PACIENTES

Causas da extrusão dentária e seus tratamentos

Causas da extrusão dentária e seus tratamentos

Confira quais são os melhores tratamentos para combater a extrusão dentária

Quando olhamos no espelho, procuramos por um sorriso agradável. No entanto, algumas alterações bucais impedem que a gente fique confortável com a nossa boca. Um exemplo disso é quando manifestamos uma extrusão dentária.

Ela fica bem evidente no nosso sorriso. Por isso, o incômodo é comum e requer uma ida ao cirurgião-dentista para a escolha do melhor tratamento. Mas, afinal, o que é a extrusão dentária?

A extrusão dentária é um movimento induzido ou natural. Ele faz o nosso dente ir na direção para além da erupção dentária considerada normal.

Quais São as Causas?

Os dentistas acreditam que a principal causa do movimento é a ausência de dentes antagonistas. Pode parecer confuso, mas vamos explicar em detalhes.

A primeira informação a se saber é que os dentes antagonistas são aqueles que estão em oposição ao seu mesmo representante nas diferentes maxilas.

Ou seja, o dente da maxila faz força opositora com o dente da mandíbula. Assim, ambos fazem uma força que permitem que os dois fiquem no espaço adequado.

Mas, por que não teríamos um dente antagonista? Nós não apresentamos o dente antagonista quando perdemos um dente.

Assim, com o espaço edêntulo, o sistema de forças não ocorrerá. Então, é provável que você apresente uma extrusão caso não tenha um dente.

Mas, lembre: fique sempre em dia com as suas consultas odontológicas para evitar o movimento indesejável.

Tratamentos Possíveis

Para a adoção do melhor tratamento, é preciso que um cirurgião-dentista acompanhe o histórico da movimentação. Como tratamento, ele pode optar pela implantodontia e uma regeneração óssea guiada.

Cuidados Bucais

É importante não esquecer da sua saúde bucal mesmo com a extrusão dos dentes! Por isso separamos algumas dicas para você.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Extrusão dentária versus intrusão dentária

Enquanto na extrusão dental os nossos dentes ficam além do plano oclusal, na intrusão dentária os nossos dentes são empurrados para o interior do plano oclusal. Ou seja, eles são empurrados para o interior do seu alvéolo.

Assim, o paciente sofre com o esmagamento das fibras do ligamento periodontal e com os danos ao feixe vásculo-nervoso.

Além disso, na extrusão dentária, a causa corresponde à ausência de dentes antagonistas. Enquanto na intrusão a causa corresponde, principalmente, ao traumatismo no dento alveolar e também a colisões.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também