Frutas cítricas podem prejudicar o esmalte do dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Se consumidas em excesso, as frutas ácidas causam sensibilidade

Frutas são alimentos que oferecem uma série de benefícios para a saúde. Elas têm fibras, proteínas, vitaminas, sais minerais e vários nutrientes. Mas você sabia que é preciso ter cuidado com as frutas cítricas?

Quando consumidas em excesso, as frutas cítricas podem fazer mal para os dentes e afetar a saúde bucal.

Frutas cítricas têm alta concentração de ácido cítrico e vitamina C. Esse grupo de frutas é originária das regiões tropicais e subtropicais da Ásia, mas se adaptaram muito bem no nosso país.

Grande parte das frutas cítricas também apresentam boas quantidades de potássio, vitamina A e flavonóides. Confiras algumas frutas consideras cítricas:

  • Laranja;
  • Limão;
  • Tangerina (também conhecida como mexerica ou bergamota);
  • Cidra;
  • Pomelo;
  • Lima-da-pérsia;
  • Morango;
  • Kiwi;
  • Tomate;
  • Abacaxi.

Frutas Cítricas e a Erosão do Esmalte

Alimentos cítricos causam erosão no esmalte

Por serem alimentos com o pH elevado, as frutas cítricas causam sensibilidade e corroem o esmalte ao entrar em contato com os dentes. Também podem enfraquecer, causar manchas e cáries.

Esse processo é chamado de erosão ácida, ou seja, a perda do esmalte dentário. Se tornou uma consequência bastante comum após a virada do século XXI por causa da mudança de hábitos alimentares.

Os principais sintomas da erosão dental causadas pelas frutas ácidas são: sensibilidade, amarelamento dos dentes, dentes arredondados, transparência e lesões da região oclusal.

Para corrigir o problema de erosão dental, o dentista pode fazer uma restauração no dente e corrigir a superfície que foi prejudicada. Dependendo da gravidade, pode reconstruir os dentes por meio de implantes.

Por fim, se a estrutura dentária estiver comprometida por inteiro, o profissional terá de efetuar uma exodontia do dente, colocando uma prótese em seguida.

Como evitar a erosão por frutas cítricas?

Evite as consequências das frutas ácidas

Para evitar as consequências da fruta cítrica, o primeiro passo é não ingerir em excesso. Se por um lado, esse grupo de alimentos pode fazer mal para o esmalte do dente, por outro, contém nutrientes indispensáveis para o corpo.

São importantes para o fortalecimento do sistema imunológico, protegem contra gripes e infecções, e também atuam na prevenção de envelhecimento das células.

Após a ingestão de alimentos cítricos, não escove os dentes imediatamente. Confira outras dicas para evitar imperfeições no sorriso por conta da erosão ácida:

  • Após consumir frutas cítricas, espere alguns minutos para escovar o dente;
  • Utilize cremes dentais com baixa abrasividade e boa quantidade de flúor;
  • Hidrate-se. A água ajuda a produzir saliva, e ambas diluem o ácido;
  • Balanceie a alimentação. Diminua a quantidade de alimentos cítricos.

É importante ressaltar que além dessas pequenas ações pontuais, também é importante manter sempre os cuidados bucais. Escovar os dentes ao menos três vezes por dia após as refeições e usar o fio dental.

Se for indicado pelo dentista, faça uso de algum tipo de enxaguante bucal. Não esqueça também de escovar a língua com a escova de dentes ou fazendo uso do raspador lingual.

Fazer visitas regulares ao dentista também é essencial para evitar qualquer consequência da erosão por conta das frutas cítricas. Desse modo, o profissional consegue conter os desgastes antes de se tornar algo grave.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.