Implantodontia: saiba tudo sobre essa especialidade

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A implantodontia é a terceira especialidade de mais atuação no país

A perda de dentes possui diversos fatores. Alguns estão atrelados a acidentes, outros, à má higienização. E isso pode afetar a vida do paciente com relação à sua saúde e ao seu emocional. Por isso, existe a área de implantodontia.

Os benefícios atingidos pela implantodontia ultrapassam qualquer valor: devolve ao paciente a qualidade do sorriso e aumenta sua autoestima. O avanço da medicina e a popularização da área têm auxiliado na redução dos custos de tratamento.

A implantodontia é uma especialização ortodôntica que consiste em anexar à mandíbula ou ao maxilar um implante que substituirá o dente perdido. Assim, ele funcionará como um suporte e será abotoado por cima, podendo ser fixo ou removível.

Devemos sempre levar em consideração que as despesas dependem da complexidade de cada caso, da quantidade de implantes instalados na cirurgia e da escolha dos materiais utilizados na confecção da prótese.

A instalação de implantes passa pelas seguintes etapas:

  • Consulta para estabelecer o plano de tratamento;
  • Retorno com exames complementares;
  • Moldagens;
  • Instalação do implante;
  • Retorno do pós-operatório.

Os cuidados com o novo dente são os mesmos. Mas ressaltamos que as orientações dos especialistas devem ser seguidas à risca, pois podem ter ponderações especiais para o pós-operatório.

Especialização em implantodontia

Atualmente, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil conta com 14.722 implantodontistas, sendo a terceira especialidade de mais atuação no país.

Se você já é formado em odontologia e deseja seguir para a área de implantodontia, o primeiro passo é pesquisar uma boa especialização. Procure as recomendações dos cursos e indicações.

Existem milhares de formações, que podem ter diferentes seguimentos, como para área científica e para mestrado. Compare e reconheça qual tem mais a ver com o que quer seguir.

Antes de bater o martelo, pesquise para saber se o curso está credenciado no CFO. A duração da especialização em implantodontia tem em média dois anos, com aulas somente em alguns dias da semana.

Depois de estar especializado, faça seu registro no conselho regional e federal. Dessa forma, dará maior credibilidade ao seu trabalho, transmitindo maior confiança aos pacientes.

Quanto mais conhecer a fundo a área, mais capacitação terá.

Saiba quais os principais conhecimentos de implantodontia:

  • identificar problemas nas estruturas ósseas do maxilar e da mandíbula;
  • diagnosticar alterações nas mucosas da boca e nas estruturas dos dentes;
  • conhecer técnicas e procedimentos de laboratórios relacionados aos tipos de prótese;
  • dominar as técnicas cirúrgicas utilizadas para implantes;
  • manutenção dos implantes;
  • fazer enxertos ósseos, gengivais e implantes dentários.

Invista em qualidade técnica e em conhecimento na implantodontia

Como em qualquer profissão, manter-se atualizado sobre técnicas e materiais é importantíssimo porque também deposita maior credibilidade ao trabalho. Ainda mais no âmbito medicinal, onde há constante invenção de medicamentos e procedimentos.

Afinal, a satisfação do paciente é o que mais importa para um dentista. Logo, é necessário investir em materiais de qualidade, que ajudam muito em cirurgias que demandam maior precisão, por exemplo.

Realizar parcerias pode ser um grande diferencial. Ela pode auxiliar nos preços e na atualização dos materiais.

Além disso, encontrar um ótimo laboratório também ajuda a dar credibilidade ao trabalho. Ele precisa ser de qualidade e pontual, para que não comprometa o andamento do processo.

O mercado se renova periodicamente. Possuir scanners intraorais e ter bons equipamentos de radiologia odontológica apresentam uma qualidade única ao tratamento de implantodontia.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.