Protusão na mandíbula causa deformidade facial

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Podendo definir toda a estética facial, a protusão é um problema comum e que possui tratamento

Há diversas doenças bucais que podem afetar a estética do seu sorriso. No entanto, algumas delas podem ir além e prejudicar toda a estética facial. A protusão é uma dessas doenças.

Nós já conversamos aqui sobre a retrusão, que é muito parecida com a protusão – na verdade, elas são duas faces de um mesmo problema. Então, nosso primeiro passo é diferenciá-las: o que é a protusão?

A protusão ou protrusão, é a posição da mandíbula à frente da maxila. Também é chamada de Classe III. Pode ser ocasionada porque a maxila cresceu menos do que a mandíbula, ou porque a mandíbula cresceu mais do que a maxila.

Esse quadro leva a deformidade facial, problemas na arcada dentária e pode impossibilitar que os dentes se encaixem quando o paciente fecha a boca.

Quais são as causas da protusão?

A protusão na mandíbula pode ser um fator genético. Nesses casos, não pode ser evitada.

No entanto, os pacientes com protrusão hereditária podem apresentar sinais do problema mais cedo e, assim, iniciar o tratamento mais jovens, o que é uma vantagem.

O problema também pode surgir de maus hábitos na primeira infância, como chupar o dedo. Quando somos crianças, nossos ossos ainda estão em crescimento – e nossos comportamentos podem influenciar nesse processo.

Algumas ações podem fazer com que a maxila cresça menos ou que a mandíbula cresça mais do que deveria.

protrusão costuma ser identificada e diagnosticada ainda na adolescência, por volta dos 12 anos. Crianças que mantêm um acompanhamento regular no dentista podem identificar o problema ainda antes, dependendo do grau do problema ou sua causa de origem.

E qual o tratamento para protusão?

A protusão da mandíbula pode ser tratada de mais de uma maneira. O que define seu tratamento, em primeiro lugar, é o grau da doença.

Pacientes com casos mais graves, têm apenas a cirurgia ortognática como solução, combinada a outros tratamentos ortodônticos – como o uso de aparelhos ortodônticos.

A cirurgia se torna o único caminho quando os aparelhos não conseguirem resolver o problema.

Grande parte dos casos conseguem ser tratados unicamente com aparelhos ortodônticos – mas não são tratamentos rápidos e costumam envolver mais do que o aparelho fixo tradicional.

Além do uso de aparelho, o paciente pode necessitar da extração de um ou mais dentes. Isso porque a Classe III também afeta os dentes, deixando-os tortos ou não deixando espaço suficiente na arcada dentária.

No entanto, é importante ressaltar que as extrações devem ser feitas com cautela, para que o paciente não tenha problemas posteriores com a mastigação ou com a substituição desses dentes por próteses.

O problema é de fato resolvido?

Sim! Mesmo se você sofrer de um caso grave de protusão mandibular, há recuperação total. A cirurgia ortognática ou o uso de aparelhos ortodônticos conseguem colocar a mandíbula em seu devido lugar.

E, como consequência, reestabelecer a harmonia facial.

Se você não tem certeza se sofre de protusão, procure um ortodontista para exames e uma conversa detalhada. Quanto antes o tratamento começar, mais cedo os resultados irão aparecer!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.