Implantodontia: saiba tudo sobre essa especialidade

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A implantodontia é a terceira especialidade de mais atuação no país

A perda de dentes possui diversos fatores. Alguns estão atrelados a acidentes, outros, à má higienização. E isso pode afetar a vida do paciente com relação à sua saúde e ao seu emocional. Por isso, existe a área de implantodontia.

Os benefícios atingidos pela implantodontia ultrapassam qualquer valor: devolve ao paciente a qualidade do sorriso e aumenta sua autoestima. O avanço da medicina e a popularização da área têm auxiliado na redução dos custos de tratamento.

A implantodontia é uma especialização ortodôntica que consiste em anexar à mandíbula ou ao maxilar um implante que substituirá o dente perdido. Assim, ele funcionará como um suporte e será abotoado por cima, podendo ser fixo ou removível.

Devemos sempre levar em consideração que as despesas dependem da complexidade de cada caso, da quantidade de implantes instalados na cirurgia e da escolha dos materiais utilizados na confecção da prótese.

A instalação de implantes passa pelas seguintes etapas:

  • Consulta para estabelecer o plano de tratamento;
  • Retorno com exames complementares;
  • Moldagens;
  • Instalação do implante;
  • Retorno do pós-operatório.

Os cuidados com o novo dente são os mesmos. Mas ressaltamos que as orientações dos especialistas devem ser seguidas à risca, pois podem ter ponderações especiais para o pós-operatório.

Especialização em implantodontia

Atualmente, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil conta com 14.722 implantodontistas, sendo a terceira especialidade de mais atuação no país.

Se você já é formado em odontologia e deseja seguir para a área de implantodontia, o primeiro passo é pesquisar uma boa especialização. Procure as recomendações dos cursos e indicações.

Existem milhares de formações, que podem ter diferentes seguimentos, como para área científica e para mestrado. Compare e reconheça qual tem mais a ver com o que quer seguir.

Antes de bater o martelo, pesquise para saber se o curso está credenciado no CFO. A duração da especialização em implantodontia tem em média dois anos, com aulas somente em alguns dias da semana.

Depois de estar especializado, faça seu registro no conselho regional e federal. Dessa forma, dará maior credibilidade ao seu trabalho, transmitindo maior confiança aos pacientes.

Quanto mais conhecer a fundo a área, mais capacitação terá.

Saiba quais os principais conhecimentos de implantodontia:

  • identificar problemas nas estruturas ósseas do maxilar e da mandíbula;
  • diagnosticar alterações nas mucosas da boca e nas estruturas dos dentes;
  • conhecer técnicas e procedimentos de laboratórios relacionados aos tipos de prótese;
  • dominar as técnicas cirúrgicas utilizadas para implantes;
  • manutenção dos implantes;
  • fazer enxertos ósseos, gengivais e implantes dentários.

Invista em qualidade técnica e em conhecimento na implantodontia

Como em qualquer profissão, manter-se atualizado sobre técnicas e materiais é importantíssimo porque também deposita maior credibilidade ao trabalho. Ainda mais no âmbito medicinal, onde há constante invenção de medicamentos e procedimentos.

Afinal, a satisfação do paciente é o que mais importa para um dentista. Logo, é necessário investir em materiais de qualidade, que ajudam muito em cirurgias que demandam maior precisão, por exemplo.

Realizar parcerias pode ser um grande diferencial. Ela pode auxiliar nos preços e na atualização dos materiais.

Além disso, encontrar um ótimo laboratório também ajuda a dar credibilidade ao trabalho. Ele precisa ser de qualidade e pontual, para que não comprometa o andamento do processo.

O mercado se renova periodicamente. Possuir scanners intraorais e ter bons equipamentos de radiologia odontológica apresentam uma qualidade única ao tratamento de implantodontia.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!