Funções e vantagens do mini-implante ortodôntico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A nova técnica facilita procedimentos ortodônticos

As novidades proporcionadas pelos avanços tecnológicos não param de surgir. A área da odontologia também vem evoluindo, com acessórios que inovam em sua praticidade ou funcionalidade. O mini-implante ortodôntico é um deles.

O mini-implante ortodôntico também é conhecido como Dispositivo de Ancoragem Temporário. Seu formato é em parafuso. Ele não tem como função a substituição dos dentes, como os implantes tradicionais.

O mini-implante ortodôntico é um acessório auxiliar para tratamentos ortodônticos. Ele é feito em titânio e pode medir entre 1 e 2 milímetros. Ele age impedindo o movimento indesejado de determinados dentes em um processo de correção odontológica, como o uso de aparelhos.

Como funciona o mini-implante ortodôntico?

O mini-implante ortodôntico age como uma técnica de ancoragem absoluta.

Assim, é possível que, em um tratamento ortodôntico, os dentes sejam movidos sem que isso afete a região próxima ao mini-implante, que não necessita dessa movimentação.

Onde pode ser aplicado um mini-implante?

Em geral, é necessária a avaliação de um profissional da área da odontologia para a verificação da região da boca onde o mini-implante dentário será colocado.

O mini-implante ortodôntico é, na maioria das vezes, colocado na área da gengiva inserida. A gengiva inserida é a parte firme da gengiva que está próxima aos dentes.

O local de inserção precisa conter espaço para receber o dispositivo, e não pode ser uma área da qual foi extraída um dente recentemente. Além disso, a cortical óssea da região precisa possuir espessura e densidade adequadas a esse recebimento.

Tipos de mini-implantes

Os mini-implantes verticais são colocados de forma vertical diretamente no osso alveolar. Essa posição é parecida com a posição dos implantes comuns.

Já os mini-implantes horizontais são colocados de forma horizontal e paralela ao plano oclusal.

Usos do mini-implante

Em geral, é indicado que se use o acessório em casos de:

  • Fechamento de espaço gerado pela retração de dentes anteriores ou pela perda de ancoragem;
  • Distalização ou verticalização dos dentes molares;
  • Casos de intrusão, seja em dentes posteriores ou anteriores;
  • Nivelamento do plano oclusal.

Principais cuidados

Manter uma boa higiene bucal é o único cuidado necessário para a instalação dos mini-implantes. Caso a limpeza não ocorra de maneira adequada, pode se desenvolver a chamada mucosite.

Mucosite é uma inflamação que acomete a parte interior da boca ou da garganta. Nesses casos, é necessária a retirada do acessório, uma vez que sua permanência prejudicaria ainda mais a saúde bucal.

O uso de uma escova unitufo pode auxiliar à limpeza da boca dos pacientes com mini-implantes ortodônticos.

Quem pode usar o mini-implante?

O uso do acessório não é recomendado para pessoas diabéticas, que possuem distúrbios ósseos, hematológicos, que não possuem espaços entre as raízes dos dentes ou que não realizam uma higiene bucal adequada

Vantagens do mini-implante ortodôntico

O uso dos mini-implantes proporciona um tratamento mais rápido por não haver necessidade de corrigir dentes movidos de forma inadequada.

Além disso, diminui a quantidade de materiais necessários para a realização de um procedimento cirúrgico de colocamento de implantes, por exemplo. Isso representa uma diminuição também nos custos.

O mini-implante ortodôntico é pouco invasivo, por isso o procedimento gera menos danos à boca do paciente.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!