Gengiva sangrando indica problemas na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Veja os cuidados com a gengiva sangrando

Sensação e gosto de sangue na boca é desconfortável para todos. Quando o sangue vem da gengiva, isso indica uma alteração negativa na saúde bucal. É essencial ficar atento a todas as mudanças na boca, principalmente a gengiva sangrando.

A gengiva auxilia na fonética, marcação e harmonização do sorriso e ainda na proteção e sustentação dos dentes. Gengivas saudáveis apresentam cor rosa, são resistentes e bastante firmes. Já a gengiva sangrando apresenta uma cor avermelhada, crescimento de tecidos e sensação de que está mais liso, além do inchaço.

A gengiva sangrando é uma inflamação do tecido epitelial. Apesar de parecer uma pequena mudança, pode indicar a presença de doenças mais perigosas, como as periodontais (gengivite, periodontite e periodontite crônica).

É essencial prestar atenção na gengiva sangrando espontaneamente. É importante buscar ajuda do dentista de confiança logo quando a gengiva estiver com sangramento leve para os tratamentos serem eficaz.

Causas do sangramento na gengiva

Alterações na gengiva costumam passar batido por muita gente. Elas ignoram os sintomas e não fazem nenhum tipo de tratamento para conter o sangue.

Muitas não percebem o que gera o sangramento na gengiva. Por isso, selecionamos as principais causas dessa mudança. Entre elas, estão:

  • Distúrbios hemorrágicos;
  • Agressividade na hora da escovação;
  • Alterações hormonais;
  • Gravidez;
  • Dentaduras não fixadas;
  • Mau uso do fio dental;
  • Infecção; e
  • Deficiência de vitamina K.

Principais tratamentos para a gengiva sangrando

Os tratamentos são variados, já que a gengiva inchada e sangrando pode ter várias causas, e quem irá determinar qual o melhor será o dentista.

Eles incluem o uso de antibióticos, anti-inflamatórios, adição de vitaminas na alimentação e limpeza dos dentes, que pode incluir a remoção de placas bacterianas e tártaros.

O dentista também pode prescrever enxaguantes bucais e cremes dentais determinados para uma melhora no sangramento.

Como preservar as gengivas?

A melhor opção para contornar o problema de sangramento na gengiva é a prevenção. Ou seja, é essencial o cuidado com a saúde bucal.

É necessária a atenção para o uso da escova de dentes sem movimentos muito bruscos e agressivos para não machucar a gengiva e não causar lesões mais severas.

A escovação deve acontecer todas as vezes depois das refeições, incluindo as horas depois do despertar e antes de dormir. Escovas com cerdas macias são recomendadas pelos dentistas.

É importante também o uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia, sendo aconselhável o uso o máximo de vezes possíveis.

Cremes dentais e enxaguantes bucais também são mecanismos para evitar que o paciente sofra com as gengivas sangrando. Eles devem ser usados de 2 a 3 vezes ao dia, e a prescrição irá variar dependendo do grau de sangramento do paciente.

Também é importante evitar o uso de cigarros, já que eles causam a proliferação de bactérias. A alimentação balanceada rica em vitamina K deve ser priorizada, com alimentos como espinafre, manjericão, rúcula e ameixas secas.

E as visitas regulares ao dentista são essenciais para que o profissional realize limpezas e faça recomendações para a higiene bucal do paciente. E qualquer mudança na boca deve ser comunicada, inclusive a gengiva sangrando.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.