Dia do dentista: descubra quando é comemorado!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça a história desta data especial para os profissionais da odontologia

É sempre bom comemorar uma data importante. E, para toda a festa, estar com o sorriso saudável é essencial. Mas, que tal comemorar também o dia do profissional que mantém o seu sorriso branquinho? Por isso, vem conhecer um pouco mais sobre o dia do dentista!

Os odontologistas cuidam com atenção da nossa saúde bucal. Eles nos ajudam com a autoestima, com a estética e com a funcionalidade dos elementos bucais. Mas, afinal, quando é o dia do dentista?

O dia do dentista é uma marca comemorativa para os profissionais da área. No brasil, ela é comemorada no dia 25 de outubro. Tem como objetivo divulgar a conscientização da importância da higiene oral para a saúde.

História do dia do dentista

Para entender o porquê da escolha do dia 25, precisamos voltar ao ano de 1884.

Mais especificamente, foi em 25 de outubro de 1884 que o Brasil implementou o Decreto de Lei nº 9.311 que determinava a data como o dia nacional do dentista.

Ele instaurou a criação dos primeiros cursos de Odontologia no território nacional. Inclusive, as graduações foram criadas primeiro nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro.

Um tempo depois, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), renomeou a data e oficializou o dia 25 de outubro como o dia do cirurgião-dentista.

Assim, o dia do dentista no Brasil foi escolhido para celebrar a criação dos cursos no país.

Mas, e globalmente? O dia mundial do dentista é comemorado em 3 de outubro.

Isso porque o primeiro curso de graduação odontológica foi criada nessa mesma data no ano de 1840. Isso ocorreu em Baltimore, nos Estados Unidos da América.

Tipos de dentista

Para você saber um pouco mais sobre a área odontológica, fizemos uma lista dos ramos encontrados na odontologia:

  • Clínico geral: o profissional faz cuidados básicos com a higiene oral, como limpezas, restaurações, extração de dentes e a colocação de próteses;
  • Especialista em dentística: o odontologista restabelece a forma e a função do dente a partir de clareamentos e correções estéticas;
  • Cirurgião-dentista especializado em estomatologia: o profissional trata de doenças na cavidade oral, como as DSTs;
  • Endodontista: o profissional foca em doenças na raiz e polpa dos dentes;
  • Implantodontista: profissional que cuida das cirurgias de implantes;
  • Dentista especializado em prótese dentária: quando formado, trabalha com a produção e criação de próteses para substituição de dentes danificados;
  • Ortodontista: o profissional usa aparelhos para correção da posição dos dentes, e também de problemas de crescimento;
  • Periodontista: trabalha com gengiva e ossos da boca;
  • Profissional especialista em traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: foca com o diagnóstico e tratamento de traumas na boca e na face por meio de cirurgias;
  • Odontogeriatra: trabalha com tratamento para idosos;
  • Odontopediatra: trabalha com os tratamentos para crianças;
  • Odontologista em saúde coletiva: o profissional monta e organiza programas de assistência odontológica;
  • Odontologista do trabalho: seu foco são as doenças relacionados ao trabalho;
  • Odontologista legal: profissional especializado na identificação de cadáveres pela arcada dentária. Ele emite laudos técnicos;
  • Radiologista: profissional que fornece diagnóstico de doenças da cavidade bucal ou face através de radiografias.

Assim, você pode mandar aquela mensagem especial para o seu profissional de confiança no dia do dentista!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.