Siso Inflamado? Entenda causas, sintomas e como agir

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O dente do siso pode inflamar, entenda como proceder nesse caso

Se existe um dente com título de vilão, esse dente é o siso. Ele é bastante popular entre os jovens e adolescentes, justamente pelos problemas associados ao siso. E agora, vamos tratar de mais uma complicação: o siso inflamado.

O siso inflamado acaba causando muita dor. Por isso, nesse artigo, nós vamos te ensinar a identificar esse problema e quais caminhos são usados no tratamento!

O siso inflamado, infelizmente, pode acontecer por diversos fatores. Isso porque esse dente é propenso a diversos problemas, por exemplo:

  • O siso pode nascer na horizontal ou inclinado, pressionando todos os outros dentes da arcada ou danificando o tecido da gengiva, o que causa muitas dores;
  • O siso pode machucar a mucosa da bochecha, o que causa lesões bucais e muito desconforto;
  • O siso pode nascer com uma “capa” de gengiva sobre ele, o que causa infecções bacterianas e impossibilita uma higienização eficiente;
  • Dentre diversos outros problemas relacionados ao siso.

O dente do siso não é fácil e raramente encontramos um paciente que tenha os quatro sisos e nenhuma intercorrência com eles. Porém, falando especificamente das inflamações do siso, as causas mais comuns são:

Quais os sintomas de siso inflamado?

Por ter seu histórico nos problemas bucais, muitos pacientes acreditam que ter dor no siso é normal e não procuram ajuda odontológica.

Isso é um erro, porque o siso deve ser monitorado de perto justamente para evitar complicações e nenhuma dor deve ser considerada como “normal”!

Qualquer sinal vindo do siso deve ser passado para seu cirurgião-dentista de confiança para tratamento adequado e prevenção. Os sintomas de inflamação no siso são:

  • Dor de dente;
  • Dor de ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Alteração da cor da gengiva;
  • Inchaço na região do siso;
  • Gosto estranho na boca ou mau hálito constante;
  • Dificuldade de abrir a boca;
  • Dificuldade de mastigar do lado da dor.

Qual o tratamento para siso inflamado?

Quando falamos sobre os dentes do siso, o tratamento mais comum é a extração. Isso porque é uma resposta mais rápida ao quadro de dores e desconfortos. Além disso, o siso não precisa ser substituído com implantes após a extração.

No entanto, em alguns casos, ainda são montados planos de tratamento para manter os sisos na boca. Isso é avaliado segundo as necessidades e quadro de cada paciente.

Para controlar a inflamação normalmente são usados alguns medicamentos e muita compressa fria. A compressa diminui a dor e controla o inchaço, acelerando a recuperação.

Como controlar a dor até a consulta?

Você notou os sintomas de siso inflamado e ligou para o seu cirurgião-dentista… Mas a consulta vai demorar algumas horas ou ficou marcada para o dia seguinte.

Não se desespere: você pode controlar a dor até lá. É só seguir essas dicas:

  • Aposte em alimentos leves e mornos ou frios. Nunca coma/beba coisas muito quentes! Isso pode aumentar o inchaço;
  • Coloque compressas frias e tome água gelada;
  • Evite pressionar a região ou fazer muito esforço na mastigação;
  • Pergunte ao seu dentista, por telefone, se você pode tomar alguma medicação até a consulta.

O dente do siso inflamado pode causar muita dor de cabeça, mas tem tratamento eficaz! Por isso, não deixe para depois e vá ao cirurgião-dentista assim que notar os primeiros sintomas.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.