Temperatura dos alimentos pode causar úlceras e sensibilidade

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A temperatura do que comemos pode afetar nossa saúde bucal? Entenda os problemas

Existe uma série de fatores que podem causar feridas na boca ou prejudicar a estrutura dos dentes. Um deles é a temperatura dos alimentos.

Por isso, nesse artigo, você vai entender como a temperatura dos alimentos influencia na saúde da nossa boca. Além disso, vamos explicar quais cuidados você deve tomar para evitar esse tipo de dano!

Você já comeu algo quente e perdeu a sensibilidade da língua por alguns dias? Ou então bebeu algo gelado e sentiu os dentes levando “choques”? Esses são alguns dos efeitos mais leves da temperatura dos alimentos.

No entanto, os alimentos quentes podem causar danos maiores, como as úlceras bucais. Isso porque a temperatura elevada queima o tecido da mucosa.

Essas queimaduras criam as úlceras, que expõe a boca para uma série de outras doenças. Além disso, podem comprometer a sensibilidade, paladar e outras funções bucais.

Já os alimentos gelados agridem o esmalte do dente e podem causar dores agudas aos pacientes. Se o paciente tiver alguma erosão dentária, abfração ou quadro de hipersensibilidade, as dores são ainda piores.

Como tratar os danos dos alimentos quentes e frios?

Separamos os cuidados pelo tipo de temperatura, já que alimentos quentes e frios causam danos diferentes a boca. Confira:

Os danos causados pelos alimentos frios estão ligados a sensibilidade dental. Assim, os tratamentos mais comuns são:

  • Mudar a escovação, com uso de creme dental específico, escovas macias e uma escovação suave. O uso de enxagues com flúor, agente que fortalece o esmalte do dente, também é uma opção;
  • Restauração do esmalte dentário com o uso de resina líquida;
  • Cirurgia para gengivas retraídas (quando necessário);
  • Em casos mais graves, onde o paciente não procura atendimento logo no início, pode ser necessário fazer um tratamento de canal, procedimento também cirúrgico.

O diagnóstico e tipo de tratamento para dentes sensíveis só pode ser dado por um dentista, após avaliação.

Os danos causados pelos alimentos quentes estão ligados as lesões bucais. Assim, os tratamentos dependem do tipo de lesão e dos riscos que ela oferece a saúde bucal.

Dentre as opções de tratamento, destacamos:

  • Bochechos caseiros;
  • Pomadas orais;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Leite de magnésia;
  • Bochechos com corticoide (casos mais graves);
  • Gel de fluocinonida (casos mais graves).

Se você notar secreções, sangramento ou que a ferida está aumentando em vez de diminuir nas 48 horas após a lesão, procure rapidamente um cirurgião-dentista.

Como evitar que a temperatura dos alimentos machuque a boca?

No caso dos alimentos quentes, a prevenção é mais simples. Se você tem dúvidas se o alimento está muito quente, encoste-o nos lábios de três a cinco segundos.

Dessa forma você saberá se está de fato muito quente ou se é possível comer sem maiores problemas.

Já os alimentos frios dependem de uma prevenção diária. Fortaleça o esmalte dentário, principalmente por meio da escovação. Além disso, evite consumir alimentos gelados após comer alimentos quentes.

A temperatura dos alimentos pode parecer algo simples, mas causa dores e desconfortos preocupantes. Por isso, não deixe de se cuidar!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.