Remoção de tártaro é essencial para manter saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o procedimento de remoção de tártaro é realizado na odontologia

Apesar de realizar uma boa higiene bucal, existem casos em que algumas bactérias não são eliminadas, e então pode existir a presença de tártaro. Contudo, para corrigir este problema existe a remoção de tártaro.

Esse procedimento é realizado no consultório pelo próprio cirurgião-dentista. Inclusive, a remoção de tártaro é um procedimento rápido, que leva cerca de 20 a 30 minutos (dependendo do quadro do paciente).

Remoção de tártaro é um tratamento odontológico para retirar o acúmulo de placa bacteriana da cavidade bucal, que, quando endurece, recebe o nome de tártaro.

O tratamento também é conhecido como tartarectomia. Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento odontológico. Vamos começar?

Mas O Que é Tártaro?

Antes de falar sobre a remoção de tártaro dos dentes, é necessário falar sobre o que é o tártaro e quais são as eventuais complicações que o seu acúmulo pode causar à saúde.

Também conhecido como cálculo dental, ele nada mais é do que uma placa bacteriana mais dura.

A grande diferença entre os dois, portanto, é justamente a coloração: enquanto a placa bacteriana é incolor, o tártaro é mais amarelado ou até marrom.

Esse problema pode aparecer entre os dentes e chegar até a base dos dentes.

Todavia, é necessário que o paciente não apenas esteja atento, como também cuide desse problema. Afinal, seu acúmulo e desenvolvimento pode causar cárie ou doenças periodontais.

Como é Feita a Remoção de Tártaro?

Como já vimos, o tratamento de remoção do tártaro é realizado no próprio consultório odontológico pelo cirurgião-dentista. Por isso, marque uma visita para fazer a limpeza.

Mas você sabe como é feita a remoção de tártaro? Para ser feita, ela passa por alguns passos. Sendo assim, listamos abaixo quais são eles. Confira:

  1. Analisar a condição do paciente: passo fundamental para o bom andamento do procedimento. Quanto mais antigo for o tártaro, mais difícil se torna retirá-lo, uma vez que ele fica mais duro e preso ao dente;
  2. Raspagem de tártaro: é aqui que começa o procedimento na prática. O profissional irá raspar até remover o acúmulo de placa bacteriana e tártaro;
  3. Polimento: aqui, por sua vez, se trata de uma remoção de manchas, além de clarear os dentes e deixá-los com aspecto de brilho. Após feito isso, o procedimento pode ser finalizado.

Contudo, esse último passo também reduz algumas imperfeições e áreas ásperas dos dentes. É, portanto, uma maneira de criar uma proteção contra o desenvolvimento da placa novamente.

Existe Apenas Essa Forma de Remover o Cálculo Dental?

Também é possível que o dentista faça o que é conhecido hoje como remoção de tártaro com ultrassom. E esse procedimento também é bem simples.

No dia em que será feito o tratamento, o profissional utilizará um instrumento chamado ultrassom, e por meio das vibrações do ultrassom é possível separar o acúmulo da placa dos dentes.

Entretanto, muitas vezes esse processo faz apenas a remoção da parte grossa do tártaro, e em seguida é necessário que o dentista faça o uso da cureta para a remoção do restante.

Além disso, caso o tártaro também esteja acumulado na área da gengiva, o profissional também fará uma raspagem nessa região.

E depois da remoção de tártaro, o profissional sempre fará o polimento dos dentes. O procedimento é feito justamente para polir o esmalte do dente e também para poder eliminar manchas.

Com isso, o dente deixa de ter o aspecto amarelado, que naturalmente ocorre com o passar dos anos, e passa a possuir uma coloração que chega mais próxima do branco.

E uma pergunta feita recorrentemente é a seguinte: esse procedimento dói? E a resposta é: tudo vai depender do quadro clínico apresentado pelo paciente.

Caso você apresente sensibilidade dentária ou problemas na gengiva, que podem ser causados pelo acúmulo de tártaro inclusive, é normal que o procedimento cause algum incômodo.

Contudo, o aconselhado é que o dentista seja avisado caso a dor esteja muito forte ou causando um grande desconforto.

Mas tome cuidado: existem diversos sites que falam sobre a remoção de tártaro em casa, mas o procedimento só será totalmente efetivo e eficaz quando feito por um profissional dentro de um consultório!

Riscos de Não Realizar o Procedimento

Quando não retiramos o tártaro, as bactérias continuam se proliferando na nossa boca, e isso só causa mais prejuízos para a nossa saúde.

Algumas das consequências da não realização do tratamento de limpeza dental são:

  • Doenças periodontais: representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais. Os sintomas mais comuns incluem: gengiva inchada e sangrando, sensibilidade na gengiva e nos dentes e gengiva retraída;
  • Mau hálito: cheiro desagradável que sai da boca. O sintoma mais comum é o odor ruim;
  • Formação de cárie: uma lesão que acomete a estrutura do dente, além da infecção causada pelas bactérias;
  • Perda de dentes: é o resultado do enfraquecimento dos ossos que sustentam os dentes.

É válido ressaltar que a primeira consequência possui três estados, sendo eles: gengivite, periodontite e periodontite avançada. A gengivite é causada pelo acúmulo de placa nos dentes.

Já a periodontite é a evolução da anterior, e compromete os tecidos de suporte do dente, ossos e ligamentos periodontais, sendo considerada uma doença agressiva.

E a periodontite avançada, por sua vez, é ainda mais grave, acometendo toda a gengiva, tecidos de suporte em volta do dente, ossos e ligamentos periodontais também.

Qual é o Custo Médio Para Realizar o Procedimento?

A esse ponto, você deve estar se perguntando quanto custa em média uma limpeza de tártaro, e quanto à isso temos uma notícia boa!

Normalmente, planos odontológicos cobrem esse tipo de procedimento, o que faz com que sejam feitos gratuitamente.

Caso você queira fazer em uma clínica ou não possua plano odontológico, o preço inicial é de R$200. Importante registrar que os valores podem mudar e a remoção pode chegar a R$1.000.

Essa variação de valor se dá principalmente pela qualificação do profissional que fará o procedimento e também pelo local onde o consultório está localizado.

É válido lembrar que, normalmente, o tratamento de canal, problema causado por cáries, pode chegar a mais do que o dobro do valor da limpeza, além de todo o desconforto que esse procedimento gera.

Como Evitar o Acúmulo do Tártaro?

A pergunta para essa resposta é simples. Cuide da sua saúde bucal!

Para isso, escove os dentes depois das refeições, antes de ir dormir e ao acordar. Lembre-se de dar preferência à escovas de cerdas macias.

Pode ser utilizada também uma pasta de dente para tártaro, que possui propriedades que lutam contra a formação e desenvolvimento das bactérias e germes na boca.

E não se esqueça: você deve passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Passe o fio dental entre os dentes e perto das gengivas também.

Conversar com o profissional sobre a melhor opção de enxaguante bucal para a sua rotina também é uma boa escolha. Por fim, evite o consumo exagerado de alimentos que contenham uma grande quantidade de açúcar.

E claro, não se esqueça de marcar consultas com um dentista de confiança de 6 em 6 meses. Assim, ele realiza o procedimento de remoção de tártaro e você garante um sorriso bonito e saudável.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!