Tudo sobre a raspagem e alisamento radicular

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Procedimentos são necessários para tratar de doenças periodontais avançadas

A placa bacteriana, os ácidos e alguns alimentos contribuem para o desenvolvimento da doença periodontal. Quando ela se encontra em um estágio mais avançado, somente a escovação e o fio dental não são suficientes, é necessário recorrer a raspagem e alisamento radicular.

A doença pode se apresentar de duas formas: a crônica e a agressiva. O processo de inflamação se incia pela gengivite, e caso não seja tratado corretamente, pode evoluir para a periodontite. Isso faz muitos pacientes procurarem pelos procedimentos de raspagem e alisamento radicular.

A raspagem e alisamento radicular são procedimentos não-cirúrgicos no qual o periodontista remove a placa bacteriana abaixo da margem gengival. As superfícies das raízes dos dentes são limpas e aplainadas com instrumentos especiais.

É importante remover a placa e o cálculo das bolsas porque além das toxinas bacterianas que irritam a gengiva, a placa e a superfície rugosa do cálculo torna mais fácil a adesão de novas bactérias.

Mas vamos tratar dos procedimentos um pouco mais detalhadamente.

Detalhes da raspagem

A raspagem subgengival inicia-se com um exame bucal completo. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que remove a placa bacteriana por meio de vibrações.

Este aparelho remove o tártaro, a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e abaixo da linha da gengiva. Por fim, o dentista pode usar um instrumento manual para retirar resíduos que tenham ficado na superfície dos dentes ou abaixo da linha gengival.

A remoção mecânica dos cálculos pode ser feita através de instrumentos manuais, como as curetas e o raspadores, ou através de instrumentos ultrassônicos, como o ultrassom odontológico.

Detalhes do alisamento radicular

O alisamento radicular é uma cuidadosa raspagem da raiz do dente, que tem como objetivo reduzir a inflamação.

O dentista faz a raspagem para alisar as áreas onde existem irregularidades. Essa técnica é usada para impedir o crescimento da placa bacteriana, que pode facilitar o acúmulo de novos resíduos.

O procedimento é doloroso?

O tecido gengival acaba sendo um área de extrema sensibilidade.

Como a gengivite causa a inflamação da área afetada, em alguns casos, há a necessidade de aplicação de anestesia local. Dessa forma o paciente não sentirá nenhum incomodo.

Caso os dentes fiquem sensíveis após a raspagem periodontal, o profissional pode recomendar a utilização de creme dental dessensibilizante.

Quadros em que a situação gengival é muito alarmante, pode haver a necessidade da realização de um procedimento operatório.

Não é à toa que os dentistas alertam sobre a importância dos cuidados logo no início para que ela não passe da margem da gengiva.

A cirurgia tem como principal objetivo expor as superfícies das raízes dos dentes para proporcionar uma melhor raspagem subgengival. Após o procedimento, a gengiva é suturada para que ocorra a cicatrização.

É importante ressaltar que a doença periodontal não possui uma cura definitiva, e os tratamentos descritos possuem a função de controle sobre a anomalia.

Portanto, se você não deseja passar pela raspagem e alisamento radicular com frequência, o melhor é buscar informação com seu dentista. Ele explicará o uso correto do fio dental e da escovação para evitar o desenvolvimento futuro de bactérias e a formação do tártaro.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.