Esmalte ectópico prejudica a saúde e longevidade dental

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda quais são as causas e possíveis tratamentos para o problema no esmalte

O esmalte é um dos componentes de nossos dentes, sendo a parte mais resistente deles. Entretanto, ele pode se tornar um grande incômodo quando o esmalte ectópico é formado.

Apesar de parecer um tanto quanto estranho, o esmalte ectópico é uma das anomalias de forma dental mais recorrentes nos consultórios odontológicos.

Esmalte ectópico ocorre quando o esmalte dentário começa a se desenvolver em áreas indesejadas de nossa cavidade oral, como por exemplo a região gengival.

No decorrer deste artigo você irá ficar por dentro de tudo sobre essa anomalia.

Mas antes de qualquer coisa, que tal falarmos um pouco sobre o esmalte dentário e a sua importância para a saúde oral?

Esmalte Dentário

O esmalte se apresenta como a parte mais externa de nossos dentes. O material mineralizado é considerado um dos tecidos mais fortes do corpo humano, sendo responsável pela aparência do órgão dentário.

Além disso, o esmalte também possui algumas características funcionais bastante relevantes.

Entre elas, podemos citar:

  • Proteção do dente;
  • Impede a formação da cárie;
  • Impede a sensibilidade dos dentes;
  • Proteção contra as mudanças bruscas de temperaturas;
  • Protege contra o desgaste do dente;
  • Proteção contra bactérias;
  • Proteção contra a erosão dental;
  • Dar coloração ao dentes;
  • Dá força e resistência ao dente.

Assim, as consequências do desgaste do esmalte dentário implicam em maior vulnerabilidade da estrutura e tendência a hipersensibilidade dentária.

O Esmalte Ectópico

Como já dissemos, ectopias do esmalte são uma das formas de distúrbios de desenvolvimento mais comuns.

A principal manifestação da anomalia ocorre por meio do surgimento de pérolas de esmalte.

Elas costumam atingir principalmente os dentes molares superiores. Geralmente, se apresentam como uma excrescência em formato de meia esfera.

Como o próprio nome já diz, ela geralmente é constituída de esmalte, sendo que em casos de menor incidência pode ser formada por tecido dentário e até pulpar.

Complicações do Esmalte Ectópico

Como em qualquer doença bucal ou extra-bucal, é essencial identificar a presença dessa anomalia dentária de forma o quanto antes possível.

Entretanto, em alguns casos isso acaba sendo um pouco difícil, já que por se localizar muito próximo a região gengival, o problema pode ser confundido com um grande cálculo dentário.

Estudos apontam que se o esmalte excessivo não for tratado com rapidez, pode ocasionar destruição grave do tecido ósseo e mole da região.

Além disso, é possível que surjam bolsas periodontais na região afetada, comprometendo a saúde e longevidade dos dentes do paciente.

Uma vez detectada, a pérola do esmalte precisa ser removida cirurgicamente o mais rápido possível. O dentista pode utilizar brocas para remover o excesso, que após o procedimento não aparecerá novamente.

Apesar disso, é recomendado que o paciente realize radiografias regulares para verificar se este ou outro tipo de problema não estão afetando outros dentes.

Assim, caso você note uma inflamação crônica, sangramentos ou desconforto, apesar de bons hábitos de higiene, contate o seu dentista imediatamente. Pode ser sinal de esmalte ectópico ao alguma outra anomalia oral.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.