Língua fissurada é inofensiva e pode ter causas genéticas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A língua é um dos órgãos mais utilizados pelo ser humano. Nos processos de fala e de mastigação, entre tantos outros, ela é fundamental. Porém, a língua não está livre de má formações, como é o caso da língua fissurada

O aparecimento de cortes na língua gera preocupações e desconforto em qualquer um. Porém, a língua fissurada, na maioria das vezes, não representa um risco à saúde.

Língua fissurada se caracteriza pela presença de sulcos e rachaduras, que medem entre 2 e 6 milímetros. Não é considerada uma patologia, sendo frequente em pessoas saudáveis, porém também pode estar relacionada a algumas doenças e síndromes.

As pessoas que estão mais propensas à ocorrência da língua fissurada são pessoas com língua geográfica, os portadores de síndrome de Down ou psoríase, além de outras síndromes como a de Sjögren ou a de Melkersson-Rosentha.

Causas da língua fissurada

Em geral, a ocorrência de fissuras na língua está relacionada a um fator genético e hereditário. Quem possui língua fissurada, em geral, tem parentes com o mesmo problema.

Para quem nasce com a condição, a convivência com as rachaduras na região da língua é comum. Porém, existem substâncias que podem provocar os sulcos na língua de pessoas sensíveis.

Entre elas, estão substâncias ácidas, como certas frutas, substâncias apimentadas, salgadas ou o tabaco. O uso excessivo do tabaco resseca a boca. Isso favorece o aparecimento de rachaduras na língua.

O estresse e a ansiedade também podem provocar cortes na língua.

Tratamentos da língua fissurada

Como a língua rachada não é uma patologia, não existe tratamento.

Em casos mais graves, nos quais as fissuras na língua são mais profundas do que o normal, um profissional da área da odontologia pode ser consultado para verificação dos tratamentos possíveis.

Caso as rachaduras sejam provocadas pela ingestão de substâncias ácidas ou pelo consumo de cigarros, uma mudança de hábitos deve solucionar o problema.

Riscos da língua fissurada

O perigo relacionado à língua com fissuras está no fato de que os sulcos facilitam o acúmulo de bactérias dentro da cavidade bucal.

Essas bactérias podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de mau hálito na boca do paciente, além de outras diversas doenças que ameaçam a qualidade de vida.

Por isso, é de extrema importância que o portador de língua com fissuras faça uma boa higienização bucal diária.

Assim, recomenda-se o uso de escovas de dentes macias e creme dental adequado. A limpeza pode ser complementada com o uso correto do fio dental e de enxaguantes bucais.

O que pode ser a língua branca?

É comum que certo esbranquiçamento da língua ocorra pelo acúmulo de bactérias ou alimentos nas papilas gustativas. Porém, o aparecimento de placas e manchas brancas e ásperas na língua pode ser sinal de leucoplasia.

O que causa a língua geográfica?

A língua geográfica é uma condição natural do corpo. Não possui causas específicas, podendo estar relacionada à questões genéticas ou à psoríase.

Ela é caracterizada pela presença de lesões em relevo na área da língua, principalmente nas laterais ou na parte de trás. lÉ comum que a língua fissurada seja confundida com língua geográfica.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

One Reply to “Língua fissurada é inofensiva e pode ter causas genéticas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.