Tudo sobre a pericoronarite e seus tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A pericoronarite é uma das principais inflamações nos dentes do siso semi-inclusos

Além do cuidado com a higiene bucal, também devemos nos atentar à condição da nossa gengiva. Diversos hábitos ou disfunções podem ocasionar em inflamações e desencadear doenças mais graves como a pericoronarite.

A pericoronarite normalmente acomete quem está em fase de erupção dos sisos, mais comum em quem tem de 16 a 21 anos.

A pericoronarite é uma inflamação causada em dentes semi-inclusos, ou seja, naqueles dentes que não estão totalmente erupcionados. Analogamente, é como se ela funcionasse no mesmo sentido de uma gengivite, mas, dessa vez, manifestando-se por conta da parcialidade do dente na arcada.

Com o acúmulo de placa bacteriana, em seu entorno, a gengiva se infecciona. Mais precisamente, os resquícios de alimentos se alojam na bolsa presente entre o opérculo e a parte do dente que está aparente.

Outra razão para desencadear a infecção pericoronária é quando o dente superior ou inferior, durante a oclusão, acaba machucando o local, já que ele encontra-se exposto e frágil por não ter havido a erupção completa.

Quanto mais inchado ficar o local, maior é o trauma e a dor. Por isso, o mais adequado a se fazer é consultar um dentista, para que ele tome as providencias mais adequadas à ocasião.

Se negligenciada, ela pode se espalhar para os dentes ao redor, além de dificultar o tratamento.

Sintomas da infecção pericoronária

Os sintomas da pericoronarite são intuitivos. Confira quais são:

  • Dor;
  • Inchaço da gengiva no local atingido;
  • Mau gosto na boca, que pode ser tanto pelo vazamento de pus do machucado quanto por sangramentos;
  • Mau hálito;
  • Limitação da abertura da boca;
  • Dificuldade de deglutição;
  • Em alguns casos, a dor pode se estender para o ouvido, cabeça e garganta;
  • Linfonodomegalia cervical (aumento dos gânglios do pescoço).

Tipos de pericoronarite

Existem dois tipos, mas servem para identificar o grau e a rapidez da infecção.

  • O primeiro é a pericoronarite crônica, que é quando ela se instala de maneira devagar, demorando uns dias até de agravar.
  • Em contrapartida, a pericoronarite aguda se desenvolve de maneira rápida e súbita, evoluindo em pouco tempo.

Sisos

Embora a patologia não tenha um dente específico, ela acontece majoritariamente nos dentes do siso.

Sobretudo nos inferiores, pois o espaço entre a coroa do dente e a gengiva dessa região é ideal para a retenção de bactérias e de difícil acesso durante a escovação.

O siso também é um dente que está muito suscetível a causar problemas na arcada por, na maioria das vezes, não conseguir se acomodar devido à falta de espaço. Portanto, recomenda-se que ele seja extraído.

Tratamentos da pericoronarite

O primeiro passo a dar é identificar a gravidade da lesão para, em seguida, iniciar o tratamento. O dentista receitará medicamentos para desinflamar a região e aliviar a dor, com anti-inflamatórios e analgésicos, respectivamente.

Se o problema estiver mais profundo, o especialista poderá prescrever antibióticos. Além disso, duas dicas ajudam a cuidar da ferida:

Para intervir cirurgicamente na pericoronarite, o dentista pode efetuar uma gengivectomia, a qual irá retirar de 1 a 2mm do tecido gengival agredido, ou uma exodontia de dente semi-incluso. Este último principalmente se se tratar do siso, como dissemos.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!