Dia do radiologista: quando é comemorada a profissão?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba mais sobre o dia do radiologista, data comemorativa em homenagem aos médicos e técnicos da área

Comemorar é sempre bom, não é mesmo? E você sabia que assim como existe o dia do dentista, existe também o dia do radiologista?

O profissional dessa área é muito importante no processo de diagnóstico e também de tratamento de eventuais problemas presentes na boca. Mas você sabe qual é o dia do radiologista?

Dia do radiologista é uma data comemorada no dia 8 de novembro que prestigia os profissionais que atuam na área da radiologia.

Ficou curioso sobre? Confere aqui com a gente qual é a origem dessa homenagem e a importância dessa área.

Por Que o Dia do Radiologista é Comemorado?

Existe um nome a ser mencionado antes de podermos entender o dia do técnico em radiologia.

Esse nome é Wilhehm Conrad Roentgen, físico alemão que no dia 8 de novembro de 1895 começou a fazer experiências no laboratório que geraram uma das descobertas mais impactantes para a medicina atual.

Entretanto, foi no dia 22 de dezembro do mesmo ano que o físico começou a utilizar da radiação para tirar fotos de ossos.

Dessa forma, o experimento começou sendo feito com a mão de sua esposa Anna Bertha Ludwig, e deu o nome de Raio X ao que, até então, era apenas resultado de pesquisa.

Todavia, a primeiro momento, Roentgen não sabia qual era de fato a serventia dessa imagem, e por isso ele deu esse nome de “X”. Por se tratar de algo que até então não era conhecido, indeterminado mesmo.

E no ano de 1903, após otimizada a pesquisa, o físico recebeu ainda o Prêmio Nobel de Física pela criação do Raio X.

Contudo, a radiologia não é apenas feita para analisar a estrutura óssea, existem também outras formas.

Você sabe quais são? Confira abaixo:

Existe também a radiologia forense, que é utilizada principalmente na área criminal para solucionar crimes, e também a radiologia industrial, que foge um pouco à radiologia médica que conhecemos.

Essa última é utilizada para identificar a condição interna que os materiais possuem, como as soldas por exemplo.

Podemos afirmar que o intuito dela é justamente diminuir e reduzir os riscos de acidentes nos ambientes de trabalho das indústrias.

Pode Ser Elencado um Possível Objetivo Comum a Todas as Áreas?

Em todas as áreas existe uma premissa básica que é o denominador comum para a radiologia: quanto maior for a qualificação, melhor é a qualidade.

Mas o que quer dizer essa frase? Bem, para isso existem duas respostas que se complementam: a primeira é que nessa área são sempre buscadas fotos com a maior resolução e nitidez possível.

Mas em contraponto, também é necessário que o profissional que vai fazer a análise dessa imagem seja qualificado. Sendo assim, busca-se sempre uma boa qualificação do profissional somado à qualidade da imagem em si.

A segunda resposta, entretanto, é justamente a busca por uma maior rapidez e eficácia, principalmente na concepção de diagnósticos.

Quem Instituiu o Dia do Radiologista?

Partiu dos próprios profissionais da área a decisão de definir que o dia 8 de novembro como a data comemorativa para a profissão.

A ideia é justamente a de homenagear o dia em que o cientista começou os estudos a respeito dessa tecnologia tão importante e utilizada a partir do século XX.

Sendo assim, a data não se fecha apenas à prestigiar os profissionais formados em medicina que se especializaram na área. O dia também presta homenagem aos que são formados no técnico em radiologia.

Afinal, Qual é a Importância da Profissão?

Essa é uma área que começou a se tornar uma prática essencial na medicina, sendo capaz de gerar diagnósticos mais seguros e rápidos sobre qual é a situação de um paciente que chega na ala de emergência de um hospital.

Juntamente com isso, esse exame é a porta de entrada para diagnósticos mais direcionados e precisos para que o paciente seja submetido ao tratamento certo e com a supervisão do médico responsável por aquela área.

Sendo assim, é por meio do primeiro diagnóstico do raio X que pode ser analisada a presença de toda anomalia, quaisquer patologias ou então doenças que se encontram no corpo.

Entretanto, a função mais conhecida na radiologia é a traumatologia, que serve basicamente para analisar possíveis fraturas ósseas e então ajudar a tratar esses quadros.

Sendo assim, a profissão é de extrema importância na medicina por ser um papel na hora de diagnosticar e poder estimar o impacto das mais variadas fraturas ósseas, lesões nos músculos, tumores e doenças neurológicas.

Além disso, essa especialização mudou o cenário de reconhecimento de eventuais doenças, que antes eram feitas apenas por meio de cirurgias exploratórias, um procedimento médico considerado muito invasivo.

E Para a Odontologia?

A implementação da radiologia na área da saúde bucal foi de suma importância tendo em vista que é por meio desse exame que procedimentos como implantes dentários podem ser feitos de forma mais tranquila.

As radiografias na odontologia permitem que seja feita uma análise da face do paciente, bem como a arcada dentária, a situação na qual o osso se encontra.

E tudo isso conta com uma vantagem incrível: é feita em uma tomada só e não é necessário colocar o filme dentro da boca do paciente.

Por meio da imagem gerada podem ser analisadas lesões, maior quantidade de dentes na boca do que o normal (dentes supranumerários), dentes oclusos ou que não nasceram e também fraturas ósseas.

Entretanto, as fraturas não são analisadas apenas nos dentes, esse exame também possibilita que o dentista analise a situação da mandíbula e do maxilar.

Na implantodontia, área mencionada anteriormente, esse exame é de grande serventia por permitir que não sejam utilizadas próteses para avaliar a condição óssea do paciente e verificar a necessidade de osseointegração.

Mas na ortodontia, entretanto, esse método é muito usado para fazer moldes de gesso, bem como fotos que servirão para planejar melhor o tratamento.

na periodontia, a radiologia serve principalmente para que o dentista possa ver a perda dos ossos do paciente.

Sendo assim, agora que você sabe de tudo isso, não deixe que o dia do radiologista passe batido e parabenize um radiologista pelo importante papel que ele exerce não somente sobre a medicina mas também sobre a odontologia.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!