Dentes tortos prejudicam a estética e a saúde da boca

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra os problemas causados pela presença de dentes tortos na boca

É comum que, a principal preocupação quando falamos de dentes tortos seja a questão estética. Ela afeta a autoestima das pessoas, o que realmente é bastante importante.

Mas devemos deixar a vaidade de lado, pois além da aparência do seu sorriso, os dentes tortos podem causar outros sérios problemas e afetar a sua saúde e qualidade de vida.

Dentes tortos ou encavalados podem possuir diversas causas. Na maioria dos casos, eles podem ser reparados com a ajuda de tratamentos, que variam de acordo com a natureza do problema, as condições e a idade do paciente.

Normalmente os dentes ficam tortos por conta da falta ou do alto espaçamento entre eles. Isso faz com que a arcada dentária se desenvolva de forma incorreta.

Os dentes tentam ocupar os espaços vagos ou entortam por estarem muito colados uns aos outros.

Realizar respiração bucal, chupar o dedo ou chupetas por muito tempo, o posicionamento de língua e falta de estímulo de amamentação e mastigação também podem promover o desenvolvimento de uma arcada dentária torta.

A pressão aplicada no rosto durante longos períodos é outro fator que favorece os dentes tortos. Isso acontece, por exemplo, quando a pessoa costuma dormir de bruços ou apoiar o rosto nas mãos continuamente.

Problemas causados por dentes tortos

Dentes encavalados causam traumas oclusais.

Uma vez que estão mau posicionados, os dentes comprometem o equilíbrio da nossa mordida. Com isso, algumas partes ficam sobrecarregadas, o que pode prejudicar as raízes dentais e ossos da mandíbula.

Isso pode evoluir para uma mordida cruzada, que se não for tratada corretamente pode desenvolver problemas na articulação temporomandibular, o que recebe o nome de DTM.

Isso acarreta fortes dores de cabeça e dores na mandíbula. A dificuldade na mordida também atrapalha a digestão, pois os alimentos não são devidamente triturados para seguir no processo digestivo.

Cáries, gengivites e periodontites também podem nascer a partir do apinhamento dental. Com os dentes fora de posição, o processo de higienização bucal é dificultado.

Além disso, se os dentes estiverem muito apertados e sem o ponto de contato correto, isto pode impedir a visualização para um diagnóstico precoce.

Assim, corre-se o risco de alguma lesão de cárie passar despercebida em uma avaliação odontológica.

Possíveis tratamento para dentes tortos

Quando o diagnóstico é realizado muito cedo e em uma idade precoce onde o paciente ainda possua a dentição decídua, o apinhamento dentário pode ser tratado através de pistas diretas planas.

A técnica consiste em alterar o formato de alguns dentes de leite com o uso de resinas compostas com o intuito de proporcionar contatos dentários mais satisfatórios durante a mastigação para um maior estímulo da arcada dentária.

Ainda nesse tipo de caso, o profissional pode indicar o uso de aparelho removíveis para corrigir dentes tortos.

Esse tratamento é indolor e o dispositivo exerce a pressão necessária para um bom desenvolvimento dos ossos da arcada dentária.

Já na dentição permanente, além de aparelhos removíveis, é possível a utilização de aparelhos fixos.

Por mais que os dentes tortos não tragam incômodo na aparência, é necessário consultar um dentista para que eles possam ser melhor avaliados.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.