Conheça a língua geográfica, um distúrbio do corpo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

As manchas vermelhas podem causar dores e desconfortos

A língua, assim como boa parte da cavidade oral, também é uma área afetada por doenças e distúrbios. Uma dessas alterações é a língua geográfica.

Nesse artigo, nós vamos conversar sobre o que é, sintomas e tratamentos da língua geográfica. Fique atento!

A língua geográfica é uma alteração que forma manchas vermelhas na língua com bordas brancas. Essas manchas, na verdade, são locais com ausência de papilas gustativas.

Como funciona a língua geográfica?

A ausência de papilas gustativas não tem uma razão específica. Na maioria dos casos, é um problema familiar e genético.

Também pode haver relações com psoríase. Pacientes com esse distúrbio costumam apresentar a glossite migratória benigna.

Essa alteração é normal e migratória. Ou seja, as manchas vão “mudando” de lugar com o tempo. No entanto, pode causar dores e desconfortos.

Quais os sintomas dessa alteração?

A língua geográfica é bastante simples de ser notada. Não há sintomas relacionados a ela, mas sua aparência é o suficiente para diagnóstico.

Você vai notar áreas vermelhas, normalmente circulares, com bordas brancas e irregulares. Essas áreas podem ficar mais sensíveis, mas nada que impeça sua alimentação ou fala.

Em alguns casos raros, o paciente pode sentir dor após consumir alimentos ácidos ou condimentados. Nesses casos, é melhor procurar tratamento.

Qual o tratamento ideal?

Como não é uma doença e nem causa problemas maiores à saúde, normalmente não é feito tratamento. O paciente só deve manter a higiene bucal em dia, como de rotina.

No entanto, caso você tenha muitas manchas e sinta muita sensibilidade ao se alimentar, há tratamentos. Eles são focados em aliviar os sintomas. Os tratamentos são:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios: ajudam a aliviar a dor que pode surgir após a alimentação;
  • Enxaguante bucal e pomadas anestésicas: uma forma rápida de aliviar a dor;
  • Remédios corticoides: é o último recurso usado. Só é indicado quando os analgésicos não funcionam!
  • Não há cura para a língua geográfica. Portanto, se você é um dos casos que sofre com sensibilidade, esses são os únicos tratamentos disponíveis.

Também é importante que você regule sua alimentação. Evitar alimentos ácidos e excesso de condimentos não deixa de ser um tratamento para evitar dores e desconfortos.

É possível evitar?

Como sua causa não é definida, não há medida de prevenção efetiva.

Se você se enquadra no “quadro de risco”, por ter casos na família ou psoríase, o melhor caminho é evitar alimentos ácidos. Manter uma boa higiene bucal também é essencial.

Existem outros problemas “normais” da língua?

A língua pode apresentar vários problemas que são considerados normais. A maioria deles, como a língua geográfica, só alteram sua estética.

O que classifica uma situação como normal é o quanto ela afeta a saúde e a qualidade de vida do paciente. Mesmo assim, ao notar uma anomalia, não deixe de ir ao dentista.

Apenas um profissional pode indicar se o seu problema é normal ou não. É ele também quem indica as melhores formas de lidar com o seu distúrbio.

Nós já conversamos aqui sobre outro tipo de distúrbio comum e normal: a língua fissurada. Nesse caso, a estética da língua é comprometida.

A língua geográfica é um problema fácil de ser resolvido. Portanto, não deixe de visitar seu dentista quando notar os primeiros sinais!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!