Distalização de molares garante o encaixe e estética dos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui sobre a distalização de molares na área da odontologia

O nosso sorriso fica muito evidente quando conversamos ou vamos tirar uma foto. Por isso, qualquer alteração no encaixe dos dentes é perceptível. Por isso, os profissionais podem indicar a distalização dos molares.

Como o próprio nome sugere, a distalização de molares é feita nos dentes molares. Eles servem para triturar e mastigar alimentos. Além disso, garantem a estética dental.

Distalização de molares é o uso de instrumentos para melhorar a oclusão e o encaixe dentário dos molares na arcada dentária. Isso acontece a partir da movimentação dentária.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a distalização de molares. Vamos começar?

Quando a Distalização de Molares é Indicada?

O processo de distalizador de molar é indicado para casos de problemas na oclusão dentária.

Mais especificamente, são pacientes com más oclusões de classe II. Isso quer dizer que a arcada superior está com uma relação distal em comparação com a arcada inferior.

Ou seja, a cúspide mésio-vestibular do primeiro molar superior permanente oclui a frente do sulco mésio-vestibular do primeiro molar inferior permanente.

O quadro clínico de má oclusão é analisado a partir da classificação de angle. Ela é um método para avaliar a oclusão dentária do paciente.

Assim, quando o paciente apresenta uma má oclusão, os profissionais utilizam o sistema de angle para definir qual a gravidade e o tipo da oclusão.

Alternativas de Tratamentos

Para cuidar da má oclusão de classe II, você deve procurar pelo ortodontista. Ele é o profissional da área da odontologia responsável pela correção das posições dos dentes e ainda pelos ossos maxilares.

Assim que o diagnóstico for feito, o profissional indicará alternativas de tratamentos para a correção da oclusão.

Para evitar o tratamento ortodôntico, o profissional pode sugerir outros métodos como o uso dos distalizadores ortodônticos.

O mais usado é o distalizador intra-bucal. Com esse instrumento, o objetivo é alcançar a normalização da relação molar. Assim, o encaixe oclusal correto é garantido.

Esse tipo de distalizador é fixado nos dentes superiores. E, normalmente, é usado em conjunto com os aparelhos fixos. Mas, lembre: o profissional irá analisar o seu quadro clínico para depois indicar o melhor tratamento.

Principais vantagens da Distalização de Molar

Uma das vantagens do distalizador é que ele é um método de tratamento não invasivo. Também, o resultado desse tratamento é a adequação do encaixe. Assim, você garante a estética, a função fonética e função mastigatória.

Além disso, com o uso do distalizador você evita problemas futuros, como:

  • Maior desgaste dos dentes;
  • Dores de cabeça;
  • Dores no pescoço;
  • Dores no maxilar e na mandíbula;
  • Dificuldades de respiração;
  • Alteração na aparência facial;
  • Dificuldades de fala;
  • Limitação da abertura bucal;
  • Aumento no risco de doenças orais, como a cárie;
  • Má postura;
  • Perda precoce de dentes definitivos; e
  • Problemas na coluna.

Durante o tratamento, não esqueça dos cuidados diários básicos como escovação e uso do fio dental.  Ainda, faça visitas regulares ao seu ortodontista de confiança.

Isso porque é ideal o acompanhamento durante o processo de distalização de molares. Assim você garante o melhor tratamento.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.