Hipoplasia do esmalte enfraquece estruturas do dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Sem cuidados, a hipoplasia leva a perda do dente

A boca é uma porta de entrada para bactérias e vírus. Justamente por essa razão, devemos ter cuidado com a nossa higiene. Apesar de não ser causada por fatores externos, a hipoplasia do esmalte é uma das doenças que podem atingir nossa saúde bucal.

Assim como outras patologias que podem se desenvolver nos dentes e na cavidade oral, a hipoplasia do esmalte pode ser evitada com uma escovação adequada e uso do fio dental.

A hipoplasia do esmalte é uma doença que não permite a formação completa do esmalte do dente. O esmalte é a estrutura dura, a barreira que protege nossos dentes. Com essa barreira enfraquecida, estamos sujeitos à muitas doenças e a perda do dente.

Pessoas com hipoplasia dentária podem viver normalmente, mas devem tomar cuidados redobrados com a saúde bucal. A higienização deve ser exemplar e suas idas ao dentista mais frequentes.

Também pode ser necessário fazer alguns tratamentos ao longo do tempo. É importante lembrar que os dentes ficarão frágeis para sempre.

Sintomas da hipoplasia dentária

A hipoplasia nos dentes pode aparecer ainda na primeira infância, nos primeiros dentes de leite. Por isso, você deve se manter atento aos sinais desde cedo. Os principais sintomas da hipoplasia do esmalte são:

  • Dificuldade ou atraso na fala;
  • Manchas brancas ou acastanhadas no dente (ou dentes);
  • Aparecimento de outras doenças, como a cárie.

Qual a causa e como evitar a hipoplasia

Infelizmente, os dentistas não descobriram qual a causa da hipoplasia dental. No entanto, há diversos fatores comprovados que podem levar a doença. Esses fatores são:

  • Cáries na primeira infância;
  • Traumas nos dentes na infância;
  • Excesso de flúor;
  • Falta de vitaminas na infância.

Portanto, a melhor forma de evitar a hipoplasia nos dentes é mantendo a saúde bucal do bebê e das crianças em dia.

Se você já tem hipoplasia nos dentes, a melhor forma de evitar que o problema se agrave é com uma higiene bucal exemplar.

Não se esqueça de visitar o dentista com mais frequência, para tratamentos preventivos e manutenção.

Tratamentos para hipoplasia do esmalte

Os tratamentos dependem do grau da doença. Se você tem hipoplasia em três dentes, pode ser que cada um receba um tratamento específico.

Por isso, é importante que todos os tratamentos sejam feitos com um profissional da área. Não aposte em tratamentos caseiros sem o aval do seu dentista.

Essa lista contém os três tratamentos mais comuns contra a hipoplasia:

  • Uso de cremes dentais especiais: seu dentista pode recomendar um creme dental que ajuda no fortalecimento do seu esmalte. É um tratamento simples, caseiro e eficaz.
  • Branqueamento dentário: como a doença aparece também em forma de manchas, o clareamento é necessário.
    Enchimento dentário: a falta de um esmalte forte pode causar buracos nos dentes. O enchimento aparece como uma forma de recuperar esses buracos sem retirar o dente.
  • Implantodontia: a hipoplasia pode evoluir para a perda do dente. Nesse caso, é necessário a retirada do dente doente e implantar uma prótese.

Apesar da hipoplasia em crianças ser mais comum, a hipoplasia do esmalte pode aparecer também em adultos. Se você tem algum sintoma, procure seu dentista!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.