Principais cuidados com a saúde bucal do idoso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Alguns cuidados específicos ajudam a preservar a saúde bucal de pessoas mais velhas

É natural que, com o passar do tempo, a nossa saúde se torne mais frágil. Por isso, é de extrema importância que os cuidados sejam redobrados. A saúde bucal do idoso não fica fora dessa conta e necessita de atenção especial.

Casos de idosos que perdem seus dentes e são obrigados a substituí-los por próteses e dentaduras são comuns. Isso acontece em consequência de doenças ou falta de cuidados adequados com a saúde bucal do idoso.

Manter a saúde bucal do idoso não consiste apenas na preservação dos dentes em seu estado natural. Ela se refere também à constante manutenção da saúde da boca em busca de uma maior qualidade de vida. Porém, existem alguns cuidados com os dentes dos idosos que podem ser tomados.

Cuidados com a saúde bucal do idoso

  • Higiene bucal

Muitas vezes, a fraqueza muscular que acomete os idosos dificulta o processo de higienização bucal. Escovar os dentes e passar fio dental, por exemplo, deixam de ser tarefas simples.

Mesmo assim, é importante que se mantenham os hábitos de cuidado com a higiene para impedir o acúmulo de bactérias nos dentes, causadoras de doenças.

É indicado que, além dos dentes, se escove a língua, pois ela também pode ser local de acúmulo de bactérias. O uso de uma escova elétrica pode facilitar a higienização da boca para aqueles que possuem mobilidade reduzida ou dificultada.

  • Tomar água

A sensação de boca seca é comum em idosos. Ela pode ser fruto de doenças ou do uso de determinados medicamentos.

A falta de saliva pode prejudicar a digestão e a deglutição dos alimentos, e também a proteção dos dentes. Assim, aumenta a chance de cáries e doenças periodontais afetarem o paciente.

Uma das opções para sanar o problema é a maior ingestão de água. Existem também opções de salivas artificiais que podem ser utilizadas por quem sofre com o problema. Porém, se a questão não for resolvida, um profissional deve ser consultado.

  • Odontogeriatria

No mundo da odontologia, existe uma especialidade específica para os idosos, a chamada odontogeriatria.

Seu objetivo é promover a saúde bucal do idoso, reforçando os hábitos de higiene oral e controlando os riscos de doenças.

Além disso, a odontogeriatria ainda está a cargo de alguns tratamentos odontológicos para idosos, inclusive aqueles que pretendem gerar mais conforto e bem-estar, como instalação de implantes.

Geralmente, o profissional especializado em odontogeriatria atua aliado a profissionais de outras especialidades médicas, promovendo a saúde completa do idoso.

O foco do dentista especializado em odontogeriatria é a manutenção e cuidado com os dentes dos idosos.

Problemas que afetam a saúde bucal do idoso

Existem alguns problemas da saúde bucal que têm maior incidência entre os idosos, como:

  • Cáries, que são frutos do acúmulo de bactérias e geram dor e desconforto;
  • Doenças da gengiva, também fruto do acúmulo de placa bacteriana;
  • Diminuição da sensibilidade da gustativa, natural do envelhecimento. Ela pode gerar exagero de substâncias prejudiciais à saúde bucal, como sal e açúcar;
  • Perda de tonicidade da língua;
  • Retração gengival;
  • Perdas dentárias;
  • Lesões na boca;
  • Inflamações ou infecções;
  • Problemas decorrentes de próteses velhas ou mal-adaptadas.

A prevenção e o tratamento desses problemas são essenciais para a perfeita preservação da saúde bucal do idoso.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!