Periodontite juvenil afeta a saúde bucal de jovens

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a periodontite juvenil se manifesta na cavidade bucal

A periodontite é uma infecção que afeta a gengiva e pode atingir também o osso maxilar. Apesar de sua gravidade, é bastante comum e tem algumas variações, como a periodontite juvenil.

Ela é parecida com a periodontite tradicional, mas tem características específicas. Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a periodontite juvenil.

Periodontite juvenil é uma alteração bucal que compromete todos os os tecidos de suporte ao redor do dente. Ossos e ligamentos periodontais são os mais afetados. Essa alteração se manifesta em jovens de 11 a 13 anos.

Em alguns casos, se manifesta na puberdade e até nos 30 anos.

Essa periodontite pode causar a queda e perda de dentes por conta da fragilidade óssea desenvolvida, e as consequências vão desde a destruição da estrutura bucal até a agressividade na estética dental.

Desse modo, a causa mais comum dessa alteração bucal é a genética.

Conheça Todos os Tipos de Periodontite

Além da periodontite em jovens, encontramos mais 4 tipos de periodontite. Eles são:

  • Crônica: é a forma mais recorrente de periodontite. Ela é, geralmente, consequência de uma gengivite em estado grave e que não recebeu tratamento adequado. É muito comum em adultos;
  • Agressiva: é o tipo mais raro dessa alteração bucal. A sua evolução é rápida e brusca. É mais comum entre adolescentes e jovens adultos. Normalmente, causa a manifestação de bolsas periodontais. Além disso, o suporte de maneira vertical é o componente mais afetado;
  • Ulcerativa necrosante: ela é um dos tipos dessa alteração bucal mais graves e perigosas. Ossos e ligamentos periodontais são os mais afetados; e
  • Apical aguda: ela é a alteração que mais afeta o osso alveolar.

A periodontite em adolescentes e jovens é dividida em:

  • Localizada: acontece mais entre jovens de 11 a 13 anos. Normalmente, os dentes incisivos e os primeiros molares são os mais afetados. A gengiva e a placa bacteriana ficam com a aparência saudável. Além disso, a perda óssea fica em forma de arco ao redor dos dentes que foram lesionados; e
  • Generalizada: acontece mais entre jovens que estão passando pela puberdade e adultos com 30 anos. Normalmente, todos os dentes são afetados. Há a presença de placa bacteriana, mas em pouca quantidade. Além disso, a perda óssea fica em forma angular ao redor dos dentes que foram lesionados.

Quais são os sintomas da periodontite nos jovens?

É importante lembrar que a periodontite presente em adolescentes e jovens não apresenta os mesmos sintomas do que a periodontite tradicional.

Enquanto a tradicional é marcada pela inflamação gengival, a juvenil não apresenta essa característica.

Além disso, a tradicional também apresenta forte presença da placa bacteriana e de tártaro. Já a juvenil tem como característica a manifestação de placa bacteriana e tártaro aparentemente saudáveis.

A melhor forma de evitar qualquer alteração bucal como a periodontite é a prevenção. É importante lembrar de manter uma saúde bucal impecável.

Escovar os dentes e usar o fio dental são hábitos essenciais. A escovação depois das refeições, depois de acordar e antes de dormir também são recomendadas.

Evitar alimentos e bebidas com muito açúcar e evitar fumar são outras orientações. E por fim, a periodontite juvenil pode ser combatida com visitas regulares ao dentista.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.