Colágeno é estimulado com procedimentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira os benefícios do colágeno para a área odontológica

É normal querer ficar com a aparência jovem, e o responsável por isso é o colágeno. Mas, além da estética, ele também influencia no nosso fortalecimento bucal.

Começamos a perder o colágeno por volta dos 30 anos. E, como ele é responsável pelo rejuvenescimento e fortalecimento das articulações, precisamos ficar atentos e equilibrar a presença dele no corpo.

O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso próprio corpo. Como vimos, ela fortalece nossos músculos e articulações, inclusive presentes em nosso rosto e boca.

Como perdemos essa proteína, alguns profissionais recomendam uma alimentação balanceada e o consumo de suplementos de colágeno hidrolisado.

Vantagens do colágeno

  • Saúde dos dentes;
  • Saúde hormonal;
  • Hidratação;
  • Fortalece as articulações;
  • Resistência dos músculos;

Procedimentos odontológicos

Alguns dos procedimentos que usam o colágeno na odontologia são:

  • Regeneração óssea:
  • Reparação tecidual guiada;
  • Implantodontia.

Um dos procedimentos que induzem a produção da proteína é:

  • Harmonização facial: é um conjunto de procedimentos feitos sem intervenção cirúrgica. O objetivo está no próprio nome: obter uma harmonia na face. É possível mudar o formato do rosto, do queixo, do nariz e da bochecha, entre outros processos.

Sem o colágeno posso ter problemas bucais?

Sim! A proteína fortalece nossas articulações e ossos. Por isso, quando passamos a produzir menos quantidade, nós podemos apresentar os seguintes problemas:

  • Osteoporose: é uma doença que atinge os ossos, consistindo na diminuição de sua densidade; e
  • Alterações na articulação: problemas com a movimentação da mandíbula.

Alimentação saudável

Na hora da alimentação também é preciso ter uma dieta regulada. Isso porque a proteína é encontrada em alimentos da nossa rotina. Alguns alimentos que são fonte de colágenos são:

  • Carnes vermelhas e brancas;
  • Ovos;
  • Frutas cítricas;
  • Aveia;
  • Castanhas e amêndoas;
  • Soja; e
  • Vegetais

Além disso, não esqueça!  Se mantenha hidratado sempre que puder. Dica: leve uma garrafinha de água na sua bolsa sempre.

Cuidados bucais

Ter uma atenção minuciosa com a higiene oral é essencial para manter a saúde bucal e evitar os problemas bucais causados pela falta de colágeno. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir e ter uma vida saudável.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir.

Mas, lembre: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Use escovas de cerdas macias ou escovas elétricas. Além disso, use cremes dentais branqueadores.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Mas, fique atento: é importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Com uma saúde bucal em dia, você se previne e garante um sorriso perfeito! Faça visitas regulares ao dentista para checar se está tudo certo e tire todas as dúvidas sobre o colágeno!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.