PACIENTES

Protusão na mandíbula causa deformidade facial

Protusão na mandíbula causa deformidade facial

Podendo definir toda a estética facial, a protusão é um problema comum e que possui tratamento

Há diversas doenças bucais que podem afetar a estética do seu sorriso. No entanto, algumas delas podem ir além e prejudicar toda a estética facial. A protusão é uma dessas doenças.

Nós já conversamos aqui sobre a retrusão, que é muito parecida com a protusão – na verdade, elas são duas faces de um mesmo problema. Então, nosso primeiro passo é diferenciá-las: o que é a protusão?

A protusão ou protrusão, é a posição da mandíbula à frente da maxila. Também é chamada de Classe III. Pode ser ocasionada porque a maxila cresceu menos do que a mandíbula, ou porque a mandíbula cresceu mais do que a maxila.

Esse quadro leva a deformidade facial, problemas na arcada dentária e pode impossibilitar que os dentes se encaixem quando o paciente fecha a boca.

Quais são as causas da protusão?

A protusão na mandíbula pode ser um fator genético. Nesses casos, não pode ser evitada.

No entanto, os pacientes com protrusão hereditária podem apresentar sinais do problema mais cedo e, assim, iniciar o tratamento mais jovens, o que é uma vantagem.

O problema também pode surgir de maus hábitos na primeira infância, como chupar o dedo. Quando somos crianças, nossos ossos ainda estão em crescimento – e nossos comportamentos podem influenciar nesse processo.

Algumas ações podem fazer com que a maxila cresça menos ou que a mandíbula cresça mais do que deveria.

protrusão costuma ser identificada e diagnosticada ainda na adolescência, por volta dos 12 anos. Crianças que mantêm um acompanhamento regular no dentista podem identificar o problema ainda antes, dependendo do grau do problema ou sua causa de origem.

E qual o tratamento para protusão?

A protusão da mandíbula pode ser tratada de mais de uma maneira. O que define seu tratamento, em primeiro lugar, é o grau da doença.

Pacientes com casos mais graves, têm apenas a cirurgia ortognática como solução, combinada a outros tratamentos ortodônticos – como o uso de aparelhos ortodônticos.

A cirurgia se torna o único caminho quando os aparelhos não conseguirem resolver o problema.

Grande parte dos casos conseguem ser tratados unicamente com aparelhos ortodônticos – mas não são tratamentos rápidos e costumam envolver mais do que o aparelho fixo tradicional.

Além do uso de aparelho, o paciente pode necessitar da extração de um ou mais dentes. Isso porque a Classe III também afeta os dentes, deixando-os tortos ou não deixando espaço suficiente na arcada dentária.

No entanto, é importante ressaltar que as extrações devem ser feitas com cautela, para que o paciente não tenha problemas posteriores com a mastigação ou com a substituição desses dentes por próteses.

O problema é de fato resolvido?

Sim! Mesmo se você sofrer de um caso grave de protusão mandibular, há recuperação total. A cirurgia ortognática ou o uso de aparelhos ortodônticos conseguem colocar a mandíbula em seu devido lugar.

E, como consequência, reestabelecer a harmonia facial.

Se você não tem certeza se sofre de protusão, procure um ortodontista para exames e uma conversa detalhada. Quanto antes o tratamento começar, mais cedo os resultados irão aparecer!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também