Tecido ósseo sustenta e movimenta elementos bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o tecido ósseo se relaciona com a odontologia

Os ossos, assim como em outras partes do corpo, são essenciais para a sustentação e movimentação dos elementos bucais. Mas, você sabia que o responsável por tudo isso é o tecido ósseo?

Devemos cuidar e preservar o tecido ósseo, afinal, ele também te relação direta com a nossa saúde bucal. Neste artigo, vamos conhecer todos os detalhes desse tecido e sua importância na odontologia.

O tecido ósseo é um tecido que é conjuntivo e rígido. Ele tem diversas funções dentro da cavidade bucal, como sustentar e movimentar elementos bucais.

Tipos de tecidos ósseos

O tecido pode ser formado por três células diferentes. Assim, os tipos de tecido ósseo são:

  • Osteócitos: têm pouca atividade sintética;
  • Osteoclastos: responsável pela pela absorção da matriz óssea; e
  • Osteoblastos: responsável por produzir a matriz óssea.

Agora que conhecemos mais sobre o tecido ósseo, podemos estabelecer algumas diferenças em relação ao cemento, que é um tecido mineralizado. O cemento não tem vasos sanguíneos e linfáticos, já o ósseo tem.

Além disso, enquanto o ósseo tem inervação e entra em remodelação- reabsorção- fisiológica, o conjuntivo não tem.

Quais são as funções do tecido ósseo?

O tecido conjuntivo tem uma importância significativa na cavidade bucal. Algumas das principais funções são:

  • Sustentação dos dentes;
  • Fixar a raiz do dente ao osso;
  • Suporte para estruturas moles;
  • Movimentação; e
  • Proteção;

Assim, vemos que esse tecido é essencial para ter uma vida saudável. Cuidar e prestar atenção em qualquer alteração é essencial. Mas, será que podemos ter alterações no tecido? A resposta é sim e vamos descobrir agora.

Posso ter perda óssea?

Sim! Já falamos aqui sobre a perda óssea, mas sempre é bom relembrar. Ela significa que o nosso organismo está perdendo o tecido conjuntivo alveolar. Ele é o responsável por sustentar os dentes.

Ela pode ser causada pela velhice e pela má higienização bucal. Além disso, ela traz prejuízos para a saúde bucal, como perda dentária e perda da estética.

Por isso, é sempre bom visitar um profissional para pedir dicas e ver se está tudo certo com o seu tecido ósseo.

Cuidados bucais

Você sabia que a melhor forma de evitar alterações no tecido conjuntivo ósseo é cuidar da higiene oral?

Pois é, ter cuidados especiais com a higiene oral é ideal para manter a saúde bucal. Isso porque você evita a manifestação de problemas futuros.

Cuidar dos elementos bucais é essencial. Por isso, separamos algumas dicas para você seguir de como manter a saúde bucal perfeita.

É importante escovar os dentes 30 minutos depois das refeições e antes de ir dormir. Mas, não esqueça: tenha uma movimentação suave e circular em torno de todos os dentes da boca.

Use escovas de cerdas macias ou escovas elétricas. Além disso, pergunte para o seu dentista de confiança se o uso de cremes dentais branqueadores será preciso.

Escove a língua também! Isso porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Mas, fique atento: é importante não fazer uma escovação agressiva.

Use o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal diariamente.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes.

Ainda, não esqueça de se manter hidratado sempre que puder. Por isso, leve uma garrafa de água na sua bolsa todos os dias.

Com uma saúde bucal em dia, você se previne e garante um sorriso perfeito! Faça visitas regulares ao dentista para checar se está tudo certo com o seu tecido ósseo.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.