Sabe qual é a parte mais dura do corpo? Descubra aqui!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como cuidar da parte mais dura do corpo

Desvendar os mistérios do corpo humano é sempre desafiador. Você, por exemplo, sabe qual a parte mais dura do corpo? Será que ela está dentro da nossa boca?

Pode parecer até uma pergunta simples, mas com certeza você está imaginando se a sua resposta realmente está correta. Mas, afinal, qual é a parte mais dura do corpo?

A parte mais dura do corpo é aquela altamente mineralizada. Com essas características, podemos afirmar que o esmalte dos nossos dentes é a parte mais dura do nosso corpo!

O esmalte é um dos formadores do dente. Ele é a camada externa e dura do dente.

E o dente?

Muitas pessoas acreditam que o dente é a parte mais dura do corpo. No entanto, essa informação é incorreta.

Na verdade, como já vimos, é o esmalte dos dentes que ganha essa batalha. Isso porque o esmalte dentário é formado por 97% de minerais. Essa composição garante a sua resistência e rigidez!

O esmalte tem alguma função?

Com certeza! Além de ser considerado a parte mais dura do corpo, o esmalte dental apresenta importantes funções. Entre elas, estão:

  • Proteção do dente;
  • Impede a formação da cárie;
  • Impede a sensibilidade dos dentes;
  • Proteção contra as mudanças bruscas de temperaturas;
  • Protege contra o desgaste do dente;
  • Proteção contra bactérias;
  • Proteção contra a erosão dental;
  • Dar coloração ao dentes; e
  • Dá força e resistência ao dente;

Desgaste do Esmalte

Mesmo sendo a parte mais dura, o esmalte dentário pode sofrer algumas alterações. O desgaste é um exemplo dessas mudanças.

O desgaste do esmalte dentário pode acontecer com desequilíbrios nos hábitos de vida de uma pessoa. Da mesma forma, pode seu causado pela a ação do tempo.

A causa mais comum para o desgaste é ação do ácido na boca. Ele corrói a camada do dente, o que deixa o elemento dental pronto para ataques. Isso é chamado de erosão ácida.

A desmineralização do esmalte também pode acontecer por causa do uso de escovas de cerdas duras. Assim como o uso de força brusca na hora de escovar os dentes.

Pessoas que apresentam desgaste são mais suscetíveis a desenvolverem cárie. Assim, também é provável que os dentes acabem ficando amarelados e com rachaduras.

Ainda, eles podem ficar finos e transparentes. A sensibilidade também é uma consequência do desgaste.

Preserve a parte mais dura do corpo!

A melhor forma de driblar o desgaste e manter o esmalte quase intacto é a prevenção. Por isso, fique sempre atento a ter uma higiene oral cuidadosa e completa.

A escovação dos dentes depois das refeições e antes de dormir é essencial para sustentar a saúde bucal.

Opte por escovas com cerdas macias e faça a escovação com cuidado. Além disso,o uso dos cremes dentais com flúor é ideal.

O uso do fio dental é outra etapa importante. Passe ele em volta de todos os dentes.

Os enxaguantes bucais podem completar a limpeza atenta da cavidade bucal.

Na hora da alimentação, tente evitar o consumo de comidas muito ácidas. Bem como o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e outras bebidas ácidas, que deve ser limitado.

Dica: tome bastante água. Para isso, carregue sempre uma garrafa de água na sua mochila.

E não esqueça: faça visitas regulares ao seu dentista de confiança para que a parte mais dura do corpo se mantenha saudável e forte!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.