Estresse abala sistema imunológico e saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O estresse tem diversos efeitos negativos no corpo e a saúde bucal não fica de fora

Nossa vida está cada vez mais corrida e cheia de situações desafiantes que geram estresse. É uma grande cobrança física e mental que pode resultar em sérios danos na nossa saúde, incluindo a saúde bucal.

É importante que saibamos identificar os sinais do estresse para evitarmos doenças graves. Confira nossas dicas e aprenda a ler os recados do seu corpo!

O estresse é uma reação do corpo para reagir em situações de risco ou problemas que exigem muito da nossa concentração.

No entanto, na rotina que vivemos, podemos encontrar diversos desses problemas e riscos durante o dia. Isso gera uma excitação hormonal no corpo que passam a ser nocivos, criando doenças e quadros clínicos preocupantes.

Como ele impacta nosso corpo?

Excitação Hormonal

Quando entramos em uma situação estressante, há a liberação de hidrocortisona, cortisol e  adrenalina. Essas três substâncias são responsáveis pela regulação do sistema imune.

Ou seja, o estresse desencadeia uma resposta inflamatória acentuada em qualquer região do corpo, podendo até acentuar inflamações pré-existentes.

Para combater esse efeito, as glândulas suprarrenais aumentam a secreção de glicocorticóides. Em uma situação comum, isso é o suficiente para resolver o problema.

Porém, quando o estresse se torna crônico, as glândulas suprarrenais param de funcionar – o que nos leva a procurar refúgio em doces e alimentos gordurosos.

Quais os principais efeitos do estresse na saúde bucal?

sintomas do estresse

Por ter esse aspecto inflamatório, o estresse pode gerar uma infinidade de problemas no nosso corpo. No entanto, quando falamos de saúde bucal, há alguns problemas clássicos.

Separamos seis efeitos do estresse na saúde bucal:

  • Xerostomia: a famosa boca seca, que, além de causar incômodos, deixa nossa boca desprotegida.
  • Cáries: um dos problemas mais comuns da odontologia, a cárie pode levar a perda do dente.
  • Gengivite: a doença da gengiva mal tratada leva a perda de dentes e a perda óssea!
  • Lesões na boca: as lesões na boca são incomodas, as vezes muito dolorosas, e abrem caminho para bactérias e vírus.
  • Herpes: como dissemos, o estresse está diretamente ligado ao sistema imunológico. Com o sistema em baixa, a herpes aparece nos lábios e causa incomodo, além de ser transmissível.
  • Bruxismo e DTM: situações estressantes podem levar a contração muscular e ao hábito de apertar os dentes (bruxismo). Além de comprometer a estrutura dos dentes, esse hábito leva a DTM, uma das doenças mais complexas da odontologia.

Ao se deparar com uma dessas doenças, procure seu dentista. Juntos, vocês irão tentar chegar a raiz do problema – que pode ser o estresse.

Se esse for o caso, é preciso muito mais do que tratar apenas a parte odontológica. Leia as reações do corpo para entender quando procurar ajuda!

Como evitar esses efeitos?

Estresse impacta na saúde bucal

Não existe uma fórmula contra o estresse – infelizmente. No entanto, há uma série de atitudes que podemos colocar em prática para ajudar nosso corpo.

A primeira, claro, é manter um estilo de vida saudável. Comer bem, beber bastante água, manter uma boa higiene bucal e praticar algum exercício físico semanalmente pode fazer milagres com seu corpo!

A segunda dica é a terapia. Ao contrário do que se acredita, a terapia não é destinada apenas a pessoas com problemas psicológicos. O terapeuta ajudará você a lidar com situações do dia a dia que causam essa descarga hormonal de uma forma diferente, diminuindo seu nível de estresse.

Não deixe de procurar ajuda e tratamentos! O estresse é um problema real e pode prejudicar gravemente seu corpo e sua saúde mental!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.