Eritema multiforme é uma lesão que afeta a pele e a mucosa oral

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O eritema multiforme costuma atingir pessoas de 20 a 30 anos de idade

Você já notou umas manchas e bolhas pelo seu corpo inclusive na mucosa oral? Se a resposta for sim, é bom ficar atento! Você pode estar apresentando sintomas do eritema multiforme.

Nesse artigo, iremos tirar todas suas dúvidas sobre o eritema multiforme. Mas, primeiramente, vamos entender o que ele é.

O eritema multiforme é uma reação do nosso sistema imunológico. É caracterizado como uma inflamação na pele e na mucosa. Assim, manchas vermelhas e bolhas se espalham pelo nosso corpo.

Características do Eritema Multiforme

Geralmente, a doença inflamatória atinge pessoas de 20 a 30 anos. Além disso, as lesões aparecem em 24 a 48 horas. E duram, em média, 4 semanas.

Essas lesões inflamatórias são de tamanhos variados e chegam a vários centímetros. Como já vimos, elas aparecem como manchas vermelhas e bolhas brancas espalhadas pelo corpo e pela mucosa oral.

Normalmente, quando aparece na boca, o eritema é classificado como uma erupção eritematosa vésiculo-bolhosa. Ela pode ser considerada:

  • Eritema multiforme menor: quando a pessoa apresenta poucos sintomas e a evolução da inflamação não é muito grave.
  • Eritema multiforme maior: também conhecido como Síndrome  Stevens-Johnson. É quando a pessoa apresenta sintomas e uma evolução mais grave.

Sintomas do eritema multiforme maior

Alguns dos sintomas mais frequentes são:

  • Lesões na pele e na mucosa se manifestando por meio de manchas vermelhas e de bolhas;
  • Febre;
  • Vômito;
  • Coceira;
  • Mal-estar;
  • Cansaço;
  • Sangramento das lesões por causa das coceiras;
  • Dificuldade para comer;
  • Dificuldade para falar; e
  • Dor nas articulações.

Quais são as causas do eritema?

Como já vimos, o eritema é uma reação do nosso sistema imunológico. Por essa razão, algumas das causas mais comuns são:

  • Alergia a alimentos;
  • Alergia a medicamentos;
  • Infecção bacteriana;
  • Infecção viral.

Diagnóstico do eritema

Para ter um diagnóstico certeiro, você deve marcar uma consulta com o dermatologista e/ou com o cirurgião-dentista.

Dessa forma, o profissional irá realizar a anamnese e o exame clínico. A primeira etapa pode ser considerada uma “entrevista”, já que o profissional perguntará ao paciente tudo o que ele está sentindo.

Algumas das perguntas são:

  1. Há quanto tempo você está com essas lesões?
  2. Elas doem?
  3. Quais outros sintomas você também manifestou?

Em seguida, o profissional irá fazer o exame físico. Aqui, as lesões serão analisadas e podem até ser mandadas para uma biópsia. E se o especialista ainda ficar com dúvidas quanto à etiologia do eritema cutâneo, poderá solicitar alguns exames complementares

Quais são os melhores tratamentos?

Os tratamentos mudam de acordo com a causa do eritema. Por isso, se o problema surgiu por conta da alimentação, o profissional irá prescrever medicamentos e recomendar que o paciente não consuma mais o alimento.

Se a origem for de fármacos, irá alterar a dosagem ou suspender o remédio

Para casos ocasionados por bactérias e vírus, o melhor recurso terapêutico é à base de antibióticos e antivirais, respectivamente.

Por fim, para minimizar os desconfortos dos sintomas do eritema multiforme, pode ser que o profissional indique que o paciente faça compressas de água fria.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.