Extração de dente: saiba quais os cuidados necessários

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Alguns cuidados são cruciais para a recuperação após uma extração de dente

Seja por conta da correria do dia a dia, seja por medo de visitar o dentista, muitas pessoas deixam de lado os cuidados com a saúde bucal. Esse descuido permite que doenças se desenvolvam e entrem em estado grave. Quando isso ocorre, a extração de dente pode acabar sendo a última saída para tratar doenças.

Graças aos avanços tecnológicos do mundo na medicina odontológica, a extração de dente vem se tornando um procedimento cada vez menos recorrente. Isso porque hoje em dia existem medicamentos e outras cirurgias capazes de resolver ou tratar problemas diagnosticados.

Extração de dente é a cirurgia que resulta na remoção total de um dos dentes. Ela pode ser necessária por diversos motivos, entre eles cáries profundas que não foram tratadas corretamente. Quando não existe possibilidade de recuperação da região afetada, a extração dentária se torna a única solução para evitar um problema ainda maior.

Outros possíveis motivos para que seja necessária a extração dentária são inflamações na área da boca. A principal delas é a gengivite, inflamação que gera sangramento e vermelhidão na gengiva.

Extrair um dente também pode ser necessário após traumas e acidentes onde ocorre a perda de parte do dente.

Assim, o restante do dente é removido para que um procedimento de restauração possa ser realizado, como colocar uma prótese ou um implante.

O cirurgião-dentista pode recomendar a extração dentária em casos de pacientes com dentes que nasceram mal posicionados ou mal encaixados, por exemplo.

Ortodontistas também podem recomendar a extração de dentes, caso faça sentido para o tratamento ortodôntico.

Cuidados antes da extração de dente

Antes do procedimento, o médico dentista pode receitar que o paciente tome alguns medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos.

No momento da extração, são utilizados anestésicos locais para evitar dores e incômodos.

Cuidados após a extração de dente

A cirurgia de extração de dente é um procedimento invasivo e requer cuidados posteriores. É importante manter o repouso absoluto nas 24 horas após o procedimento e parcial nos 2 ou 3 dias seguintes.

Alguns sintomas advindos da extração dentária são comuns, incluindo sangramentos e inchaços. O inchaço pode ser remediado com o uso de uma compressa de gelo na região. Essa técnica visa a contração dos vasos sanguíneos.

Já o sangramento deve ser contido por um pedaço de gaze limpo: é importante que essa preparação seja acompanhada ou feita pelo próprio médico dentista.

Alimentos sólidos ou com temperatura elevada devem ser evitados nas 24 horas imediatas após a cirurgia, podendo ser substituídos por líquidos ou pastas

A região bucal é um local de muita concentração de bactérias e outros tipos de sujeira. Por isso, é crucial que ocorra uma higienização minuciosa da boca para evitar uma infecção após extração do dente.

Bochechos com sal e água morna podem ajudar a eliminar as bactérias.

A escovação de dentes é necessária nesse período, porém ela não deve ocorrer com a aplicação de muita força.

Não é recomendado que se escove o local de onde o dente foi retirado, evitando feridas e machucados. É preciso usar escovas macias e fios dentais para realizar a higienização.

Fumar e assoar o nariz também são atitudes que devem ser evitadas após uma cirurgia de extração de dente.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!