PACIENTES

Dentes tortos prejudicam a estética e a saúde da boca

Dentes tortos prejudicam a estética e a saúde da boca

Descubra os problemas causados pela presença de dentes tortos na boca

É comum que, a principal preocupação quando falamos de dentes tortos seja a questão estética. Ela afeta a autoestima das pessoas, o que realmente é bastante importante.

Mas devemos deixar a vaidade de lado, pois além da aparência do seu sorriso, os dentes tortos podem causar outros sérios problemas e afetar a sua saúde e qualidade de vida.

Dentes tortos ou encavalados podem possuir diversas causas. Na maioria dos casos, eles podem ser reparados com a ajuda de tratamentos, que variam de acordo com a natureza do problema, as condições e a idade do paciente.

Normalmente os dentes ficam tortos por conta da falta ou do alto espaçamento entre eles. Isso faz com que a arcada dentária se desenvolva de forma incorreta.

Os dentes tentam ocupar os espaços vagos ou entortam por estarem muito colados uns aos outros.

Realizar respiração bucal, chupar o dedo ou chupetas por muito tempo, o posicionamento de língua e falta de estímulo de amamentação e mastigação também podem promover o desenvolvimento de uma arcada dentária torta.

A pressão aplicada no rosto durante longos períodos é outro fator que favorece os dentes tortos. Isso acontece, por exemplo, quando a pessoa costuma dormir de bruços ou apoiar o rosto nas mãos continuamente.

Problemas causados por dentes tortos

Dentes encavalados causam traumas oclusais.

Uma vez que estão mau posicionados, os dentes comprometem o equilíbrio da nossa mordida. Com isso, algumas partes ficam sobrecarregadas, o que pode prejudicar as raízes dentais e ossos da mandíbula.

Isso pode evoluir para uma mordida cruzada, que se não for tratada corretamente pode desenvolver problemas na articulação temporomandibular, o que recebe o nome de DTM.

Isso acarreta fortes dores de cabeça e dores na mandíbula. A dificuldade na mordida também atrapalha a digestão, pois os alimentos não são devidamente triturados para seguir no processo digestivo.

Cáries, gengivites e periodontites também podem nascer a partir do apinhamento dental. Com os dentes fora de posição, o processo de higienização bucal é dificultado.

Além disso, se os dentes estiverem muito apertados e sem o ponto de contato correto, isto pode impedir a visualização para um diagnóstico precoce.

Assim, corre-se o risco de alguma lesão de cárie passar despercebida em uma avaliação odontológica.

Possíveis tratamento para dentes tortos

Quando o diagnóstico é realizado muito cedo e em uma idade precoce onde o paciente ainda possua a dentição decídua, o apinhamento dentário pode ser tratado através de pistas diretas planas.

A técnica consiste em alterar o formato de alguns dentes de leite com o uso de resinas compostas com o intuito de proporcionar contatos dentários mais satisfatórios durante a mastigação para um maior estímulo da arcada dentária.

Ainda nesse tipo de caso, o profissional pode indicar o uso de aparelho removíveis para corrigir dentes tortos.

Esse tratamento é indolor e o dispositivo exerce a pressão necessária para um bom desenvolvimento dos ossos da arcada dentária.

Já na dentição permanente, além de aparelhos removíveis, é possível a utilização de aparelhos fixos.

Por mais que os dentes tortos não tragam incômodo na aparência, é necessário consultar um dentista para que eles possam ser melhor avaliados.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também