Limpador de língua é essencial para manter a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba para que é recomendado e como utilizar o limpador de língua

Assim como os dentes e toda a estrutura da cavidade bucal, na hora de higienização, a língua também deve ser limpa. Por isso, saber utilizar o limpador de língua é essencial para manter a saúde bucal em dia.

Mas, você sabe para que serve o limpador de língua?

Como o próprio nome revela, o limpador de língua é um instrumento de higiene bucal que serve para higienizar a língua de forma eficaz, eliminando o acúmulo de bactérias e evitando o surgimento de doenças orais.

Por que é tão importante limpar a língua?

Continue por aqui e entenda a importância desse utensílio de higiene bucal!

Quais os Perigos Envolvem uma Má Higiene Lingual?

Do mesmo modo que os dentes, a língua também faz parte do processo de mastigação e está diretamente em contato com os alimentos, o que a faz um ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos na boca.

Entre nossos dentes existem pequenos espaços onde normalmente acumulam-se restos alimentares que nutrem bactérias prejudiciais à saúde bucal.

Tais restos são impossíveis de serem limpos com a escova de dentes comum, daí a necessidade de usar o fio dental.

Com a língua não é diferente. Apesar de não enxergarmos tão perfeitamente, as bactérias também encontram um local para se alojarem ali.

Microscopicamente falando, nossa língua é como uma floresta, constituída pelas papilas gustativas. Dessa forma, os espaços entre as papilas gustativas permitem diversos acúmulos que levam à proliferação bacteriana.

Uma vez que a limpeza nessa região é negligenciada, diversas condições podem afetar a saúde bucal, por exemplo:

Para evitar quaisquer das condições acima é necessário manter a língua bem higienizada, o que pode levar menos de um minuto durante a escovação dos dentes.

Qual a Diferença Entre um Limpador e um Raspador de Língua?

Pra manter a higiene da língua sempre em dia, o mercado oferece hoje dois diferentes produtos de higiene bucal que realizam essa função com eficácia. O limpador e o raspador de língua.

Na verdade, esteticamente falando, um limpador de língua pode ser muito similar ao raspador comum. Contudo, apesar de possuírem a mesma finalidade, ambos os produtos também possuem suas diferenças.

Os raspadores são os instrumentos mais tradicionais encontrados no mercado para realizar a higienização da língua. Ele possui um formato anatômico, sendo uma haste de plástico ou metal com uma ponta oval.

Para utilizá-lo, é preciso uma ação mecânica para raspar delicadamente a língua, desde o fundo até a ponta, removendo os acúmulos e a placa bacteriana.

Por outro lado, o limpador lingual se diferencia por possuir cerdas. Ele pode conter o mesmo formato do raspador de língua (porém com cerdas) ou pode vir acoplado na parte de trás de uma escova de dentes comum.

Muito se especula sobre qual é o melhor produto para realizar a limpeza da língua.

Dentre as vantagens de cada um, o raspador é uma boa alternativa para quem é mais sensível à ânsias durante a higienização. Já o limpador pode realizar uma limpeza mais profunda com um esforço mecânico similar.

Um estudo publicado pelo Jornal de Ciências Odontológicas Aplicadas em 2008, nos Estados Unidos, apontou que o uso do limpador de línguas acoplado na escova dental possui eficácia muito similar ao raspador comum.

Dessa forma, cabe ao consumidor, baseado nas orientações de seu dentista, optar pelo modelo que melhor supre as suas necessidades.

No entanto, para qualquer das opções, é preciso tomar o máximo de cuidado quanto ao seu uso diário excessivo para não danificar ou dobrar as papilas gustativas contra a própria parede lingual.

Por isso, ressaltamos que a orientação e acompanhamento odontológico é sempre recomendado para a manutenção da saúde bucal.

Por Que Devo Utilizar o Limpador e Não Uma Escova de Dentes Comum?

Além das opções retratadas acima, muitos optam pela limpeza da língua utilizando as cerdas da própria escova de dentes comum.

Apesar de não possuir contraindicações, o uso da escova de dentes pode ser menos eficiente que a utilização do limpador ou raspador.

Isso porque as cerdas da escova comum são projetadas especialmente para limpar a superfície dos dentes que, diferentemente da língua, possui uma superfície lisa.

Com uma superfície áspera e cheia de reentrâncias, a língua não é totalmente higienizada com o uso das cerdas.

Estima-se que, em média, o uso da escova de dentes para limpar a língua reduz a produção de compostos sulfurados voláteis (CSV) – gases responsáveis pela halitose – em 45%

Já o raspador de língua reduz sua produção em cerca de 75%. Por isso, o uso de instrumentos específicos para a limpeza da língua é recomendado no lugar das cerdas da escova de dentes.

Como Usar o Limpador de Língua?

Utilizar o limpador de línguas não é uma tarefa difícil e não tomará muito do seu tempo durante a escovações do dente. Veja a seguir como o usar o limpador de língua:

  1. Em primeiro lugar, você pode optar por limpar a língua antes ou depois de escovar os dentes, não há uma regra quanto a isso;
  2. Por possuir cerdas, a limpeza do limpador deve ser observada com mas atenção. Por isso, limpe-o sempre antes e depois de utilizá-lo para evitar o acúmulo de bactérias entre as cerdas;
  3. Inicie a limpeza a partir da parte mais funda da língua, movimentando o limpador no sentido da ponta;
  4. Dedique-se a toda extensão da língua e não apenas ao centro;
  5. O uso do creme dental não é obrigatório para realizar a limpeza. Mas, se você optar por limpá-la após os dentes, pode utilizar o resto da espuma para deslizar o instrumento mais facilmente sobre a superfície da língua;
  6. O movimento de limpeza deve ser repetido algumas vezes antes de finalizar o processo;
  7. Por último, enxágue bem a boca para remover as bactérias e restos de alimentos que se soltaram da língua durante a limpeza.

Viu como utilizar o limpador de língua é importante para a saúde bucal? Lembre-se que, aliado aos cuidados bucais, a consulta de rotina ao dentista é sempre importante para manter o seu sorriso sempre em dia.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.