as incentiva a manter a cor viva e limpa.

Porém, é importante lembrar que não é permitido retirar ou colocar borrachinhas sem a ajuda de um dentista, assim como fazer uso de elásticos que não sejam específicos para uso odontológico.

Fazer uso de materiais que não são recomendados pelos dentistas e testados adequadamente pode gerar sérias infecções dentárias.

A troca das borrachinhas ocorre normalmente dentro de um período de 30 dias. Por isso, a escolha das cores de aparelho dentário não deve ser um estresse, e sim um momento divertido de mudança.

Para compreender como realizar a higiene oral com a borrachinha, o ideal é que você entenda como deve escovar os dentes utilizando o aparelho dental.

Assim, nós da Simpatio elaboramos um passo a passo para facilitar a sua vida.

Basta você seguir essas dicas e seu sorriso ficará impecável:

Escolha a Escova Correta

O primeiro passo para escovar os dentes com aparelho é escolher a escova de dentes mais adequada. Nesses casos, a opção mais indicada é a escova ortodôntica.

A escova para aparelho conta com um formato diferente das tradicionais. Ela possui uma canaleta central adaptada aos braquetes que auxilia na higiene.

Além disso, o formato em “V” de suas cerdas possibilita uma limpeza mais completa das áreas laterais dos dentes e do aparelho ortodôntico. Outra opção é o uso de escovas interdentais.

Esse tipo de escova é eficaz na limpeza entre os braquetes do aparelho. Desse modo, a escova interdental deve ser utilizada de cabeça inclinada, de forma com que as cerdas caibam entre os metais do aparelho.

Escolhida a escova dental mais adequada, é hora de retirar qualquer parte removível do aparelho ortodôntico.

Escove os Dentes

Uma boa maneira de garantir a saúde bucal durante a escovação é começar limpando o aparelho. Para isso, use a escova para esfregar em ângulo de 45 graus, focando em limpar a área ao redor dos arames.

Escove a parte superior do arame. Posteriormente, foque na parte inferior. Depois de limpar o aparelho, chega o momento de escovar os dentes de fato.

Ainda em um ângulo de 45 graus, passe a escova pelos elementos da arcada dentária em movimentos circulares e constantes.

Ainda, outras dicas são extremamente úteis na hora de escovar os dentes usando aparelho ortodôntico:

  • Escove cada dente individualmente;
  • Não se esqueça de limpar as superfícies internas dos dentes; e
  • Utilize pouco creme dental. Isso porque uma pequena quantidade possibilita uma maior fricção entre o dente e a escova, potencializando a limpeza.

Limpe a Língua

Para limpar a língua, você pode usar alguns instrumentos muito eficazes.

O raspador de língua, por exemplo, é uma ferramenta de higiene bucal. Ele serve para retirar a crosta branca (saburra lingual) que se forma na língua quando não limpamos ela de forma adequada.

Curiosidade: a saburra lingual é a secreção branca ou amarela que fica localizada no dorso da língua, bem nas papilas gustativas.

O uso do raspador de língua é realizado a partir das seguintes etapas:

  1. Utilize o raspador após a escovação. Dessa forma, ao passar o raspador após escovar os dentes, você garante que nenhuma sujeira fique acumulada na língua;
  2. Além disso, lembre-se de realizar movimentos como se você estivesse varrendo a língua. Mas, lembre-se: o movimento deve ser realizado sempre de trás para frente; e
  3. Ainda, você pode usar sprays específicos caso o seu dentista recomende. Isso porque esses sprays ajudam na hora da limpeza bucal. No entanto, eles devem estar acompanhados do raspador para garantirem a eficiência.

Além do raspador, os profissionais da área da odontologia também indicam outra ferramenta bastante semelhante: o limpador de língua. O uso do limpador é realizado da mesma forma que o raspador de língua.

A diferença dos dois instrumentos é que o limpador tem cerdas na ponta.

Use Fio Dental

Usar fio dental é crucial na limpeza oral de quem faz tratamentos ortodônticos. É importante ressaltar que os fios dentais com cera são os mais indicados para o uso.

Eles apresentam menos riscos de danos às peças metálicas do aparelho. Dessa maneira, para utilizar o fio dental, siga os seguintes passos:

  • Com cuidado, passe o fio dental por trás do fio metálico;
  • Pressione o fio dental para que ele fique entre os dentes;
  • Faça movimentos para cima e para baixo com o fio dental;
  • Retire o fio puxando por uma das pontas; e
  • Repita o processo em todos os espaços entre os dentes.

Passe o fio dental após cada refeição. O uso de um passa fio pode ajudar no procedimento.

Use Enxaguante Bucal

Fazer bochecho com enxaguante bucal por 30 segundos é uma boa maneira de finalizar a escovação. Você pode utilizar enxaguantes antissépticos ou a base de fluoreto.

Os enxaguantes mais utilizados pelos pacientes são:

  • Enxaguante bucal com álcool;
  • Enxaguantes sem álcool;
  • Enxaguante bucal com flúor; e
  • Enxaguantes bucais antissépticos.

É importante saber que é o seu dentista que recomenda e indica o melhor tipo de enxaguante.

Dessa forma, o profissional consegue passar certas informações para o paciente prosseguir com o uso da substância de forma adequada.

Além disso, é ideal que você coloque uma quantidade de no máximo 20 ml na boca e depois realize um bochecho por, em média, 30 segundos.

E lembre-se de não engolir! Por isso, faça o bochecho e depois cuspa o enxaguante na pia.

Conhecendo Mais Sobre os Aparelhos Ortodônticos

Conhecendo Mais Sobre os Tratamentos Ortodônticos

O aparelho ortodôntico é utilizado pelos ortodontistas nos pacientes com a finalidade de realizar o alinhamento dos dentes. Isso porque em alguns casos os dentes se desenvolvem de maneira inadequada.

Dessa forma, os aparelhos servem para corrigir a posição dos dentes ou para fins estéticos.

Existem diferentes tipos de aparelhos, sendo que os principais são: os fixos e os removíveis. O tipo de aparelho ideal para a correção dos dentes indicado pelo ortodontista depende do quadro clínico do paciente.

Por isso, é realizada uma avaliação criteriosa antes da indicação.

Tipos de Aparelhos

Como já vimos, os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: os removíveis (aparelho móvel) e os fixos.

Os removíveis são encaixados na boca e podem ser retirados pelo paciente ou ortodontista a qualquer hora, como na hora da alimentação.  Eles podem ser:

  • Ortodônticos: utilizados para realizar pequenas movimentações dentárias; e
  • Ortopédicos: realizam correções de alterações ósseas de crescimento. Na maioria dos casos, são indicados para crianças e adolescentes na fase de crescimento. Eles são utilizados com a finalidade de inibir ou estimular o desenvolvimento dos ossos. Além disso, podem ser usados para redirecionar uma tendência de crescimento inadequada.

Enquanto isso, o aparelho fixo é indicado quando a finalidade do tratamento é movimentar dentes dentro do osso. Desse modo, os aparelhos são compostos por braquetes que devem suportar o arco metálico. Eles podem ser:

  • Metálicos;
  • Plásticos; e
  • Porcelana

Importante: cada tipo de alinhador dentário tem uma indicação. Isso porque a arcada dentária de cada paciente é diferente e exige tipos diferentes de aparelhos.

Materiais

O aparelho ortodôntico pode ser de policarbonato, safira e porcelana. Essas opções são consideradas estéticas, já que suas peças de suporte se confundem com a coloração do dente ou nem aparecem.

Além disso, você optar pelo aparelho transparente, que é ótimo para estética.

Perguntas e Repostas sobre Cores de Aparelho

Perguntas e Repostas sobre Cores de Aparelho

Sabemos que nosso artigo teve muitas informações. Por isso, vamos relembrar as mais importantes e as dúvidas mais comuns sobre o assunto. Confira:

  1. Como escolher a cor do aparelho?
    A cor da borrachinha que envolve o braquete e que será escolhida vai depender do gosto de cada paciente, mas algumas dicas podem ajudar a deixar o sorriso mais bonito. Lembre-se de ver se você prefere cores claras ou cores escuras e qual combinação você deseja realizar.
  2. Quais são as opções de cores?
    Na área da odontologia há cores claras, escuras, suaves ou chamativas. Descubra qual mais combina com você e se divirta!
  3. As borrachinhas coloridas podem perder a cor?
    A resposta é sim. As principais causas para a perda da cor são: bebidas com cores fortes, cigarro, contato com a própria saliva do paciente e alimentos com corantes.
  4. Posso tirar sozinho a borrachinha do aparelho fixo?
    De jeito nenhum! Somente o profissional pode adquirir e manusear as borrachinhas do aparelho, garantindo a procedência, qualidade e, consequentemente, a eficácia do tratamento ortodôntico. Caso contrário, pode haver algumas sérias complicações.
  5. Como devo fazer a higiene quando estou com o aparelho?
    O primeiro passo é optar pela escova ortodôntica. Desse modo, limpe o aparelho (e seus elementos, como o fio ortodôntico) com atenção e cuidado. Depois, limpe os dentes! Higiene todas as superfícies. Além disso, passe o fio dental e use o enxaguante bucal.

Pronto! Agora já relembramos as principais informações sobre as cores de aparelho. Se ainda tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.