Conheça a língua geográfica, um distúrbio do corpo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

As manchas vermelhas podem causar dores e desconfortos

A língua, assim como boa parte da cavidade oral, também é uma área afetada por doenças e distúrbios. Uma dessas alterações é a língua geográfica.

Nesse artigo, nós vamos conversar sobre o que é, sintomas e tratamentos da língua geográfica. Fique atento!

A língua geográfica é uma alteração que forma manchas vermelhas na língua com bordas brancas. Essas manchas, na verdade, são locais com ausência de papilas gustativas.

Como funciona a língua geográfica?

A ausência de papilas gustativas não tem uma razão específica. Na maioria dos casos, é um problema familiar e genético.

Também pode haver relações com psoríase. Pacientes com esse distúrbio costumam apresentar a glossite migratória benigna.

Essa alteração é normal e migratória. Ou seja, as manchas vão “mudando” de lugar com o tempo. No entanto, pode causar dores e desconfortos.

Quais os sintomas dessa alteração?

A língua geográfica é bastante simples de ser notada. Não há sintomas relacionados a ela, mas sua aparência é o suficiente para diagnóstico.

Você vai notar áreas vermelhas, normalmente circulares, com bordas brancas e irregulares. Essas áreas podem ficar mais sensíveis, mas nada que impeça sua alimentação ou fala.

Em alguns casos raros, o paciente pode sentir dor após consumir alimentos ácidos ou condimentados. Nesses casos, é melhor procurar tratamento.

Qual o tratamento ideal?

Como não é uma doença e nem causa problemas maiores à saúde, normalmente não é feito tratamento. O paciente só deve manter a higiene bucal em dia, como de rotina.

No entanto, caso você tenha muitas manchas e sinta muita sensibilidade ao se alimentar, há tratamentos. Eles são focados em aliviar os sintomas. Os tratamentos são:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios: ajudam a aliviar a dor que pode surgir após a alimentação;
  • Enxaguante bucal e pomadas anestésicas: uma forma rápida de aliviar a dor;
  • Remédios corticoides: é o último recurso usado. Só é indicado quando os analgésicos não funcionam!
  • Não há cura para a língua geográfica. Portanto, se você é um dos casos que sofre com sensibilidade, esses são os únicos tratamentos disponíveis.

Também é importante que você regule sua alimentação. Evitar alimentos ácidos e excesso de condimentos não deixa de ser um tratamento para evitar dores e desconfortos.

É possível evitar?

Como sua causa não é definida, não há medida de prevenção efetiva.

Se você se enquadra no “quadro de risco”, por ter casos na família ou psoríase, o melhor caminho é evitar alimentos ácidos. Manter uma boa higiene bucal também é essencial.

Existem outros problemas “normais” da língua?

A língua pode apresentar vários problemas que são considerados normais. A maioria deles, como a língua geográfica, só alteram sua estética.

O que classifica uma situação como normal é o quanto ela afeta a saúde e a qualidade de vida do paciente. Mesmo assim, ao notar uma anomalia, não deixe de ir ao dentista.

Apenas um profissional pode indicar se o seu problema é normal ou não. É ele também quem indica as melhores formas de lidar com o seu distúrbio.

Nós já conversamos aqui sobre outro tipo de distúrbio comum e normal: a língua fissurada. Nesse caso, a estética da língua é comprometida.

A língua geográfica é um problema fácil de ser resolvido. Portanto, não deixe de visitar seu dentista quando notar os primeiros sinais!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.