Formigamento no rosto pode ser causado por problemas bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Sensações incômodas podem estar ligadas com alterações bucais

Ninguém gosta de sentir sensações incômodas na região da face, como um formigamento no rosto. Para resolver esse desconforto, é preciso entender o que está causando.

Neste artigo vamos evidenciar alguns dos possíveis motivos para o formigamento no rosto. Mas você sabia que esse formigamento pode ser um sinal de problemas odontológicos?

Alguns dos problemas odontológicos mais comuns podem estimular nervos na face e, consequentemente, provocar dormência e formigamento no rosto.

Conheça algumas das disfunções que podem estar associadas ao formigamento na cabeça.

Abscesso dentário

O abscesso dentário é caracterizado pelo acúmulo de pus na região dos dentes ou da gengiva. Dessa maneira, é formada uma espécie de bolsa esbranquiçada.

Em geral, seu aparecimento está relacionado a ação de bactérias na cavidade oral, gerando sintomas como dores de dente, sensibilidade, mau hálito e inchaço.

Entre os possíveis tratamentos para o problema, podemos citar a drenagem do pus, a raspagem das raízes dos dentes e a feitura de um tratamento de canal.

Pulpite

Pulpite também pode ser uma causa para o formigamento do rosto. Esse problema é caracterizado por ser uma inflamação na polpa do dente (sua parte interna) causada pela ação de bactérias.

Contudo, seu aparecimento também pode estar relacionado a lesões no dente, bruxismo ou, até mesmo, repentinas mudanças de temperatura.

A pulpite pode ser tratada com restaurações dentárias. Em casos mais graves, é realizada uma pulpectomia.

Periodontite

Periodontite também é uma doença da cavidade oral ocasionada pela proliferação de bactérias e microrganismos nocivos em nossa boca.

Nesse caso, a doença ataca a gengiva e os ossos e ligamentos ao seu redor. Mau hálito, sangramentos, inchaços e sensibilidade são características.

Por ser uma doença já em estado avançado, a periodontite não conta com cura, apenas com tratamentos. Dessa maneira, eles podem ser cirúrgicos ou não.

DTM

A disfunção temporomandibular, que afeta a articulação temporomandibular (ATM), pode estar diretamente relacionada com a sensação de dormência no rosto.

A ATM é a articulação que liga a mandíbula ao crânio, responsável pela movimentação do maxilar inferior. As disfunções dessa articulação podem advir de traumas, estresse ou deformações faciais.

Além disso, entre seus sintomas podem estar dores de cabeça, dores de ouvido, dificuldades de movimentação da boca, sensação de desencaixe entre os dentes.

Posteriormente ao seu diagnóstico, o tratamento pode ser feito com o auxílio de profissionais de diversas especialidades.

Uma das maneiras de amenizar sintomas é a aplicação de bolsas de água quente, uso de relaxante muscular, anti-inflamatórios ou analgésicos e exercícios de relaxamento.

Parestesia Oral

A parestesia não é uma doença odontológica, mas pode estar relacionada.  Isso porque ela consiste na sensação de formigamento ou dormência da face advinda de uma má aplicação anestésica em um procedimento cirúrgico.

Essa complicação afeta os nervos da nossa boca e prolonga a sensação de dormência. Em geral, intervenções como a colocação de implantes dentários, colocados muito próximos a algum nervo, correm um maior risco de parestesia.

Na maioria das vezes, o problema não necessita de tratamentos, uma vez que as funções tendem a desaparecer de forma espontânea.

Em alguns casos, podem ser indicados o uso de complexos com vitamina B ou a aplicação de compressas de água quente.

Agora que você já conhece as possíveis causas, não esqueça de consultar seu dentista de confiança em casos de formigamento no rosto.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!