Benefícios da vitamina D para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A vitamina é a única produzida pelo nosso próprio corpo

A vitamina D tem influência direta na fisiologia óssea. Ela afeta diretamente a formação e resistência dos ossos dos indivíduos.

Por meio de pesquisas e estudos, essa importância da vitamina D já é bastante conhecida. Mas você sabia que ela também é extremamente relevante para nossa saúde bucal?

A vitamina D auxilia no processo de absorção do cálcio pelo nosso corpo, o que é fundamental para um bom desenvolvimento dos ossos e a mineralização dos dentes. Fora isso, a vitamina D ajuda na prevenção de doenças como a obesidade e a diabetes.

Relação da vitamina D com a saúde bucal

A deficiência de vitamina D e de cálcio na dieta pode trazer inúmeras complicações ao indivíduo. A principal é o risco da pessoa desenvolver osteoporose. Trata-se de uma doença que reduz a densidade e qualidade dos ossos.

Com isso, crescem as chances do desenvolvimento de periodontites em diversos graus de agressividade, o que pode ocasionar até mesmo perdas dentais.

Outro grande problema da ausência da vitamina na odontologia é a falta de osteointegração no caso de implantes dentários.

Isso significa que, na ausência da quantidade necessária de vitamina D no corpo, o paciente submetido a um implante dentário tem prejuízo na integração do osso com a superfície do implante.

Por isso é muito importante que os pacientes que apresentam deficiência de vitamina D façam controle periódico com um especialista em periodontia, para evitar problemas mais sérios.

Vitamina D e o tratamento ortodôntico

A utilização do aparelho ortodôntico faz com que os dentes se movam. Dessa maneira, outras estruturas como ossos, ligamentos e gengivas também passam por transições.

O aparelho funciona da seguinte maneira: aplica-se uma força no dente. A partir disso, é gerada uma reação inflamatória, que causa pequenas áreas de reabsorção óssea e outras de neoformação.

Essa é a única maneira do dente sair de uma posição para outra.

O tratamento se torna mais rápido a partir do momento em que existem condições fisiológicas adequadas para que a movimentação dental aconteça de forma saudável.

Portanto, é indispensável que a saúde óssea do indivíduo esteja em dia.

Onde posso encontrar essa vitamina?

Essa vitamina é a única que o nosso próprio corpo é capaz de sintetizar através da exposição à luz solar.

Mas, se você for daqueles que não possui muito contato com o sol,  existem diversos alimentos que podem trazer esse nutriente para o seu organismo. Vamos listar os principais deles:

  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Salmão cozido
  • Ostras cruas
  • Arenque fresco
  • Leite ninho fortificado
  • Ovo cozido
  • Fígado de galinha
  • Sardinha enlatada

Quando os níveis de vitamina D estão muito baixos, o indivíduo pode realizar o uso de suplementos em cápsulas ou gotas, que devem ser utilizados conforme orientação profissional.

Agora que você já sabe os inúmeros benefícios da vitamina D, trate de tomar mais sol e realizar uma dieta balanceada, com a presença de diversos alimentos que possuem esse nutriente.

O contato com a vitamina D traz uma série de benefícios para a nossa saúde em geral.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.