Linhas de expressão: como um dentista pode ajudar no tratamento?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Você sabia que linhas de expressão e rugas podem ser tratadas com dentistas?

Com o passar dos anos, é normal que apareçam linhas de expressão e rugas no rosto. Isso acontece principalmente por conta da falta de renovação das células faciais.

Entretanto, existem várias maneiras de cuidar das linhas de expressão. São diversos procedimentos estéticos recomendados, como a aplicação de Botox, além de cremes e outros cuidados.

Linhas de expressão são marcas que ficam no rosto devido à movimentação repetitiva dos músculos faciais, gerando problemas na elasticidade e plasticidade da pele.

Os tipos mais conhecidos de problemas faciais são os chamados “bigode chinês” e o “pé de galinha”. Além das famosas e temidas rugas.

Neste artigo, falaremos mais sobre quando elas começam a aparecer e como evitar que apareçam. Também sobre como corrigir o problema e qual o papel do dentista na prevenção e tratamento das linhas de expressão.

A Partir de Qual Idade as Linhas de Expressão Podem se Manifestar?

Quanto mais velha a pessoa fica, mais aparentes as linhas de expressão se tornam.

Em tempos atrás, os problemas dermatológicos começavam a aparecer dos 30 anos em diante. Mas atualmente eles começam a surgir desde os 20 anos de idade – tanto em homens quanto em mulheres.

O motivo principal pelo qual houve essa redução na idade é o estilo de vida adotado pelas pessoas.

Hábitos alimentares, tempo de exposição ao sol, e até mesmo o alto nível de poluição das cidades, estão incluídos na lista de causas.

Porém, uma vez que com o passar dos anos a reprodução de células diminui, não podemos culpar apenas fatores externos. A menor produção de colágeno e elastina comprometem a elasticidade e plasticidade da pele.

Assim, conforme vão surgindo esses problemas que incomodam a estética, a busca por procedimentos que alteram e reduzem esses efeitos passam a crescer.

Existe uma Maneira de Identificar os Primeiros Sinais da Pele? Como Prevenir?

Procure prestar atenção em seu rosto para ver se sua pele começou a apresentar linhas de expressão, e assim consiga tratá-las.

A pele começa a dar indícios do seu envelhecimento a partir dos 30 anos de idade, em média. Porém, dependendo da genética da pessoa, pode aparecer desde 25 anos.

Para começar a tratar dos problemas antes mesmo que eles surjam, é recomendado o uso de cremes hidratantes e de protetor solar.

Produtos que tenham retinol como base são recomendados. Afinal, eles deixam a pele mais fina e estimulam a produção de colágeno.

Também são recomendados os cuidados durante a rotina. Como beber no mínimo oito copos de água por dia e ter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, frutas e nutrientes.

Existe também a possibilidade de realizar tratamentos como o peeling, mas este deve ser analisado com um dermatologista para checar se há necessidade do procedimento.

Entretanto, com os anos passando, os produtos terão que ser substituídos por outros mais fortes e adequados para o tipo de pele do paciente. O que também deve ser indicado por um profissional!

Influência do Dentista no Procedimento

O seu dentista pode te ajudar no combate contra as linhas de expressão.

Quando se fala em problemas na pele, a primeira solução na qual pensamos é marcar uma consulta com o dermatologista.

Mas você sabia que dentistas também são recomendados para obter um resultado estético?

Uma vez que os dentes tem influência sobre o funcionamento do corpo humano e do rosto, os profissionais da área da odontologia estudam sobre a saúde bucal e o funcionamento dos músculos.

Portanto, eles também estão capacitados para realizar procedimentos estéticos na região do rosto.

Por conta da sua especialização, o dentista consegue chegar a uma analise mais precisa do rosto tendo em base a saúde e a estética como fatores determinantes.

O tratamento estético feito por dentistas não é algo recente ou que tenha o foco apenas nos dentes. Afinal, esses procedimentos servem para possibilitar um maior ajuste no rosto do paciente.

Por isso, se você está procurando por um profissional para realizar procedimentos de rejuvenescimento, o cirurgião-dentista especializado em Dentística, pode te ajudar!

Problemas Bucais Interferem na Existência de Problemas na Pele?

Problemas bucais podem interferir positiva e negativamente na aparição problemas na pele

Não é algo muito comentado dentro da medicina, mas alguns problemas bucais podem intervir na aparição de problemas na pele, assim como existe a possibilidade de piorá-los também.

Por exemplo, quando os dentes de uma pessoa que possuía periodontite avançada caem, isso faz com que os músculos faciais trabalhem mais, possibilitando o surgimento de rugas dinâmicas.

Desta maneira, é aconselhado que seja sempre feito um acompanhamento com dentistas para manter uma boa saúde bucal quando forem notados possíveis problemas na pele.

O Quê Devo Fazer Quando as Linhas de Expressão Ficam Aparentes?

Cuidar da pele é sempre essencial para evitar problemas na pele

É comum que a partir dos 35 anos de idade tanto as linhas de expressão quanto as rugas se tornem mais aparentes e mais visíveis.

A primeira coisa que pode ser feita é buscar produtos chamados anti-idade. Eles ajudam a pele na renovação das células faciais e na produção de colágeno e elastina, que são fatores cruciais.

Existem os produtos com base de ácido hialurônico que estão ganhando os holofotes na área dos cremes anti-idade. Além do ramnose, um açúcar vegetal que fortalece a pele e reduz sinais do envelhecimento.

No entanto, caso o resultado obtido com estes produtos ainda não seja satisfatório, existe também a possibilidade de aplicar a toxina botulínica – também conhecida como Botox.

Ano após ano, mais homens e mulheres tem optado pelo Botox. Ele é o procedimento mais seguro em tratamentos estéticos não-cirúrgicos. Além disso, tem alto índice de resultado quando aplicado em uma medida certa.

E, como mencionado antes, dentistas podem fazer a aplicação da toxina botulínica. Isso por conta do amplo conhecimento que possuem sobre o rosto e também sobre os músculos faciais.

Fora o Botox, existem também outras possibilidades de tratamentos que ajudam a obter uma estética mais agradável. Confira na lista abaixo:

Como Funciona o Botox?

O botox é uma das alternativas mais procuradas para reverter o processo de envelhecimento

O Botox é aplicado sob os músculos faciais. Ele tem o intuito de relaxá-los e bloquear seus impulsos nervosos. De tal forma, isso faz com que os músculos não consigam mais realizar a contração, relaxando as rugas.

Após a aplicação do produto, ele começa a agir sobre a pele. Em um período de dois a sete dias os efeitos começam a aparecer. Um complemento pode ser feito em um tempo médio de três a seis meses após a primeira aplicação.

O efeito dura entre quatro e seis meses. Quando esse tempo passar, pode ser feita uma reaplicação do Botox, tendo em vista que dar continuidade ao tratamento ao longo dos anos aumenta a sua duração.

Logo após a aplicação é aconselhável evitar uma grande exposição ao sol. Uma vez que ele é um dos responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Contudo, caso opte pelo tratamento com o Botox para se livrar das linhas de expressão, lembre-se de conversar com um cirurgião dentista que irá analisar o quadro e fazer a aplicação do produto.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.