A periodontite crônica, seus sintomas e tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Existem cinco tipos de periodontite crônica, que são divididos de acordo com a quantidade de dentes afetados

Perder os dentes é uma ideia que desagrada qualquer um. Porém, algumas doenças da saúde bucal, em casos extremos, podem levar a isso. Um exemplo delas é a periodontite crônica, problema comum que pode ser evitado com hábitos simples.

Existe um conjunto de tecidos envolvendo nossos dentes. Esse conjunto recebe o nome de periodonto. Quando o periodonto inflama ou incha, se desenvolve a periodontite. Ela pode se manifestar em forma de periodontite crônica, periodontite agressiva, periodontite juvenil, entre outros.

Periodontite crônica é a forma mais recorrente de periodontite. Ela é, geralmente, consequência de uma gengivite em estado grave e que não recebeu tratamento adequado. Assim, as bactérias causadoras da gengivite atingem também os tecidos e os ossos da boca.

A periodontite crônica é extremamente comum em adultos, mas também afeta pessoas de outras idades, inclusive crianças no período de primeira dentição. Diferente da periodontite agressiva, a periodontite crônica evolui de maneira lenta e progressiva.

Uma das principais características desta patologia é o aparecimento da bolsa periodontal, que é um espaço que se cria entre a gengiva e o dente. Além disso, ocorre a degradação, podendo a levar a perda, do osso alveolar.

O osso alveolar é o tecido ósseo responsável por proteger e manter os dentes firmes. Em casos mais graves, a perda do osso alveolar pode levar à queda dos dentes.

Essa doença periodontal ainda é agravada por algumas doenças: pessoas que possuem diabetes ou HIV sofrem mais com seus sintomas e consequências.

Do mesmo modo, pessoas que possuam o hábito de fumar também estão mais aptas ao desenvolvimento da doença com maior severidade.

Tipos de periodontite crônica

Os tipos de periodontite crônica são divididos de acordo com a quantidade de dentes e de milímetros do periodonto afetados pela doença:

  • A periodontite crônica localizada afeta até 30% da arcada dentária;
  • A periodontite crônica generalizada afeta mais de 30% da arcada dentária;
  • A periodontite crônica leve ocasiona a perda de 1 ou 2 milímetros do periodonto;
  • A periodontite crônica moderada ocasiona a perda de 3 ou 4 milímetros do periodonto;
  • A periodontite crônica severa ocasiona a perda de 5 ou mais milímetros do periodonto.

Sintomas de periodontite crônica

Os sintomas mais comuns são:

  • Sangramentos;
  • Formação de pus;
  • Aumento da mobilidade da arcada dentária;
  • Retração da gengiva.

Tratamentos de periodontite crônica

A periodontite não tem cura. Entretanto, existem opções de tratamento periodontal que visam diminuir e conter a inflamação, além de impedir o avanço da doença.

Entre eles estão a raspagem, limpeza e o alisamento radicular dos dentes. Essas medidas visam a remoção da placa bacteriana acumulada que propiciou o desenvolvimento da infecção.

Se o paciente possui alguma prótese ou restauração mal adaptada que propicie o acúmulo de bactérias, essas também podem ser removidas. No caso da periodontite crônica, não são necessários tratamentos cirúrgicos.

A melhor maneira de evitar essa doença periodontal é manter uma boa higiene bucal, incluindo uma escovação bem feita dos dentes, o uso de fio dental e enxaguante bucal.

Essas medidas têm objetivo de impedir o acúmulo de bactérias na boca e, assim, o desenvolvimento da periodontite crônica.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.