Técnico em radiologia auxilia o dentista no diagnóstico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O técnico em radiologia está capacitado a realizar diversos exames radiográficos na odontologia

Muitas vezes, durante o exame intraoral, o dentista não consegue identificar distúrbios a olho nu. Por isso, os exames radiográficos são importantes e dão propriedade ao diagnóstico. Para realizá-los, existe o técnico em radiologia.

Neste artigo, você irá conferir tudo o que precisa saber sobre a profissão de técnico em radiologia.

O técnico em radiologia possui formação técnica de nível médio. Sua função é operar e preparar os aparelhos radiográficos e emitir os resultados gerados pelos equipamentos.

Sobre o curso de técnico em radiologia

Esse curso de radiologia tem duração de dois anos. Para se matricular, é necessário ter 18 anos e ensino médio completo.

Ele abrange as áreas de ciências biológicas, exatas e humanas. No entanto, como é destinado à medicina, o aluno aprenderá, principalmente, como funciona a fisiologia e a anatomia humana.

Por meio de aulas práticas, o aluno saberá como os aparelhos radiográficos funcionam.

Mas para que seu uso seja consciente, pois está relacionado com radiação, as instituições oferecem matérias como Legislação Radiológica, Biossegurança e Radioproteção.

Dessa forma, compreenderão a importância de efetuar procedimentos seguros tanto para o paciente quanto para o profissional que manuseia o equipamento.

Ao final do curso, o aluno estará apto para exercer sua profissão em diversos locais:

  • Clínicas radiológicas;
  • Hospitais;
  • Ambulatórios;
  • Laboratórios;
  • Centros de pesquisa;
  • Clínicas de diagnóstico por imagem;
  • Clínicas odontológicas;
  • Indústrias de equipamentos radiológicos.

Além disso, ele poderá preparar os pacientes para exames como:

É importante ressaltar que para se formar, o aluno precisa ter cumprido suas 400 horas de estágio obrigatório.

O curso tem um preço total que fica em torno de 8 mil a 12 reais, dependendo do local. O valor será diluído mensalmente.

Sobre a profissão de técnico de radiologia

O profissional terá alguns cuidados quanto à preparação do ambiente, já que isso envolve a manipulação de soluções químicas e o emprego de contrastes radiológicos, por exemplo.

Assim, é necessário seguir as normas de biossegurança, ou seja, utilizar os equipamentos de radioproteção.

O piso salarial da profissão é de R$ 1.628,78. Mas acrescenta-se o adicional de insalubridade, por conta da da exposição a agentes nocivos à saúde, resultando em R$ 2.280,30.

Para praticá-la, após concluir o técnico, a pessoa deve obter registro profissional através do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de acordo com o estado em que mora.

As especialidades da profissão são:

  • Radiodiagnóstico;
  • Radioterapia;
  • Medicina nuclear;
  • Radiologia industrial.

Outra possibilidade: tecnólogo em radiologia

Outra possibilidade para quem deseja seguir carreira na área é a profissão de tecnólogo em radiologia, que dura 3 anos.

Por essa razão, o curso possibilita que o aluno se aprofunde ainda mais, disponibilizando na grade curricular algumas matérias suplementares.

Ao contrário do curso de técnico de radiologia, que é classificado como nível médio, o tecnólogo sai com capacitação a nível superior, permitindo que ele faça cursos de especialização e de pós-graduação posteriormente.

Na odontologia

Na odontologia, o profissional poderá realizar os seguintes exames:

  • Radiografia interproximal: focado na coroa dentária, tem como objetivo produzir imagens interdentais, isto é, entre os dentes;
  • Radiografia oclusal: obtém imagem dos dentes das duas arcadas dentárias a partir da superfície de mastigação;
  • Radiografia periapical: produz mais detalhes do dente, até mesmo de sua raiz;
  • Radiografia panorâmica: é o método mais tradicional. Ela permite uma visualização completa da cavidade bucal do paciente.

Portanto, o técnico em radiologia auxilia bastante o dentista a aprimorar os diagnósticos, por meio da radiologia odontológica, fornecendo mais precisão.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.