Melhor enxaguante para gengivite? Descubra aqui!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba quais são os sintomas da gengivite e o melhor enxaguante bucal para tratar a doença

A gengivite é uma doença que atinge cerca de 90% da população mundial. Um dos métodos mais utilizados para tratar o problema é, além da limpeza realizada no consultório, o uso do melhor enxaguante bucal para gengivite.

Uma vez que a doença pode evoluir para estágios mais graves, como a periodontite, seu tratamento é de extrema importância. Por isso, caso identifique um quadro de gengivite, é preciso procurar um dentista imediatamente. Apenas o profissional pode indicar o melhor enxaguante para gengivite para auxiliar no tratamento.

É preciso saber que o melhor enxaguante para gengivite é aquele capaz de reverter o quadro de inflamação nas gengivas. Normalmente os enxaguantes bucais feitos para o cuidado gengival também não possuem álcool em sua formulação e possuem propriedades antibacterianas que auxiliam na cura da inflamação das gengivas.

Como Saber se Estou com Gengivite?

A gengivite é uma doença periodontal silenciosa, porém perigosa. Isso porque, caso negligenciada, como já dissemos, ela pode evoluir para níveis muito mais graves.

Sendo assim, os estágios da gengivite incluem:

  1. Gengivite: estágio inicial da inflamação gengival causada pela placa bacteriana formada à margem da gengiva e decorrente da má higienização bucal;
  2. Periodontite: segundo estágio da doença periodontal, nível onde a inflamação atinge os ossos e as fibras de sustentação dos dentes, danificando-os;
  3. Periodontite avançada: estágio final da inflamação, caracterizado pela destruição das fibras e ossos de sustentação dos dentes, causando mobilidade ou até perda do elemento dental.

Desse modo, um dos sintomas mais comuns da gengivite é o sangramento durante a escovação ou ao comer um alimento duro.

Porém, por não causar dor, muitas vezes seus sintomas são ignorados e, para muitos, o sangramento não passa de algo normal em sua rotina, desconhecendo que possa se tratar de uma doença.

Uma das formas de identificar a presença da doença no ambiente oral, além do sangramento, é observar a aparência da gengiva. Uma gengiva saudável é rosada e tem uma textura levemente áspera, similar à casca de laranja.

Assim, quando a gengiva está afeta pela inflamação gengival, sua aparência torna-se avermelhada e sua textura mais lisa. Outros sintomas que indicam a presença da inflamação incluem:

  • Mau hálito constante;
  • Gosto ruim na boca;
  • Sensibilidade gengival;
  • Inchaço gengival.

Se qualquer um dos sintomas relatos forem observados, um dentista deve ser procurado imediatamente, a fim de tratar a doença antes que avance.

Quais Enxaguantes Bucais Mais Indicados Para Gengivite?

Quando o dentista diagnostica a doença periodontal, o primeiro passo do tratamento é a limpeza dental realizada no consultório odontológico.

Essa limpeza serve para remover a placa bacteriana e o cálculo dental, causadores da inflamação.

Em seguida, para manutenção do tratamento, o profissional indicará o uso do melhor enxaguante bucal para gengivite, específico para o cuidado gengival.

Por se tratar de um produto com alto teor de componentes antibacterianos, seu uso deve ser receitado e utilizado após aprovação do dentista.

A seguir, confira os produtos mais conhecidos e indicados pelos dentistas no tratamento da gengivite:

  • Colgate PerioGard: enxaguante bucal à base de Gluconato de Clorexidina. Elimina os germes que causam a gengivite e auxilia na redução da placa bacterina e do mau hálito;
  • Perioxidin Solução Bucal: enxaguante anti-inflamatório bucal também à base de Clorexidina. Não possui álcool e é utilizado para combater e prevenir infecções gengivais;

Vale lembrar que apenas o dentista sabe qual o melhor enxaguante para gengivite indicado para o seu caso. Por isso, antes de comprar, consulte seu dentista.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.