Dente do siso nascendo pode causar dor? Saiba o que fazer!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Seu dente do siso está nascendo e você não sabe o que fazer? Confira aqui quais medidas tomar!

Quando o paciente acredita estar com o dente do siso nascendo, é normal que o dentista peça que seja feita uma radiografia panorâmica para analisar se ele realmente está em processo de erupção.

Contudo, para realizar a retirada do dente do siso nascendo, pode ser necessário realizar um corte na gengiva e, então, a retirada do dente. É válido pontuar que alguns planos odontológicos cobrem essa intervenção cirúrgica.

Normalmente, o paciente sente muitas dores com o dente do siso nascendo. Contudo, não são todas as pessoas que possuam os também chamados terceiros molares.

Mas para responder como saber se o dente do siso está nascendo é simples. O paciente pode analisar essa situação quando acontece algum dos seguintes sintomas:

  • Inchaço na região, e até análise de um inchaço externo à boca;
  • Mau hálito na boca;
  • Gânglios linfáticos do pescoço inflamados, que são algumas glândulas do sistema linfático que filtram a linfa, de maneira a recolher vírus, bactérias entre outros possíveis causadores de doenças;
  • Dor na região do dente que está em erupção enquanto mastiga;
  • Enxaqueca ou dor de cabeça;
  • Dor no maxilar ou dor de ouvido.

É válido ressaltar que estes pontos podem aparecer separadamente ou em conjunto, além é claro das fortes dores no dente do siso em si.

Um outro ponto importante de mencionar é que em casos de siso inflamado os quadros se tornam ainda pior para o paciente, gerando mais incômodo e dor.

Entretanto, se você acha que o seu siso está nascendo e não sabe o que fazer, confira aqui em nosso artigo todas as nossas dicas para esse quadro.

O Que Fazer Quando o Dente do Siso Está Nascendo?

Uma vez que o nascimento do dente do siso é algo que traz um grande desconforto, é normal que algumas pessoas acabem por se desesperar e não saber o que fazer, mas é necessário tomar muito cuidado.

Antes de falarmos qual a recomendação do que deve ser feito, é necessário lembrar que existem duas situações que podem acontecer:

  1. Quando há espaço na arcada dentária;
  2. Quando não tem espaço para o dente.

Contudo, para ambos os casos, a primeira indicação é a mesma: consultar um dentista.

Essa indicação se dá principalmente para que o profissional realize um exame clínico para analisar a situação da boca do paciente quanto ao nascimento do dente.

E caso ele julgue necessário, seja por não conseguir chegar à uma conclusão exata ou para ter total certeza, será pedida então uma radiografia panorâmica que irá justamente dar a confirmação ao dentista.

Aqui, todavia, é aconselhado que o paciente fale ao profissional todas as suas queixas de dor, desconforto, incômodos, inchaços ou eventuais sintomas que ele pode estar sentindo.

Sendo assim, é apenas o profissional de odontologia quem pode fazer a análise que irá determinar o diagnóstico da situação.

Quais os Possíveis Efeitos Colaterais do Dente do Siso Nascendo?

Como citamos anteriormente, existe a possibilidade de que o dente nasça mesmo sem possuir espaço suficiente para ele na arcada dentária.

Sendo assim, nessa situação é comum que ele empurre os outros dentes, de maneira a poder se encaixar na arcada.

E uma vez que ele faz isso, normalmente os outros dentes ficam tortos ou até apinhados. Nesses casos, o recomendado é que seja realizado algum tratamento para realinhar os dentes.

Mas você sabe o que o dente do siso pode causar além disso e de eventuais quadros de dor intensa? Confira:

Contudo, também existem situações as quais o dente do siso se encontra incluso ou então semi-incluso.

Esse quadro normalmente acontece quando não tem espaço para o dente na arcada, e nele não é feita a erupção dentária natural.

Por isso, normalmente ele fica impactado, torto ou então preso no osso maxilar.

Existe Alguma Maneira de Aliviar a Dor?

Mas uma pergunta que normalmente é feita, tendo em vista que os pacientes sentem muita dor é: o que fazer para aliviar a dor do nascimento dos sisos?

E para isso, existem alguns passos e procedimentos que podem ser seguidos. Veja:

  • Fazer bochechos com sal, que é um estimulante à reações analgésicas e anti-inflamatórias do próprio organismo. Aqui o recomendado é esquentar 200 ml de água e colocar uma colher de sobremesa de sal;
  • Aplicar compressas de água quente em casos de dor latejante, e fria ao apresentar sinais de possíveis inflamações ou gengiva inchada, vermelha, com feridas ou sangrando;
  • Mudar a alimentação, dando preferência à alimentos macios ou pastosos ao invés de alimentos duros;
  • Utilizar medicamentos em spray na gengiva, conforme orientação do dentista, ou medicamentos com ação anti-inflamatória;
  • Usar remédios naturais como plantas com efeito terapêutico para diminuir a dor;
  • Manter a higiene bucal em dia;
  • Aplicar própolis também pode ajudar a diminuir a dor, uma vez que ele possui ação anti-inflamatória, analgésica e anti séptica.

Sendo assim, seguindo essas recomendações é possível aliviar a dor de dente do siso.

É válido lembrar que o recomendado é que o dentista seja procurado em todas as instâncias, principalmente se a dor não passar.

Em Qual Idade o Nascimento do Siso Acontece?

Uma pergunta que surge agora é: mas quanto tempo demora para o dente do siso nascer?

E a resposta aqui na verdade é a mesma para cada um dos quatro possíveis dentes do siso.

Desse modo, a idade de nascimento do siso pode ser entre os 17 e 21 anos de idade.

Mas como citamos antes, existem casos em que o paciente simplesmente não apresenta nenhum dos quatro.

Essa situação, no entanto, pode ser considerada rara, uma vez que é comum que algum dos terceiros molares nasçam.

Todavia, nem sempre é necessário que seja feita a extração do siso.

Mas a idade mais comum de retirada desses dentes é entre os 15 e 18 anos de idade, uma vez que após os 30 o procedimento se torna mais difícil por causa da calcificação do dente.

De toda maneira, apenas um dentista é capacitado para avaliar de maneira exata qual é o melhor momento para retirar o dente.

Mas sabendo mais agora sobre o que fazer em quadros de dente do siso nascendo, marque uma consulta com um dentista para analisar a sua situação e se há a necessidade de extraí-lo ou não.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!