Cárie de esmalte é a fase inicial desse problema bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Se não tratada, a cárie de esmalte pode trazer complicações irreversíveis

A cárie dental é o principal inimigo dos dentes. Ela é provocada principalmente pela má higiene bucal, e tem quatro estágios principais, a cárie incipiente, cárie de esmalte, cárie de dentina e infecção pulpar, conhecida como abscesso.

Inicialmente, na fase da cárie incipiente, aparecem algumas manchas brancas pouco visíveis.  É durante a cárie de esmalte que a anormalidade começa a ficar mais evidente no dente.

A cárie de esmalte é um dos estágios que ocorre quando os ácidos formados pela placa bacteriana atacam e corroem o esmalte do dente.  Assim, começam a aparecer lesões e cavidades no esmalte dental.

Pequenas manchas pretas também começam a surgir. Normalmente, nessa fase, a pessoa costuma não sentir dores, uma vez que o esmalte não possui terminações nervosas.

A importância de detectar a cárie de esmalte o quanto antes

Como dito antes, a cárie de esmalte não causa dor, mas mesmo assim pode ser identificada facilmente.

Começam a aparecer manchas pretas bastante aparentes e cavidades ou lesões que podem ser identificados quando passamos a língua no dente.

É fundamental detectar a cárie dental quando ela está nesse estágio. Isso porque nessa fase a cárie pode ser tratada sem que seja necessário realizar um tratamento mais agressivo.

Depois de atravessar o esmalte, a cárie chega a dentina. A dentina possui terminações nervosas, e isso faz com que o dente desenvolva uma alta sensibilidade, principalmente ao calor e ao frio.

O único tratamento aqui se dá pela remoção da parte careada do dente. Posteriormente é realizada uma restauração.

Em seguida, caso a cárie não seja tratada, ela atingirá a polpa do dente, causando uma infecção. Isso pode causar um abscesso (bolsa de pus),ocasionando dor intensa.

O processo de inflamação é irreversível, necessitando agora de um tratamento endodôntico (de canal) para para que o dente possa ser salvo.

Busque ajuda em casos de cárie

Uma pessoa pode não perceber o crescimento da cárie em sua boca, por isso, o recomendado é realizar consultas de rotina com o seu dentista.

Assim, você pode averiguar se está tudo certo com seus dentes, além de realizar a limpeza de rotina. Fundamental para a prevenção das cáries.

Como é feito o tratamento da cárie de esmalte

O momento ideal para tratar esse problema bucal é durante a fase da cárie de esmalte, antes de se iniciar o processo de dor. O procedimento pode ser realizado, principalmente, através de duas técnicas:

  1. Utilizar uma cureta, que é uma espécie de pequena colher. Realiza-se uma raspagem, e a cárie é retirada em fragmentos. Este procedimento não causa dor e não necessita de anestesia;
  2. Usar um gel que as vai amolecer e destruir a cárie. Este procedimento é feito a adultos e crianças mais sensíveis.

Agora você conhece os principais estágios da cárie.

É fundamental entender que a cárie de esmalte deve ser tratada o quanto antes para que não evolua. O tratamento da cárie na sua fase prematura é mais barato, e  mantém a força original do dente.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.