Conheça o Dente de Turner, suas causas e tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A doença pode deixar os dentes fracos e mais suscetíveis ao desenvolvimento de problemas bucais

A síndrome do dente de Turner se destaca no meio odontológico, sendo uma das anormalidades cromossômicas mais comuns.

Entretanto, ao contrário de outras patologias que costumam afetar diversos dentes, o Dente de Turner geralmente acomete apenas um.

O Dente de Turner ocorre quando um dente permanente sofre hipoplasia do esmalte. Na maioria das vezes, ela é causada por uma infecção ou inflamação periapical do dente de leite que ocupava aquele espaço anteriormente.

O que é hipoplasia do esmalte?

A hipoplasia do esmalte é uma doença que não permite a formação completa do esmalte do dente. O esmalte é a estrutura dura, a barreira que protege nossos dentes de muitas doenças.

Logo, quando essa barreira enfraquecida, estamos sujeitos a muitas doenças e a perda do dente.

Pessoas com hipoplasia dentária podem viver normalmente, mas devem tomar cuidados redobrados com a saúde bucal. A higienização deve ser exemplar e suas idas ao dentista mais frequentes.

Também pode ser necessário fazer alguns tratamentos ao longo do tempo. É importante lembrar que os dentes ficarão frágeis para sempre.

Existem alguns sintomas que podem indicar a hipoplasia do esmalte, como manchas brancas ou acastanhadas no dente e o aparecimento de outras doenças, como a cárie.

Por que Dente de Turner?

Henry Turner foi o primeiro a observar a alteração do esmalte dentário em dentes permanentes inferiores.

Assim, ele relacionou essa hipoplasia a um processo inflamatório severo nos dentes decíduos predecessores, e ela ficou conhecida como hipoplasia de Turner ou dente de Turner.

Uma vez que ocorre infecção, devido à presença de cárie  no dente decíduo e o sucessor permanente está em formação, a infecção bacteriana pode envolver o tecido periapical. Assim, a camada ameloblástica da dentição permanente é alterada, o que resulta em uma coroa dentária hipoplásica.

Os principais dentes atingidos são os incisivos permanentes superiores e os pré-molares superiores e inferiores. Clinicamente, a síndrome de Turner apresentam dimensão reduzida.

O defeito no esmalte pode variar, proporcionando ranhuras imperceptíveis, manchas esbranquiçadas até uma coloração amarela com irregularidades na coroa do dente. Isso também pode causar alta sensibilidade dentinária.

Dente de Turner tem tratamento?

Os tratamentos dependem do grau da doença. Por isso, é importante que todos eles sejam feitos com um profissional da área. Logo, não aposte em tratamentos caseiros sem que haja acompanhamento de seu dentista de confiança.

Aqui iremos listar as principais maneiras de combater ou tratar essa alteração do esmalte dentário:

  • Uso de cremes dentais especiais: seu dentista pode recomendar um creme dental que ajuda no fortalecimento do seu esmalte. É um tratamento simples, caseiro e eficaz.
  • Branqueamento dentário: como a doença aparece também em forma de manchas, o clareamento é necessário.
  • Enchimento dentário: a falta de um esmalte forte pode causar buracos nos dentes. O enchimento aparece como uma forma de recuperar esses buracos sem retirar o dente.
  • Implantodontia: a hipoplasia pode evoluir para a perda do dente. Assim, é necessário a retirada do dente doente e implantar uma prótese.

Lembre-se, caso você possua dente de Turner o melhor tratamento é uma higiene bucal exemplar. Assim você evita outros problemas provenientes dessa doença, além de manter uma boa saúde bucal.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.