Atenção! Língua ardendo pode ser sinal de problemas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Língua ardendo pode indicar uma série de condições, como infecção e falta de nutrientes

Você já sentiu a sua língua ardendo depois de ingerir uma bebida ou alimento quente? É comum sentir a língua ardendo depois de beber um chocolate quente, por exemplo.

Porém, essa sensação de língua ardendo nem sempre está conectada com algo que nós ingerimos e pode surgir sem uma justificativa óbvia.

Como dissemos, a língua ardendo nem sempre tem uma origem definida e pode indicar uma infecção, falta de nutrientes ou problemas nas glândulas salivares. Por isso, preparamos um artigo completo sobre o tema!

Desse modo, caso o ardor na língua demore mais de 2 a 3 dias para desaparecer, é sinal de problemas. Quando o problema persiste, o ideal é consultar um dentista e o gastroenterologista para um diagnóstico e tratamento.

A higiene diária da boca e da língua pode evitar algumas das causas. Conheça todas as doenças que afetam a língua e podem causar certa ardência:

Principais causas da língua ardendo

Separamos os principais fatores que levam a queimação na língua. No entanto, fique atento a ingestão de bebidas ou alimentos quentes – eles podem causar ardor, mas deve ser passageiro.

Já esses outros elementos podem indicar problemas sérios e patologias. Confira:

Boca seca

A saliva é importante para proteção da boca contra infecções por vírus e bactérias, que causam a cárie e mau hálito.

A sensação de ardência na língua pode acontecer quando as glândulas salivares não produzem saliva suficiente para manter a língua úmida, causando a secura da boca.

Também é consequência de alterações hormonais ou por uso de medicamentos que têm esse efeito colateral. Quando estiver com a boca seca, recomendamos que:

  • Beba mais água! A falta de água no organismo causa uma queda na produção de saliva;
  • Coma mais alimentos ácidos e cítricos. Afinal, eles estimulam a mastigação e a produção de saliva;
  • Escove os dentes pelo menos 2 vezes ao dia. Manter a higiene bucal é uma forma de manter sua boca funcionando como deve;
  • Consulte o seu cirurgião-dentista de confiança para identificar causas e realizar tratamentos.

Síndrome do ardor bucal

A Síndrome da ardor bucal, é uma condição definida pela sensação de ardor na mucosa oral, mas que não possui uma razão aparente. Na maioria dos casos, a ardência se localiza na língua.

Além disso, alterações do paladar e sinais de formigamento também são alguns dos sintomas da glossodina. Ela acomete aproximadamente 15% das pessoas idosas do mundo, principalmente mulheres.

A causa exata dessa doença ainda é desconhecida, por isso é considerada de difícil tratamento e diagnóstico. Porém, existem alguns fatores que estão atrelados a síndrome. São eles:

  • O excesso de estresse;
  • Ansiedade clínica;
  • Depressão.

Ausência de vitamina B

O complexo B é responsável pela renovação das células e produção de energia para o corpo humano. Desse modo, a falta dessa vitamina causa cansaço, depressão, unhas fracas, dermatite e ardência na boca.

O recomendado é ter uma dieta bastante diversificada e verificar se existe essa ausência por meio de exame de sangue.

Após identificar a falta dessa vitamina, o paciente irá iniciar um tratamento com suplementos, seguindo recomendação médica.

Infecção por fungos

A falta de higienização oral e de cuidados preventivos expõe a boca aos fungos. No caso da ardência na língua, a patologia mais relacionada é a candidíase oral.

Além da ardência na língua, os sintomas são o aparecimento de aftas na língua ou bochecha e placas esbranquiçadas. O tratamento deve ser realizado com médico ou dentista.

A aplicação de antifúngicos na boca é uma maneira de cura, além de manter a higiene bucal e evitar comer alimentos gordurosos ou com açúcar.

Língua ardendo é um sinal!

Nós já conversamos aqui na Simpatio sobre a importância de ouvir os sinais do corpo. A ardência na língua é um desses sinais e não devemos ignorá-lo.

Por isso, se você sofrer com língua ardendo frequentemente ou qualquer outra alteração bucal, procure um dentista. Cuidar da saúde bucal é cuidar da sua qualidade de vida!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!