Saiba como escovar os dentes com aparelho em 4 passos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Escovar os dentes é essencial para a manutenção da saúde oral

Os aparelhos ortodônticos são ótimas opções para correção de dentes desalinhados. Contudo, muitas pessoas se perguntam como escovar os dentes com aparelho.

É muito importante aprender como escovar os dentes com aparelho, uma vez que o aparato pode acabar facilitando o acúmulo de bactérias nocivas na cavidade oral.

Como escovar os dentes com aparelho é dúvida para todos aqueles que dão início aos tratamentos ortodônticos. Afinal, o instrumento requer cuidados especiais.

Confira, abaixo, um passo a passo para aprender a escovar os dentes com aparelho ortodôntico.

Como escovar os dentes com aparelho?

Escova para aparelho facilita higienização

1 – Escolha a escova correta

O primeiro passo para escovar os dentes com aparelho é escolher a escova de dentes mais adequada. Nesses casos, a opção mais indicada é a escova ortodôntica.

A escova para aparelho conta com um formato diferente das tradicionais. Ela possui uma canaleta central adaptada aos braquetes que auxilia na higiene.

Além disso, o formato em “V” de suas cerdas possibilita uma limpeza mais completa das áreas laterais dos dentes e do aparelho ortodôntico. Outra opção é o uso de escovas interdentais.

Esse tipo de escova é eficaz na limpeza entre os braquetes do aparelho. Desse modo, a escova interdental deve ser utilizada de cabeça inclinada, de modo com que as cerdas caibam entre os metais do aparelho.

Escolhida a escova dental mais adequada, é hora de retirar qualquer parte removível do aparelho ortodôntico. Isso inclui elásticos, por exemplo.

2 – Escove os dentes

Uma boa maneira de garantir a saúde bucal durante a escovação é começar limpando o aparelho. Para isso, use a escova para esfregar em ângulo de 45 graus, focando em limpar a área ao redor dos arames.

Escove a parte superior do arame. Posteriormente, foque na parte inferior. Depois de limpar o aparelho, chega o momento de escovar os dentes de fato.

Ainda em um ângulo de 45 graus, passe a escova pelos elementos da arcada dentária em movimentos circulares e constantes.

Ainda, outras dicas são extremamente úteis na hora de escovar os dentes usando aparelho ortodôntico:

  • Escove cada dente individualmente;
  • Não se esqueça de limpar as superfícies internas dos dentes;
  • Utilize pouco creme dental. Isso porque uma pequena quantidade possibilita uma maior fricção entre o dente e a escova, potencializando a limpeza.

3 – Use fio dental

Usar fio dental é para crucial da limpeza oral de quem faz tratamentos ortodônticos. É importante ressaltar que os fios dentais com cera são os mais indicados para o uso.

Eles apresentam menos riscos de danos às peças metálicas do aparelho. Dessa maneira, para utilizar o fio dental, siga os seguintes passos:

  • Com cuidado, passe o fio dental por trás do fio metálico;
  • Pressione o fio dental para que ele fique entre os dentes;
  • Faça movimentos para cima e para baixo com o fio dental;
  • Retire o fio puxando por uma das pontas;
  • Repita o processo em todos os espaços entre os dentes.

Passe o fio dental após cada refeição. O uso de um passa fio pode ajudar no procedimento.

4 – Use enxaguante bucal

Fazer bochecho com enxaguante bucal por 30 segundos é uma boa maneira de finalizar a escovação. Você pode utilizar enxaguantes antissépticos ou a base de fluoreto.

Agora que você já aprendeu como escovar os dentes com aparelho, não esqueça de manter a sua saúde bucal sempre em dia! Além disso, realize consultar regulares com o dentista.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.