Cuidados com o clareamento dental: saiba o que evitar!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira quais são os cuidados com o clareamento dental

Atualmente é muito comum que as pessoas busquem um sorriso branco, e para isso são aplicadas diversas técnicas diferentes. No entanto, é necessário que o paciente tome alguns cuidados com o clareamento dental.

É válido pontuar antes de mais nada que os cuidados com o clareamento dental devem acontecer, independentemente de como o procedimento foi feito. Seja de forma caseira ou no consultório.

Os cuidados com o clareamento dental são necessários para que o paciente possa manter os dentes com aspecto claro, resultado do procedimento. E ainda garantir a durabilidade do clareamento.

Neste artigo nós separamos os principais pontos recomendados pelos especialistas e que o paciente precisa prestar atenção após realizar o clareamento.

Sendo assim, se você deseja saber mais sobre quais cautelas tomar, confira aqui conosco!

Quais os Cuidados Após Clareamento Dental?

Você já sabe que o motivo que faz com que seja necessário ter cautela assim que realizado esse procedimento é para que o resultado obtido se prolongue o máximo possível.

No entanto, quais os cuidados após clareamento dental?

Ao todo, podemos separá-los em uma lista:

  1. Atentar a alimentação, principal ponto que gera dúvidas nos pacientes;
  2. Alterar alguns hábitos de vida, abandonando-os se possível;
  3. Ingestão de líquidos;
  4. Atentar melhor aos cuidados com a saúde bucal;
  5. Realizar manutenção periódica;
  6. Ter o acompanhamento com o profissional, seguindo todas as orientações dadas por ele;
  7. Escovas de dente macias são mais recomendadas.

É válido pontuar que diversas são as razões que podem alterar a coloração dental, e alguns são causas naturais do cotidiano.

De tal forma, é aí que entra a atenção por parte do paciente para modificar e evitar ao máximo. E para ficar mais fácil de entender, separamos uma breve explicação sobre cada um dos pontos.

No entanto, queremos ressaltar desde já que a alimentação terá um espaço maior, por ser o que mais gera dúvidas nos pacientes, e por isso não está junto dos outros pontos.

Hábitos de Vida

Neste ponto, nos referimos justamente ao tabaco, tendo em vista que as toxinas presentes no cigarro podem causar manchas na superfície dos dentes.

Essa alteração na coloração se dá principalmente porque o esmalte dentário absorve os pigmentos e toxinas do tabaco, causando o amarelamento do dente e escurecendo-o.

Por outro lado, alguns especialistas também recomendam que seja evitada a ingestão de bebidas alcoólicas, responsáveis por gerar manchas nos dentes.

No entanto, caso surjam dúvidas quanto ao uso destes produtos, a recomendação é justamente de procurar por um profissional.

Da mesma forma, se o paciente começar a apresentar alterações na coloração do dente, o dentista responsável pelo clareamento dental pode ser procurado.

Ingestão de Líquidos

A recomendação é justamente evitar bebidas que podem manchar os dentes como café, refrigerantes, sucos escuros ou vinho tinto.

No entanto, caso a pessoa não consiga evitar, ela pode realizar a ingestão destes líquidos utilizando um canudo, diminuindo a possibilidade de causar danos ao clareamento.

Saúde Bucal

Manter a higiene bucal em dia é algo extremamente necessário para prolongar o efeito do clareamento dental. No entanto, diferente do que muitos pensam, os dentes não devem ser escovados logo após as refeições.

O ideal é esperar entre 20 e 30 minutos, de maneira a permitir que a saliva neutralize os ácidos produzidos pela placa bacteriana.

Contudo, é necessário tomar cuidado uma vez que passando dos trinta minutos, a placa já estará formada, tornando mais difícil a sua retirada.

Por outro lado, é aconselhado evitar os enxaguantes bucais coloridos e utilizar o creme dental recomendado pelo profissional.

Quanto à escova de dentes, normalmente os profissionais aconselham que sejam utilizadas as que possuem cerdas macias.

Manutenção Periódica

Tendo em vista que em algum momento o branco dos dentes acabará saindo naturalmente, o aconselhado é justamente que sejam feitos retoques.

Para isso, é necessário que o paciente tenha um acompanhamento com o profissional responsável pelo clareamento.

Caso o dentista julgue necessário, pode ser feito um novo clareamento dentário no paciente.

O que Não Pode Comer Depois do Clareamento Dental?

A questão da alimentação é talvez um dos pontos que mais gera preocupação nos pacientes. Sendo assim, a dúvida que surge é sobre o que não pode comer depois do clareamento dental.

E os dois tipos de alimentos que mais são contraindicados para esses casos são alimentos ácidos ou que contém corantes, sejam eles naturais ou não.

Sendo assim, estes são os alimentos que devem ser evitados principalmente:

  • Cenoura;
  • Tomate;
  • Vinho;
  • Suco de uva;
  • Sucos artificiais coloridos;
  • Refrigerante;
  • Açaí;
  • Abóbora;
  • Beterraba;
  • Café;
  • Abacaxi;
  • Laranja;
  • Acerola;
  • Limão;
  • Chá mate, preto ou verde;
  • Chocolate.

Agora, um outro questionamento comum é a respeito de quanto tempo depois do clareamento posso comer. Para isso, no entanto, a recomendação é diferente dependendo do profissional e da técnica utilizada.

Sendo assim, a indicação é questionar o dentista assim que terminado o procedimento.

Se Eu Não Me Atentar, o Processo Precisa Ser Refeito?

Em casos onde o paciente não toma os devidos cuidados após clareamento dental, é comum que a coloração branca não fique por muito tempo.

De tal forma, os dentes podem começar a ficar com aspecto amarelado ou então escuros.

E se isso acontecer, a recomendação é que a pessoa procure novamente pelo profissional que realizou o procedimento. Caso seja necessário, o dentista pode refazer o clareamento.

No entanto, é válido pontuar que isso depende do estado em que os dentes do paciente se encontram, bem como a ausência de problemas como cárie.

Um Cuidado Para as Mulheres Recomendado Por Especialistas

As recomendações pós clareamento dental não são apenas referentes à alimentação, e podem ser adotadas por homens e mulheres.

No entanto, um ponto que pode causar problemas quando o procedimento foi feito há pouco tempo é o uso de batons escuros e vermelhos.

Sendo assim, a recomendação é que este tipo de produto seja evitado, uma vez que ele pode causar manchas nos dentes.

É claro que, para isso acontecer, é necessário que o cosmético entre em contato com os dentes. No entanto, é melhor prevenir do que remediar, certo?

Caso a pessoa opte por utilizá-lo, preste atenção para não deixar que o contato ocorra, e retire o excesso para evitar que o esmalte dentário seja atingido.

Como Funciona o Processo de Clareamento Dental

Por fim, reservamos um espaço para explicar como funciona o processo de clareamento dental.

Antes de mais nada, é válido pontuar que existem duas maneiras de fazer, sendo elas no consultório ou então em casa.

Caso o paciente opte por realizar com o profissional, pode ser feito o clareamento com moldeira ou então o  clareamento a laser.

Independentemente de qual for a maneira de realização do procedimento, a sua ação depende de um agente químico clareador.

Ele entra na estrutura dos dentes, gerando uma reação quando em contato com os pigmentos presentes nos dentes.

De tal forma, ele os quebra em partículas ainda menores, de maneira a deixar os dentes com aspecto mais claro.

Sendo assim, sabendo agora quais são os cuidados com o clareamento dental, você pode ir ao dentista e realizar este procedimento sem problemas.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.