Depressão pode interferir diretamente na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A depressão é extremamente grave e acomete milhões de pessoas no mundo inteiro

Você já ouviu dizer que quando a pessoa sofre de depressão ela apresenta um sorriso amarelado? A expressão não se refere necessariamente a cor dos dentes, mas em alguns casos pode acabar se tornando verdadeira.

Estudos relatam que a depressão, uma doença bastante grave, afeta cerca de 7% de toda a população mundial.

Quando não possuem o acompanhamento adequado, pacientes com depressão podem acarretar problemas sérios, que inclusive afetam a sua saúde bucal.

Sobre a depressão

A anomalia acompanha a humanidade ao longo de toda a sua existência. Indivíduos acometidos pela depressão apresentam uma tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo e apetite e fortes oscilações de humor, que podem inclusive desencadear pensamentos suicidas.

Então, é imprescindível que ao apresentar qualquer um desses sinais de depressão, o indivíduo consulte um profissional, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento do problema.

Depressão Vs. Saúde Bucal

Um dos principais efeitos da depressão na saúde bucal surge com a negligência da higiene bucal. Isso aumenta consideravelmente a incidência de periodontites, cáries, perdas dentárias e diversos outros problemas bucais.

Além disso, pacientes que sofrem com essa terrível doença tendem a utilizar antidepressivos, uma medicação que pode desencadear a xerostomia.

Essa anormalidade gera diminuição da produção de saliva, elemento fundamental para a saúde de nossa cavidade bucal.

Quais são os melhores tratamentos para o problema

Logicamente, os melhores tratamentos para o problema visam principalmente a cura da depressão, e não somente os efeitos dela na saúde bucal.

É claro que os dentes devem ser restaurados e todos os procedimentos odontológicos necessários devem ser realizados para proporcionar o melhor bem-estar possível ao paciente.

Porém, uma vez que o tratamento não cuida das origens do problema, dificilmente os sintomas serão controlados e deixarão de afetar a saúde bucal do paciente.

Portanto, é recomendável que haja um tratamento conjunto de profissionais como médicos, psicólogos e dentistas, inclusive para prevenir interações medicamentosas perigosas.

Vale ressaltar que o atendimento deve ser extremamente cauteloso, oferecendo uma consulta bastante humanizada e individual para cada paciente. Isso varia bastante de acordo com a condição psicológica de cada um deles.

Como se prevenir

Todo mundo sabe que a prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso, é primordial que o paciente mantenha uma excelente rotina de escovação para evitar os mais diversos problemas de saúde bucal existentes.

Como já dissemos, o paciente normalmente não consegue efetuar suas atividades, incluindo a higienização bucal.

Sabendo disso, a pessoa acometida pela depressão deve ser auxiliada por um membro da família durante a realização de seus hábitos de limpeza. Essa ajuda também serve durante o acompanhamento do tratamento.

Confira algumas medidas que podem ser tomadas para aliviar os sintomas da depressão:

  • Realizar atividades físicas regularmente;
  • Manter uma alimentação equilibrada;
  • Efetuar atividades prazerosas e possuir um convívio social regular;
  • Realizar terapias psicológicas, procurando trabalhar as origens emocionais da doença.

Concluímos que tratar a relação entre depressão e saúde bucal é essencial, já que é uma vida de mão dupla. É possível que a perda de dentes e de um sorriso bonito sejam razões para desencadear a doença. E pode ser que a doença motive a pessoa não fazer uma higiene bucal adequada.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.